Boletim Informativo da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas Agosto/2001 - Nº 117
   


Extração de vapor do solo: remediação que funciona

Remediação de locais contaminados é uma arte que requer conhecimentos variados, uma especialização inexistente nos cursos de geologia atuais. Uma grande diferença resume-se à escala de trabalho. Os detalhes do local contaminado devem ser conhecidos na escala de trabalho mais comum para os trabalhos de geotecnica do que de geologia tradicional. Além disso, as características dos contaminantes são fundamentais na definição do sistema de remediação e no seu sucesso.
Dentre as propriedades dos contaminantes, a pressão de vapor é uma das mais importantes para a remediação. Para quem não se lembra, pressão de vapor é a grandeza que caracteriza a volatilidade dos compostos. Ela é determinada a partir de um recipiente pré-evacuado onde se coloca o composto em questão (líquido ou sólido) e mede-se a pressão gerada pelas moléculas do composto que passou para a fase vapor. Um composto muito volátil deverá transferir mais moléculas para a fase gasosa e, portanto, gerar uma pressão de vapor mais elevada, sendo o inverso verdadeiro para compostos menos voláteis. Para a maioria dos compostos de interesse ambiental, esta é uma propriedade tabelada, que pode ser encontrada facilmente na literatura.
Os contaminantes em fase líquida, ao se deslocarem pelo solo, deixam atrás de si uma fração denominada fase residual. Como mencionado nesta coluna anteriormente, a diferença entre a fase residual e a fase livre de produto é a sua mobilidade. A fase residual é imóvel e, portanto, não pode ser removida por bombeamento de produto simplesmente. Desta forma, quaisquer técnicas de remediação que objetivem a remoção da fase residual, devem pautar-se em suas propriedades fisico-químicas de transferência de massa. E a pressão de vapor, no caso de compostos voláteis, é uma propriedade incomparável em termos de transferência de massa.
A extração de vapores do solo é realizada através da instalação de poços 'secos', ou seja, poços de bombeamento instalados acima do nível d'água, de forma a se extrair somente o gás do solo. Essa extração é feita através de uma bomba a vácuo. Se imaginarmos um caso extremo, o vácuo total, como uma superfície com água na lua, a evaporação da água seria rapidíssima, pois a água entraria em ebulição sem pressão atmosférica. Desta forma, o efeito da aplicação do bombeamento nos poços de extração de vapores é o aumento da taxa de transferência de massa do contaminante volátil para a fase vapor, consequentemente acelerando a remoção da fase residual.
Este método de remediação pode ainda ser associado a outros métodos para a remoção de contaminantes. Mas isso é assunto para uma próxima coluna.

Olho: Quaisquer técnicas de remediação que objetivem a remoção da fase residual, devem pautar-se em suas propriedades fisico-químicas de transferência de massa


Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados