Boletim Informativo da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas Agosto/2001 - Nº 117
   


Água, pode cair no vestibular???

O tema água ganha destaque nas redações dos vestibulares de todo o país, mostrando a preocupação da sociedade com a preservação dos recursos hídricos

vestibular é um "vilão" que atormenta todos os estudantes que concluíram o segundo grau e partem para a tão sonhada faculdade. O ritual do vestibular exige muito preparo, estudo e dedicação. Os jovens passam vários meses debruçados sobre livros e mais livros para mais tarde, comprovarem seus conhecimentos num exame de vestibular. O "vilão"que tira noites de sono é um exame que abrange os conteúdos dos três anos do ensino médio. As provas são elaboradas por universidades, faculdades e as questões podem vir na forma de testes ou respostas dissertativas, onde geralmente estão incluídas as redações.
Os temas das redações são abrangentes, o que requer maior informação por parte do vestibulando. As redações representam boa porcentagem da nota total do vestibular. Quando as provas das principais faculdades do país começam, a pergunta é sempre a mesma: o que vai cair no vestibular? Embora o objetivo seja o de justamente surpreender o aluno, alguns temas são sempre previsíveis. Professores dizem que continua a tendência a um exame cada vez mais adaptado ao cotidiano. Isso significa que quem estiver antenado com o que acontece no país e no mundo já sairá na frente.
Algumas das melhores redações no vestibular da Unicamp em 2000, foram sobre as águas superficiais e subterrâneas, leia-se aqüífero Guarani.
Os educadores e entidades ambientais estão felizes com a preocupação dos vestibulandos com os problemas da preservação da água. O tema é comum a todas as provas da Unicamp e essa medida é uma inovação para o vestibular da universidade. Exemplo disso foi o exame do ano passado com o tema "Água, Cultura e Civilização", comum a todas as provas. "Acredito que o tema é resultado do que estamos "sentindo na pele" não só aqui no Brasil, mas no mundo: a escassez da água, proveniente do consumo de grandes áreas de concentração urbana, das indústrias e da agricultura. Geralmente o tema abordado em vestibulares é relativo a acontecimentos atuais porque passa a sociedade. O tema água, hoje, é comentado por todos, seja na mídia, nas discussões específicas (como em Comitês de Bacias) ou na população em geral. Todos sabem que o racionamento de energia elétrica (um bom tema para vestibular esse ano!) é devido ao baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, e que a energia elétrica é produzida pela "força" das águas. No caso da águas subterrâneas existem dois temas que se discutem muito na mídia: a contaminação do freático e o Aqüífero Guarani, que podem ser temas de vestibular. Para se preparar para uma possível abordagem sobre águas subterrâneas é preciso ler, acompanhar os jornais e revistas, navegar na internet e ler o ABAS INFORMA, que por ser mais especializado, também é uma boa fonte de consulta!", destacou Sueli Yoshinaga Pereira, responsável pela disciplina de Hidrogeologia do curso de graduação em Ciências da Terra - Unicamp e pela disciplina de pós-graduação Hidrogeologia: Fundamentos e Aplicação e Gestão do Recurso Hídrico Subterrâneo.
O geólogo, pesquisador e professor Eurico Zimbres acredita que a abordagem do tema água nos vestibulares se dá em toda a sociedade e de uma forma planetária, acontecendo no bojo das questões ambientais. Contudo, quando se trata de água subterrânea, o crescimento é bem menor. "Para mim isto se deve ao fato de que "água subterrânea" é uma coisa difícil de ser entendida pelo leigo e também ao fato de que no ensino formal brasileiro este tema não é abordado. Nossos professores de primeiro e segundo graus têm muita deficiência de conhecimentos geológicos, sem os quais fica difícil entender a ocorrência de água subterrânea. Se consultarmos os livros didáticos de Geografia e de Ciências, constataremos que são pobres nestes conteúdos. Às vezes são recheados de conceitos errados. Já vi desenhos tentando ilustrar a ocorrência de água subterrânea, que mostram que nem o autor do livro entende o que está querendo ensinar", explicou o professor.
A afirmação é sustentada pela análise dos acessos no site do professor, o www.meioambiente.pro.br, onde as páginas mais visitadas são sobre poluição e qualidade da água subterrânea. "Há uma preocupação muito grande com a água que se está consumindo. Como é um assunto mal tratado nos livros didáticos, aconselho a leitura de jornais e boletins especializados. Muita informação pode também ser conseguida na internet, principalmente para os que dominam a língua inglesa. Só devemos estar atentos ao fato de que a Internet tem muita coisa boa, mas também tem muita coisa ruim. Aí deve entrar o juízo do leitor. Para mim os critérios são os seguintes: normalmente são de boa qualidade, as informações veiculadas por profissionais vinculados às Universidades, entidades técnico-científicas, como a ABAS e órgãos do governo. Mesmo nos países desenvolvidos estes critérios se aplicam. Por exemplo: um dos mais informativos sites em língua inglesa é o da Agência Ambiental dos Estados Unidos", finalizou Zimbres.
O curso de geologia no Brasil
A geologia é a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre e suas alterações no tempo. No país, a profissão de geólogo está em pleno desenvolvimento conforme matéria Universidade em Pauta, publicada no mês passado no ABAS INFORMA. O curso possibilita a atuação no mercado de trabalho em engenharia geológica, geologia ambiental, hidrodrogeologia e mineração.
Atualmente a profissão encontra-se em ascensão, principalmente pela política de gerenciamento das águas subterrâneas que obriga as perfuradoras terem o hidrogeólogo em seu quadro de funcionários. No curso tradicional de geologia, a matéria hidrogeologia é obrigatória, porém, também existem escolas com cursos optativos que abordam a disciplina, o que é muito pouco para a formação profissional de um hidrogeólogo (vide última edição).
Para facilitar a pesquisa dos vestibulandos e futuros geólogos e hidrogeólogos, o ABAS INFORMA publica a relação com todas as faculdades e universidades de geologia do Brasil. São 19 instituições de ensino nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Confira a relação:

Cidade

Universidade

Informações

Processo Seletivo

Manaus/AM

UA – Universidade do Amazonas

Av.Gen.Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000

Fones: (92) 644-2894 e 644-5808

Site: www.fua.br

anual com inscrições em outubro, novembro e dezembro. As provas acontecem em dezembro.

