Boletim Informativo da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas Junho/2001 - Nº 115
   

Flávio Terra Barth, história de experiência e muitas conquistas

     Natural de Itapetininga, no Estado de São Paulo, Flávio Terra Barth desde cedo mostrou o interesse pelas áreas de engenharia, arquitetura e recursos hídricos. Graduado e pósgraduado em engenharia civil e recursos hídricos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tornou-se um dos mais expoentes e atuantes profissionais do Brasil. A carreira profissional teve início em 1979, como engenheiro do Departamento de Águas e Energia Elétrica, passando pela diretoria de planejamento e controle, assessoria e diretoria de recursos hídricos. Mais tarde trabalhou na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Sub-Comitê de Disponibilidade de Recursos Hídricos do Acordo MME/GESP e Comissão de Gestão da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.
     Flávio deixou alguns trabalhos publicados como a Proposta de Lei Federal de águas Subterrâneas (em colaboração), Manual de Drenagem Urbana - (em colaboração), Fundamentos para Gestão dos Recursos Hídricos - Capítulo 1 - Conceitos básicos e aspectos institucionais, Águas Doces no Brasil - Aspectos Institucionais e Evolution of Institucional Aspects and Water Resources Management in Brazil.
     Grande defensor da revisão da Resolução CONAMA para as águas subterrâneas, o engenheiro levou o tema na Lista de Discussão da Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, defendendo que os aqüíferos sejam classificados segundo o seu grau de vulnerabilidade e não somente quanto ao uso pretendido das águas subterrâneas. "Havendo a devida revisão dessa Resolução, o principal objetivo seria o da proteção da qualidade das águas subterrâneas. Dessa forma seria assegurado que as águas extraídas dos poços fossem isentas de poluição", disse em determinada entrevista ao ABAS INFORMA.
     Em um dos seus e-mails enviados ao jornal, Flávio Terra Barth apresentou para discussão um balanço do ano 2000 em relação aos recursos hídricos e qualificou a atitude como "a sua última provocação do século". Em determinado momento concluiu - "Destaco o fato de que a grande maioria dos temas são simplesmente noticiados, alguns discutidos e poucos, muito poucos são discutidos na Lista e, neste caso, com temperaturas elevadas. Revelo que a principal motivação que encontro em continuar moderando a Lista são os jovens, os que estão agora procurando caminhos profissionais ou acadêmicos. Estimo que muitas teses de mestrado e doutorado estão encontrando temas e subsídios nas discussões da Lista. Somente este aspecto justifica a sua continuação".

     Flávio Terra Barth faleceu aos 58 anos e deixa uma grande saudade em toda a comunidade de águas subterrâneas que sempre terá na lembrança um exemplo de experiência, determinação e realizações junto aos recursos hídricos.

     Revelo que a principal motivação que encontro em
continuar moderando a Lista são os jovens, os que estão
agora procurando caminhos profissionais ou acadêmicos.

Novas tecnologias em benefício das
águas subterrâneas

     As empresas Bentonit União Nordeste e System Mud Produtos Químicos Ltda., acabam de firmar um acordo para a fabricação e comercialização do produto "COMPACTOLIT". Trata-se de um produto composto de argilas expansivas utilizado para o isolamento de aqüíferos indesejáveis, cujo retardo no inchamento permite a impermeabilização do espaço anular; além de ser um produto ecológico, pois é composto de argilas beneficiadas quimicamente imutáveis e estáveis.

     Para o mercado de perfuração de poços tubulares profundos a "COMPACTOLIT" representa um salto tecnológico em substituição à cimentação. Para poços de monitoramento, tal alternativa permite diversos controles de contaminantes em diferentes profundidades.

ABAS e os novos associados 

FLAVIO ROSENTHAL MONNEGAT, TIAGO CARVALHO PIZANI, ALVARO AUGUSTO V. DOS S. GÓES, ARCHIMEDES CUSTÓDIO A MELLO, DEMOSTHENES MIRANDA C. FILHO, DENISE MARANHÃO, FRANCISCO INÁCIO NEGRÃO, GODOFREDO CORREIA DE LIMA JÚNIOR, HERMÍNIO BRASIL VILAVERDE LOPES, HUMBERTO ALVES RIBEIRO NETO, HUMBERTO MACEDO MASCARENHAS, IVAN VIEIRA MATTOS, JAIME NEVES SANTOS, JOAQUINA LACERDA LEITE, JORDON LUIZ WERLANG, JOSÉ CALDAS M. DE AZEVÊDO, JOSÉ CARLOS VIEIRA GONÇALVES DA SILVA, JOSÉ DOMINGOS ALVES DE JESUS, JORGE CAETANO COSTA, LEONARDO MASCARENHAS, LUCIANO PEREIRA VIANA, LUIZ FERNANDO COSTA BONFIM, MARCELO ANTONIO G. CONCEIÇÃO, SAULO WESLEY SOUSA MOTA, SILVIA LÚCIA DOS SANTOS, TUMKUR RAJARAO GOPINATH, SOMAR S.A INDÚSTRIAS MECÂNICAS, MAÍSA COMAR PINHOTTI, NANCI CAPPI, ROBERTO ANDRÉS CARRIÓN OLIVERI.

     Ligue agora para a ABAS/Sede e solicite maiores informações
     pelo telefone (11) 3104-6412 ou através do e-mail info@abas.org

 

Nota de falecimento

O jornal ABAS INFORMA comunica com grande pesar à toda comunidade de águas subterrâneas, o falecimento do geólogo e associado da ABAS, Victor Hugo Isasmend Henn, no dia 20 de junho.
Victor Hugo faleceu aos 56 anos, vítima de um infarto. Consultor da Saneatins - Saneamento do Tocantins - era responsável por prestação de serviços em recursos hídricos de todo o Estado. Victor Hugo deixa a esposa Luz Gonzales, três filhos: Victor Hugo, Andréia e Fabíola, além do neto Bruno, de 5 anos.

 


Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados