Faça parte de nossa comunidade. Curta e compartilhe: /ABAS.SEDE

Notícias

Jogo que ensina “caçar água” é a grande novidade da Exposição

Utilizando o recurso da realidade aumentada, os visitantes podem encontrar água no subsolo de uma cidade virtual além de aprender a perfurar corretamente um poço.

Que tal substituir a “caça” aos bichinhos virtuais por algo realmente valioso: a água que você bebe?Essa é a proposta de um jogo inédito que o público de Campinas e região têm a oportunidade de conhecer durante a exposição “Venha conhecer o Fundo do poço – de onde vem a água que você bebe?”, que acontece simultaneamente ao XIX CABAS- Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas e XX Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e Feira Nacional da Água, de 20 a 23 de setembro no Expo D. Pedro.

O jogo utiliza a realidade aumentada, a mesma do Pokémon Go, e a gamification, para encontrar água no subsolo de uma cidade virtual impressa num grande painel e ensina de forma lúdica o que é a perfuração de um poço em todas as suas etapas e desafios.

Inédito e gratuito

A novidade tecnológica é inédita,gratuita e aberta ao público. A exposição já atraiu 25 mil pessoas em Belo Horizonte, durante o congresso realizado em 2014 na capital mineira.

Nos três dias de evento, várias atividades paralelas serão direcionadas ao público leigo, especialmente às crianças. Além da exposição principal, o Programa Guarani fará apresentações de teatro onde a história geológica do Aquífero é “contada e cantada” com muito humor. O trabalho é assinado pelo MUMA – Museu de Mineralogia Aitiara, de Botucatu.

Ao mesmo tempo, uma mostra científica acontece num trailer, onde os visitantes poderão ver minerais estruturados dentro de rochas (basalto), pegadas de animais que viveram do deserto onde hoje é o aquífero, como répteis, mamíferos, entre outras curiosidades. Para completar, serão realizadas duas oficinas – uma de pintura em terra e outra de poesia sobre água subterrânea.

“Nossa proposta é fazer um evento diferente e sustentável do começo ao fim. Com essas atividades direcionadas ao grande público estamos seguindo a real vocação da ABAS, que é conscientizar a sociedade em torno das urgências que envolvem os recursos hídricos subterrâneos no país”,ressalta Cláudio Oliveira, presidente da ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, realizadora do evento.

O estande do 8º Fórum Mundial da Água é mais uma atração importante. O maior evento global sobre água, que acontecerá em Brasília em março de 2018 tem um estande criado especialmente para que a população conheça um pouco mais sobre a importância do evento e tudo o que deve acontecer no Brasil para mobilizar o mundo sobre o maior bem do planeta.

Clique aqui e veja a programação completa do XIX Congresso. Brasileiro de Águas Subterrâneas, XX Encontro de Perfuradores de Poços.

Apresentações de teatro e oficinas:
Dias 21 e 22 de setembro às 16 horas.
Exposição aberta ao público – Venha conhecer o fundo do poço – de onde vem a água que você bebe? Dias 21, 22 e 23 de setembro, das 9h às 18h.