Boletim Informativo da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas Junho/2001 - Nº 115
   

Bomba de Cavalete diminui o consumo de energia para extrair água de poços

Equipamento representa uma nova geração de bombas, permitindo a utilização da energia fotovoltaica para bombeio de poços tubulares em vazões e profundidades antes nunca atingidas

     A energia elétrica no estado americano do Texas além de escassa é extremamente cara, inclusive para os padrões norte-americanos. Os produtores de petróleo locais, em sua grande maioria pequenos produtores rurais, enfrentavam um sério problema, o custo da energia elétrica para bombear seus poços. Só para ter uma idéia, era preciso produzir quatro barris de petróleo por dia, tão somente para pagar o custo da energia. A indústria local então, desenvolveu uma bomba para estes poços, visando basicamente reduzir drasticamente o consumo energético.
     Apesar de muito parecida com os cavalos mecânicos de bombeio de petróleo, (ambas são bombas de deslocamento positivo), esta nova bomba difere das demais pelo seu baixíssimo consumo de energia. O princípio é muito simples. A bomba coloca em equilíbrio o peso da coluna de líquidos com os contrapesos no lado oposto de um balancim, um braço acionado por um pequeno motor elétrico faz o sistema funcionar. Com isto praticamente toda a energia é utilizada nas perdas de carga eliminando o peso da coluna de petróleo ou água.

     Em 1994 a Sidermetal trouxe esta tecnologia para o Brasil, e gradativamente foi nacionalizando o equipamento.A redução na potência dos motores é fantástica em bombeamento de águas de poços ou mesmo cacimbas. O consumo de energia é tão pequeno que possibilita a utilização de pequenos motores (0,5hp) acionados por energia solar. A Fundação Nacional de Saúde, órgão do Ministério da Saúde, vem se utilizando desse equipamento desde 1997 para o bombeamento de água em aldeias indígenas, pois não existe rede elétrica. De todos os sistemas testados a Bomba de Cavalete (nome que foi rebatizada no Brasil) é o que apresentou melhores resultados. Não só na economia de módulos fotovoltaicos (energia solar), mas fundamentalmente porque toda a parte elétrica do sistema fica fora do poço, facilitando enormemente qualquer eventual manutenção elétrica.
     
Desta forma é possível bombear grandes volumes de água, pois toda a energia é utilizada para a perda de carga. O conjunto moto-redutor produz movimento de rotação, transmitindo ao braço da biela movimentos alternados, fazendo subir e descer o balancim. Este por sua vez está ligado ao varilhame de acionamento da bomba volumétrica, colocada abaixo do nível dinâmico do poço.
     A Bomba de Cavalete é totalmente regulável mecanicamente, ou seja, pode-se alterar níveis de profundidade de bombeio e vazão, de acordo com a demanda requerida sem alterar a potência do motor. Os recursos de regulagem são vários como a distância da cabeça do cavalete ao ponto neutro, o comprimento do raio de volteio do braço de regulagem da biela e, a distância dos contrapesos ao ponto neutro.      Quanto mais afastada a cabeça do cavalete do ponto neutro do balancim, maior será o curso do pistão e conseqüentemente a vazão, para isso devemos então compensar no oposto do balancim também afastamento dos contrapesos em relação ao ponto neutro.
     O equilíbrio do sistema é conferido pelo amperímetro na base do conjunto moto-redutor, que tende a estabilizar nos cursos ascendentes e descendentes quando o sistema está em equilíbrio, formando um conjunto harmônico e absolutamente balanceado. Na cabeça do cavalete é fixado o eixo prolongado que aciona o cilindro de bombeio.

As vazões acima são aproximadas, vazões efetivas dependendo do índice de irradiaçãode Kwh/m² potência dos painéis e array completo

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

     Construída em aço, soldada eletricamente pelo sistema "MIG", a Bomba é um monobloco rígido indeformável de alta resistência mecânica.      Os rolamentos sob mancais são todos com blindagem dupla e possuem canal de lubrificação. As superfícies metálicas recebem tratamento duplo anti-ferrugem e o acabamento em esmalte sintético industrial.
     O conjunto de cilindro e pistão aspirante/premente colocado abaixo do nível dinâmico é acionado pelo movimento do cavalete através de eixos prolongados de fibra carbono de alta resistência a tração e baixo coeficiente de alongamento, provido de conexões tipo pin/box. O cilindro de bombeio é uma peça tubular de aço encamisado com latão e o pistão em bronze com válvula intermediária e retenção de esfera. A robustez da estrutura, a simplicidade na mecânica e a tecnologia na transmissão e motorização fazem da Bomba de Cavalete um equipamento ideal para bombeio de poços em projetos onde são previstos energia fotovoltaica.

    Portanto, a Bomba de Cavalete representa uma nova geração de bombas para poços tubulares. Visando basicamente reduzir o consumo de energia, o equipamento tem como principais características, robustez, simplicidade e tecnologia. A alta eficiência do sistema permite utilizar energia fotovoltaica para bombeio de poços tubulares em vazões e profundidades antes nunca atingidas. Apesar de altamente eficientes, os painéis solares ainda são uma tecnologia dispendiosa para os padrões brasileiros. Entretanto, a Bomba de Cavalete vem viabilizando projetos dessa natureza tendo em vista a grande economia de painéis fotovoltaicos para bombeio de água em poços.
     Com essa nova tecnologia o bombeio de poços com energia fotovoltaica passou a ter uma porção economicamente viável , não só nos volumes de água bombeado, mas principalmente no custo final de implantação do sistema. A Bomba de Cavalete (inclusive painéis e instalação) pode ser financiada junto aos agentes financeiros (bancos), utilizando recursos do BNDES a juros altamente compensatórios através do programa de Finame-Rural.

Rogério Pons da Silva
Sidermetal Ind.Metal.Ltda.
Fone: (51) 470-3432
e-mail: sider.in@zaz.com.br


Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados