Boletim Informativo da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas Junho/2001 - Nº 115
   

Rio de Janeiro inicia ciclo de palestras e conferências

     A ABAS-Rio programou uma série de conferências e seminários para o segundo semestre de 2001. O projeto conta com o apoio da DRM-RJ, CENPES - Petrobras e Geoplan. As conferências e palestras acontecem no auditório do CREA-RJ, na rua Buenos Aires, 40 - 5° andar, no Rio de Janeiro. As palestras têm início sempre às 18:00 h e a programação ficou da seguinte maneira:
     No dia 24 de Julho será realizada a palestra "La utilización de modelos numéricos em hidrogeologia: uma visión panorámica", ministrada pelo professor da Universidad del Centro de la Província de Buenos Aires, Luis Vives. Em agosto (dia 21), o tema é "Construção e operação de poços de captação de água através do sistema Building Operating Transfer (BOT): a experiência da GEOPLAN". A palestra será ministrada pelo geólogo da GEOPLAN, Fernando Zulian.
     No dia 25 de setembro, o Coordenador da Área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Petrobras, José Luis Bampa explica sobre as "Técnicas Geofísicas Aplicadas à solução de problemas ambientais na indústria do petróleo". Em outubro (dia 23), a geóloga e vicepresidente do DRM-RJ, Kátia Mansur, discute "A atuação do DRM na questão das águas subterrâneas no Estado do Rio de Janeiro". E em novembro (dia 23), finalizando o ciclo de debates, a ABAS-RJ analisa dois temas de discussão:

"Legislação Ambiental relativa às Águas Subterrâneas" e "O Papel da Hidrogeologia no Monitoramento e Remediação de Áreas Contaminadas por Derivados de Petróleo".
     Dando continuidade à divulgação das águas subterrâneas, a ABAS-RJ e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Departamento de Geologia promovem o curso "Aplicação de Métodos Numéricos em Hidrogeologia". O curso acontece de 23 de julho a 3 de agosto, no Departamento de Geologia da UFRJ, sempre das 9 às 17h.
     A proposta é trazer uma visão de aspectos básicos da modelagem numérica em hidrogeologia, contendo uma abordagem teórica dos princípios fundamentais dos modelos numéricos, bem como suas aplicações em hidrogeologia com exemplos utilizando o software Visual MODFLOW.
     O curso será ministrado pelos professores Luis Vives (Ph.D., Hidrogeologia), da Universidade de Buenos Aires, Eurípedes do Amaral Vargas Jr.(Ph.D. Geotecnia Ambiental) da PUC-RJ e Gerson Cardoso da Silva Júnior (D.Sc. em Hidrogeologia), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Informações pelo telefone (21) 206-9662, ramal 706.

Humberto José T. R. de Albuquerque
Presidente da ABAS/Rio de Janeiro

Núcleo-PE recebe trabalhos técnicos para encontro de perfuradores

     A ABAS-Pernambuco está recebendo trabalhos para o XII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e IV Simpósio de Hidrogeologia do Nordeste. Os interessados em apresentar trabalhos técnicos no evento que acontece em Recife, de 14 a 17 de outubro, devem enviar o material até a data limite de 14 de julho.
     O Núcleo-Pernambuco informa que as principais áreas de interesse são: Operação e manutenção de poços, Locação de poço no aqüífero fissural, Fluido de perfuração, Mercado atual e futuro da perfuração de poços, Legislação de águas subterrâneas e gerenciamento de aqüíferos, Metodologia de instalação de poços, potencialidade dos aqüíferos do

Nordeste, Interpretação de análises de qualidade de água, Interpretação de ensaios de bombeamento, Complementação de poços, Sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicado à prospecção de água subterrânea e Atividades impactantes em áreas de explotação de águas subterrâneas.
     As normas de edição dos artigos estão disponíveis no site da ABAS (www.abas.org) no link de "Eventos". O Núcleo-Pernambuco conta com a sua participação!

Wilton Vianna Barbosa Júnior
Presidente do Núcleo
Pernambuco
inform@abaspe.org.br

Minas e a preservação da Zona Mata

     A ABAS-MG realizou nos dias 20 e 21 de junho, o I Encontro de Preservação de Mananciais da Zona da Mata Mineira. O evento realizado na Universidade Federal de Viçosa discutiu temas importantes como "Posicionamento das empresas de Saneamento", "Legislação Vigente - Uso e a qualidade d'água", "Outorga de direito de uso dos Recursos hídricos", "O papel da FEAM no cumprimento da legislação vigente no estado de Minas Gerais", "Crime de poluição e as ações previstas para o não cumprimento da lei", "Atuação do IEF na proteção e recuperação de recursos hídricos", "Aspectos técnicos de conservação de nascentes", "Impactos Ambientais - Riscos de Contaminação dos recursos hídricos", "Contaminação de Aqüíferos", "Quantificação e Monitoramento - Preservação dos Recursos hídricos", "Metodologia e dinâmica para quantificação e monitoramento de movimento de água no solo"

, "Atuação da RURALMINAS na quantificação dos recursos hídricos" e "Disponibilidade de recursos hídricos no estado de Minas Gerais".
     Durante o encontro também foi celebrada a assinatura de convênio entre a ABES-MG e a UFV, além da posse da Subseção sudeste da ABES-MG. "O encontro serviu de alerta para a recuperação do meio ambiente na Zona da Mata Mineira, além de estimular trabalhos técnicos, pesquisas e parcerias com organizações governamentais e não-governamentais", explicou Sandra Parreiras P. Fonseca, coordenadora do evento.
     Informações: (31) 3899-1925 e 3899-2729 ou pelos e-mails abesmgse@mail.ufv.br ou abasmgse@mail.ufv.br

Sandra Parreiras Pereira Fonseca
Presidente do Centro de Referência
Sudeste da ABAS MG
e a Subseção Sudeste da ABES MG

MG promove curso de Geotecnia Ambiental

     A ABAS-MG também está apoiando o Curso de Especialização em Geotecnia Ambiental da escola de Engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que acontece de agosto desse ano a julho de 2002. As aulas acontecem no período noturno e o objetivo é o fortalecimento da teria e a prática, contribuindo com o aprimoramento do quadro técnico de empresas e instituições, públicas e privadas.
     A Geotecnia Ambiental é o ramo da Engenharia geotécnica que tem como objetivo a análise de problemas de controle ambiental, envolvendo avaliação, projeto, modelagem, remediação e monitoramento dos impactos ambientais gerados no meio físico por ações antrópicas e naturais.

     Informações pelos telefones (31) 3238-1828 e 3238-1790 ou pelo e-mail cegeamb@etg.ufmg.br

 

Maria de Fátima G. Gouvêa
Vice-presidente da ABAS e
ABAS-MG
e-mail: abasmg@gold.com.br
Fone: (31) 351-6363
Fax: (31) 250-1632

Núcleo CO homenageia Geólogos
Evento alusivo ao Dia Nacional do Geólogo reuniu mais de 400 profissionais de diversos setores

     Em comemoração ao Dia Nacional do Geólogo, a ABAS-Centro Oeste realizou em conjunto com a AGEMAT (Associação dos Geólogos de Mato Grosso), na cidade de Cuiabá, um seminário sobre o setor mineral e suas perspectivas. O evento mobilizou mais de 400 profissionais, estudantes, políticos e convidados. O ABAS INFORMA marcou presença através de seu editor, Geólogo José Roberto Ribeiro. O evento discutiu vários temas de grande importância para o setor de geologia e águas subterrâneas como "Mineração: Fator de Interiorização e Desenvolvimento", "Legislação da Mineração no Estado de Mato Grosso", "Projeto da Mina Santa Helena / Rio Branco-MT", "Cenário da Indústria de Águas Minerais no Brasil e no Mundo", entre outros.
     O Núcleo-Centro Oeste reuniu entre os palestrantes o Dep. Estadual Humberto Bosaipo (Pres. da Assembléia Legislativa MT), Eng. de Minas Adriano Nascimento, Dr. Homero Alves Pereira (Vice-pres. da Famato), Dr. Carlos Alberto Lância (Pres. Abinam) e Dr. Marcos Antonio Cordeiro Maron (Secr. Adjunto de Minas e Metalurgia do MME).
     O evento também apresentou Carta-Imagem dos Municípios, Minerais e Rochas de Mato Grosso, Mapeamento Digital e Cartas de Atividades dos Mineradores.

     O Núcleo homenageou os geólogos presentes com o "Troféu Dia Nacional do Geólogo" e finalizou a noite com um jantar de confraternização.

Balanço de Atividades

     O balanço de atividades mostra que o Núcleo-Centro Oeste participou no dia 24 de maio, através do vice-presidente Professor Renato Migliori, de uma reunião do Grupo Técnico do Aqüífero Guarani. A reunião aconteceu em Campo Grande.
      No dia 30 de maio, o núcleo participou da Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Cuiabá, para discussão do projeto de Lei. Nº 4147, em tramitação no Congresso Federal que trata do Saneamento Básico, abordando a concessão e prestação dos serviços, tarifas, poder concedente e regulação.
     O Núcleo-Centro Oeste está convocando os associados para reuniões da Diretoria e programação das atividades para o 2º semestre desse ano.

Maurício de Sant'Ana Barros
Presidente do Núcleo Centro-Oeste
Tel: (65) 644-8275 - 615-8752
e-mail: barrossm@ig.com.br


Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados