Faça parte de nossa comunidade. Curta e compartilhe: /ABAS.SEDE

Programação Preliminar

Workshop: Hidrogeologia de meios fraturados brasileiros

Realização: Rede HidroFrat|Finep

Data: 22/09/2016 – das 14h00 às 17h30

Motivação

Os aquíferos fraturados representam 51,5% do território brasileiro. Nestas áreas estão localizadas milhares de cidades, que fazem uso de suas águas para o abastecimento público e privado, e extensas áreas agrícolas. Embora esses aquíferos desempenhem um importante papel na segurança hídrica, são os menos conhecidos, monitorados e estudados. O entendimento da hidráulica e do comportamento de contaminantes é considerado um dos grandes desafios a serem resolvidos nas próximas décadas. Três fatores têm dificultado esse entendimento: a) grande complexidade e variedade geológica, não permitindo a previsão do fluxo e da vazão, dentro de limites das técnicas tradicionais; b) desenvolvimento da hidrogeologia, apartada da geologia estrutural de detalhe; e c) grande variedade de aquíferos com imposição complexa de clima, geomorfologia e geologia.

Para o enfrentamento desses problemas, a Rede HidroFrat|Finep foi criada, a partir de uma chamada de pesquisa da FINEP (CT-Hidro) em 2010, congregando o Instituto de Geociências da UnB, o Centro de Ciências Agrárias da UFES, o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, e o Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas da USP. Os trabalhos do HidroFrat|Finep terminarão em 2016 e os principais resultados serão apresentados neste workshop e a criação de uma nova rede de maior abrangência será proposta.

Objetivos

Discutir o conhecimento atual e os desafios a serem enfrentados na hidrologia de aquíferos fraturados no Brasil, tanto em problemas voltados ao abastecimento público e privado de água, como em casos de contaminação de solos e água subterrânea.

Programa

  1. Abertura e dinâmica dos trabalhos e composição da mesa da Rede HidroFrat|Finep.
    Ricardo Hirata (USP)
  2. A Rede HidroFrat|Finep e seus 5 anos de trabalho.
    Ricardo Hirata (USP)
  3. Aquíferos fraturados: novos desafios e perspectivas tecnológicas
    Uwe Troger (Professor da Universidade Técnica de Berlim, Alemanha e Coordenador da Rede de Aquíferos Fraturados da Associação Internacional de Hidrogeólogos – IAH)
  4. Apresentação dos resultados dos subprojetos do HidroFrat|Finep
    • Gestão dos recursos hídricos subterrâneos em regiões semiáridas: recarga artificial dos aquíferos (RECARFRAT).
      José Elói Guimarães Campos (UnB)
    • Delimitação de áreas prioritárias para prospecção de água subterrânea em terrenos cristalinos na Bacia Hidrográfica do Itapemirim (HIDROES).
      Mirna Neves Aparecida (UFES)
    • Sistemas de monitoramento de poços tubulares e hidrogeologia de aquíferos fraturados associados às rochas vulcânicas da Formação Serra Geral como ferramentas de gerenciamento de recursos hídricos subterrâneos. [PRODESAS].
      Marcos Imério Leão (UFRGS)
    • Bases técnicas para a gestão de áreas contaminadas por solventes clorados em aquíferos fraturados (GESOL).
      Reginaldo Bertolo (CEPAS|USP)
  5. Discussão aberta
  6. Conclusões dos trabalhos e as bases para a criação de uma nova Rede de cooperação em pesquisa de aquíferos fraturados

XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas