Boletim Informativo da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas Setembro/2001 - Nº 118

   

Mensagem do Presidente

A atualização de conhecimentos é um requisito imprescindível para o aprimoramento da capacitação técnica. Quanto maior é o nível de conhecimento dos técnicos que atuam numa determinada empresa de perfuração, mais esta empresa se distingui das demais, especialmente na qualidade dos serviços prestados. Sob este ponto de vista é que a ABAS iniciou, em 1979, o Primeiro Encontro de Perfurações de Poços Tubulares, e continua até os atuais dias considerando este tipo de evento como um dos principais para a sua existência.
Pernambuco, historicamente, iniciou os primeiros trabalhos sobre águas subterrâneas e perfurações de poços no Brasil, na década de 60. Muitos dos profissionais daquele tempo, hoje evidentemente mais experientes, continuam atuando na região do nordeste brasileiro. Estes técnicos estarão presentes no XII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, simultâneo a realização do IV Simpósio de Hidrogeologia do Nordeste, os quais ocorrerão no período de 14 a 17 de outubro próximo, na cidade de Recife.

Trata-se de mais uma oportunidade para se discutir assuntos como legislação de águas subterrâneas, gerenciamento de aqüíferos e completação de poços. Estão programados dois cursos, os quais sejam: Operação e manutenção de poços e Problemas com poços - Causas e soluções. Além disto, na feira de exposição, estarão presentes as mais importantes empresas de materiais e equipamentos para a extração de águas subterrâneas.
Não deixe de ir a Recife neste período pois também será uma oportunidade para conhecer a hospitalidade dos pernambucanos.

Ernani Francisco da Rosa Filho

Leia Nesta Edição
Quem Somos Informática nas Águas Subterrâneas
Carta ao Leitor Construção de Poços
Cartas Notícias da Secretaria
Coluna do Aldo Calendário de Eventos
Universidade em Pauta  
Núcleos  
Entrevista  
Acontece no Meio  
Espaço Empresarial  
Recife  
Hidrogeologia Ambiental  
Água & Mineração  
 

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados