Faça parte de nossa comunidade. Curta e compartilhe: /ABAS.SEDE

Notícias

Venha conhecer o fundo do poço - de onde vem a água que você bebe?

Este é o tema da exposição gratuita e aberta ao público que faz parte da programação do XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. A iniciativa promove várias atividades artísticas e culturais para conscientização ambiental e do uso da água.

A população da região de Campinas tem a oportunidade de saber a resposta para essa e outras questões importantes sobre a origem da água numa exposição interativa, lúdica e totalmente gratuita que acontece entre os dias 20 e 23 de setembro, no Expo D. Pedro.

A exposição acontece em paralelo ao XIX CABAS – Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, com os mais renomados cientistas e profissionais ligados aos recursos hídricos do país, além de órgãos dos governosmunicipal, estadual e federal, profissionais, técnicos,geólogos e engenheiros. O centro das discussões écomo aumentar a oferta de água no Brasil,propor políticas públicas e outras ações sobre as águas subterrâneas.

Além da exposição, várias atividades abertas ao público mobilizam a cidade. Entre elas, as que fazem parte do trabalho “Proteção das águas, opção pela vida”, promovido pelo do MUMA– Museu de Mineralogia Aitiara, da cidade de Botucatu, parte do Programa Guarani, que divulga a importância das águas subterrâneas do Aquífero Guarani para o Brasil e para o planeta.

Fórum mundial da água, Teatro e atrações culturais

Essa atividade envolve apresentação de teatro onde é “contado e cantado” com muito humor toda a formação geológica do Aquífero Guarani. Ao mesmo tempo, uma exposição científica itinerante acontece num trailer, onde os visitantes podem ver minerais estruturados dentro de rochas (basalto), pegadas de animais que viveram no deserto onde hoje é o aquífero, pegadas de répteis, mamíferos, e outras curiosidades. Para completar, duas oficinas: uma de pintura em terra e de poesia sobre água subterrânea.

“A importância dessas atividades culturais focadas no grande público acontecerem simultaneamente ao congresso é extrapolar o âmbito acadêmico e mercadológico, para ir além, conscientizando e mobilizando toda a sociedade em torno das urgências dos temas que envolvem recursos hídricos subterrâneos no país”,ressalta Cláudio Oliveira, presidente da ABAS– Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, realizadora do evento.

A organização do XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas espera um público de mais de 3 mil pessoas participando das atividades culturais e do próprio congresso. A Fenágua 2016, uma exposição de equipamentos e serviços de extração e perfuração de poços também acontecerá no local, onde estarão presentes asprincipais empresas fabricantes de equipamentos, ferramental e insumos empregados em perfuração de poços, além de consultores e consumidores de serviços do setor.

Programação

O tema central do congresso é “Águas subterrâneas nosso melhor recurso”, e trará assuntos relevantes como Planejamento e gestão das águas; Reservas, recursos e potencialidade das águas subterrâneas;Contaminação das águas subterrâneas;Redução de perdas; Dessalinização; Reuso de água:Aproveitamento de água de rebaixamento de lençol freático/aquíferos, campos de produção de água, províncias hidrogeológicas;Águas subterrâneas em zonas costeiras;Hidrogeologia em terrenos cristalinos;Participação da sociedade e do usuário industrial e comercial na redução do consumo;Remediação de solos e águas subterrâneas,locação, projeto e construção de poços;Monitoramento das águas subterrâneas.

Clique aqui e veja a programação completa.

Apresentações de teatro e oficinas:
Dias 21 e 22 de setembro às 16 horas.
Exposição aberta ao público – Venha conhecer o fundo do poço – de onde vem a água que você bebe? Das 9 às 18h