O Vice-Presidente da ABAS e Diretor do CEPAS|USP, Prof. Ricardo Hirata, foi convidado para a palestra de abertura do 10th Groundwater Quality Conferece, que ocorreu em Liège (Bélgica), nos dias 9-12 de setembro de 2019. A sua palestra discorreu sobre As águas subterrâneas urbanas na América Latina: sabemos o suficiente para uma boa gestão?

O GQ é uma reunião científica de alto nível que ocorre de três em três anos, de forma itinerante, e este ano teve a temática Qualidade das águas subterrâneas na transição entre o urbano e o rural. O sucesso do evento tem se mantido devido à capacidade de juntar cientistas, com profissionais de empresas internacionais de consultoria e da indústria.

Neste ano, mais de 300 profissionais participaram da conferência, vindos de dezenas de países, apresentando e discutindo temas tão variados como novas tecnologias para a remediação e caracterização de áreas contaminadas, monitoramento de fluxo e da qualidade da água, técnicas analíticas, modelação geoquímica e métodos não invasivos.