Salvador/BA

UFBA – Universidade Federal da Bahia

Rua Augusto Viana, s/n

Fones: (71) 245-2811 e 245-2460

Site: www.ufba.br

anual com inscrições em agosto. O vestibular acontece em dezembro e janeiro.

Fortaleza/CE

UFC – Universidade Federal do Ceará

Avenida da Universidade, 2853

Fones: (85) 288-9519 e 288-9422

Site: www.ufc.br

anual com inscrições em outubro. As provas do vestibular acontecem em novembro e dezembro.

Brasília/DF

UnB – Universidade de Brasília

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Fones: (61) 356-9000 e 356-1800

Site: www.unb.br

semestral com inscrições em março e setembro. As provas do vestibular acontecem em janeiro e junho.

Cuiabá/MT

UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/n

Fones: (65) 615-8000 e 661-5119

Site: www.ufmt.br

anual com inscrições em setembro e outubro. As provas do vestibular acontecem em dezembro.

Belo Horizonte /MG

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Avenida Antônio Carlos, 6627

Fones: (31) 3499-5000 e 3499-4130 Mato Grosso

Site: www.ufmg.br

anual com inscrições em agosto e setembro e outubro. As provas do vestibular acontecem em dezembro e janeiro.

Ouro Preto/MG

Ufop – Universidade Federal de Ouro Preto

Campus do Morro do Cruzeiro, s/n

Fones: (31) 3559-1323 e 3559-1331

Site: www.ufop.br

semestral com inscrições em março e abril e setembro e outubro. As provas do vestibular acontecem em junho e julho e no mês de dezembro.

Belém/PA

UFPa – Universidade Federal do Pará

Avenida Augusto Corrêa, 1

Fones: (91) 211-1504 e 211-1504

Site: www.ufpa.br

anual com inscrições em agosto. As provas acontecem em dezembro.

Curitiba/PR

UFPR – Universidade Federal do Paraná

Rua 15 de Novembro, 1299

Fones: (41) 360-5001 e 360-5002

Site: www.ufpr.br

anual com inscrições em novembro e dezembro. As provas acontecem em janeiro e fevereiro.

Recife/PE

UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

Av.Professor Moraes Rego, 1235

Fones: (81) 3271-8000 e 3271-8108

Site: www.ufpe.br

anual com inscrições em julho e agosto. As provas acontecem em novembro e dezembro.

Rio de Janeiro/RJ

Uerj – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, 524

Fones: (21) 587-7100 e 204-0442

Site: www.uerj.br

anual com inscrições em março e junho. As provas acontecem em maio, agosto e dezembro.

Rio de Janeiro/RJ

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cidade Universitária, s/n

Fones: (21) 290-2112 e 598-1858

Site: www.ufrj.br

anual com inscrições em julho. As provas acontecem em novembro.

Seropédica/RJ

UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Rodovia BR-465, km 7

Fones: (21) 682-1080 e 682-1120

Site: www.ufrrj.br

anual com inscrições em setembro. As provas acontecem em janeiro.

Natal/RN

UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Avenida Senador Saraiva Filho, 3000

Fones: (84) 215-3211 e 215-3131

Site: www.ufrn.br

anual com inscrições em setembro e outubro. A realização do vestibular acontece em dezembro.  

Porto Alegre/RS

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Avenida Paulo Gama, 110

Fones: (510 316-3601 e 316-3973

Site: www.ufrgs.br

anual com inscrições em setembro e outubro. As provas do vestibular acontecem em janeiro.

São Leopoldo/RS

Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Avenida Unisinos, 950

Fones: (51) 590-3333 e 592-1035

Site: www.unisinos.br

semestral com inscrições em junho e dezembro. As provas do vestibular acontecem em janeiro e julho.

Campinas/SP

Unicamp – Universidade Estadual de Campinas

Cid.Universitária Zeferino Vaz, s/n

Fones: (19) 32892422 e 3788-7590

Site: www.unicamp.br

anual com inscrições em setembro. O vestibular acontece em novembro e janeiro.

Rio Claro/SP

Unesp – Universidade Estadual Paulista

Avenida 24 A, 1555 – Bela Vista

Fones: (19) 526-2800 e 526-4111

Site: www.unesp.br

anual com inscrições em setembro e outubro. As provas acontecem em dezembro.

São Paulo/SP

Usp – Universidade de São Paulo

Cid.Universitária Armando de Salles Oliveira, s/n

Fones: (11) 3818-4313 e 3815-5665

Site: www.usp.br

anual com inscrições de junho e setembro. As provas acontecem em janeiro e julho e agosto e dezembro.

Olho: Nossos professores de primeiro e segundo graus têm muita deficiência de conhecimentos geológicos, sem os quais fica difícil entender a ocorrência de água subterrânea


Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados