Estratigrafia de seqüências


   O geólogo Helio Jorge Portugal Severiano Ribeiro, doutor em estratigrafia de sequências/geologia do petróleo - está lançando o livro Estratigrafia de Seqüências - Fundamentos e Aplicações. "A Estratigrafia de Seqüências provocou uma revolução na geologia sedimentar, mas são raras as publicações em português que tratam do tema. Este livro pretende preencher parte desta lacuna, com uma abordagem conceitualmente ampla, além de aprofundar em áreas específicas, como micropaleontologia, icnologia, petrografia orgânica, depósitos costeiros, marinhos e continentais e jazidas de carvão", garante o autor.

   São 12 capítulos abordando temas interessantes como Evolução do conceito de seqüência, Cicloestratigrafia, Noções do método sísmico e de resolução sísmica, Sismo-estratigrafia, Micropaleontologia e Estratigrafia de Seqüências, Icnologia e Estratigrafia de Seqüências, Aplicação da petrografia orgânica na caracterização dos tratos de sistemas, Estratigrafia de Seqüências nas formações Rio Bonito e Palermo (Bacia do Paraná), entre outros.

   O livro está sendo lançando pela Editora Edunisinos, possui 428 páginas e está sendo vendido por R$19,00.

Mais informações pelo telefone (24) 2773-6565 ou na home page: http://www.lenep.uenf.br/~severian.

  Recife ganha loja de materiais para perfuração


   Inaugurada nesse mês, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife, a Evertools. A loja é especializada em materiais para perfuração a percurssão, com ferramentas e peças a pronta entrega para todo o nordeste. "A loja representa redução de frete e agilidade na pronta entrega em todo o estado", garante o proprietário Everton Teixeira.

   O estabelecimento também dispõe de cabos de aço, fluidos para perfuração, tubos e filtros geomecâmicos.

Informações pelo telefone (81) 3478-4150.

  Tubulações Flexíveis para Poços no Brasil


   A Sampla do Brasil firmou uma parceria com a espanhola Tipsa para lançar no mercado brasileiro as Tubulações Flexíveis para Poços RYLBRUN. O material substitui os tubos edutores com inúmeras vantagens. O produto é fabricado a base de materiais de alta qualidade e resistência, tornando a tubulação ideal para a instalação de bombas submersas em tempo reduzido, com mínimos recursos humanos e deslocamento de maquinarias para a sua instalação.

   "Sabemos que o mercado de águas subterrâneas no Brasil é bastante grande, e dentro deste universo, o nosso objetivo inicial é que os usuários que tem problemas com os tubos convencionais procurem a funcionalidade da RYLBRUN", disse o responsável pela divisão mangueiras, Eng. Moisés Macen."Não pretendemos erradicar os tubos rígidos, pelo contrário, pretendemos ser um complemento para o mercado e se possível trabalharmos em conjunto", finalizou.

  RS: semana interamericana da água


   O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (ABES), com apoio da ABAS Núcleo-RS promoveram de 06 a 12 desse mês, a 8 ª Semana Interamericana da Água e a 1ª Semana Estadual da Água. O evento teve como temática central "Água e Saúde: Gestão Pública para Todos" e objetivou ressaltar a relação entre recursos hídricos e saúde, além da importância de buscar alternativas para a gestão descentralizada e participativa do uso da água.

   Foram palestras, cursos técnicos, mutirões de limpeza de rios e arroios e outras atividades lúdico-educativas desenvolvidas em todas as regiões do Estado. Durante o evento foi assinado um Protocolo de Intenções entre o Governo do Estado, através da Sema, e os municípios de Pelotas, Rio Grande e Turuçu para estudos da viabilidade de implantação da Área de Proteção Ambiental (APA) das lagoas. A programação incluiu ainda, um mutirão de limpeza nas margens da laguna dos Patos, coordenado pelo Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar.
   A ABAS-RS promoveu dentro das comemorações da Semana Interamericana da Água, um debate sobre a legislação que afeta a água subterrânea e os conflitos originados no estado. O Fórum de Debates, foi realizado no dia 08 de outubro, às duas horas da tarde, no auditório da Unisinos.

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados