Faça parte de nossa comunidade. Curta e compartilhe: /ABAS.SEDE

XX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas: A grande festa das águas

Entre os dias 6 e 8 de novembro ocorreu na cidade de Campinas o XX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas (CABAS), o maior e mais importante evento do setor de recursos hídricos subterrâneos do país. Nesta edição, tivemos um duplo motivo para comemoração: primeiro, os excelentes resultados obtidos no evento, e segundo, a grande festa de comemoração do aniversário de 40 anos da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), promotora do evento.

O CABAS 2018 apresentou excelentes números com 1.047 participantes e um aumento de 32% na submissão de trabalhos técnico-científicos, em relação ao XIX CABAS (2016). Tivemos 11 mesas redondas com 51 apresentadores; 5 palestras, incluindo a Conferência Magna proferida pelo Prof. Emilio Custodio; um curso para 70 alunos; além do XIX Encontro Nacional de Perfuradores e o 3o Encontro Técnico de Produtos e Soluções para Águas Subterrâneas, com mais 4 palestras e uma mesa redonda. Um evento que superou todas as expectativas, excedendo as metas definidas pela própria Associação.

Além disso, devemos ressaltar que o XX CABAS também trouxe mudanças em seu formato. A sessão Pôster tornou-se mais dinâmica, com coordenadores e discussões subdivididas em temas. Esse foi um dos pontos mais elogiados. Mas também tivemos os três palcos simultâneos e contíguos, já introduzidos na versão anterior, que permitiram que os congressistas circulassem com mais rapidez entre sessões. A reedição do Prêmio Aldo Rebouças, que agraciou dois trabalhos de jovens hidrogeólogos, e foi dado pelas mãos de seu filho André. Pontos acertados!

Já a própria ABAS está se aprimorando nas suas quatro décadas de existência. A crise que afeta a todas as associações científicas tem ensinado à ABAS a se reinventar, ser criativa e obriga-la a ser mais ousada. Trazer estudantes e jovens profissionais tornou-se uma necessidade e foi uma iniciativa implementada com  o próprio congresso. Tivemos um número recorde de estudantes de graduação e pós-graduação, 17% do total de participantes! Trazer jovens é trazer novas ideias e novas soluções, além do vigor comum a eles.

Mas a avaliação mais importante de congressos (e de festas) é a alegria do evento. É rever amigos e fazer novos. É aprender, mas também se divertir. E nisso o nosso CABAS foi uma grande festa também.

O CABAS foi um sucesso porque várias pessoas trabalharam muito, e temos muito a agradecer a todos, incluindo os organizadores, congressistas e amigos das águas subterrâneas!

Comissão organizadora do XX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

XX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas | 6 a 8 de novembro de 2018