Boletim Informativo da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas Agosto/2001 - Nº 117
   

Equipamento para detectar a presença e medir a espessura de fase livre
Tecnologia de ponta na fabricação de bombas submersas

A Hidrosuprimentos desenvolveu o primeiro medidor eletrônico de interface água-óleo totalmente nacional, utilizando a refração de luz associada à condutividade elétrica como método de detecção. Um emissor e um coletor de infravermelho são associados a um condutivímetro, montados em uma sonda de aço inox.

Esta sonda está acoplada a um cabo milimetrado que possuí diferentes comprimentos e fica enrolado em um carretel montado sobre um suporte metálico. O equipamento é muito semelhante ao medidor de nível d´água que conhecemos. Quando a sonda encontra um líquido, o infravermelho é desviado do coletor o que faz com que sejam ativados os sinais sonoro e luminoso. Se o líquido não é condutivo (produto) o sinal é contínuo. Se o líquido é condutivo (água), o circuito se fecha e se sobrepõe ao infravermelho mudando o sinal para intermitente.

Este método é muito eficaz e preciso. Dependendo da experiência do usuário o medidor eletrônico de interface da Hidrosuprimentos detecta a presença de filme bastante delgado de fase livre, com espessura inferior a 1 milímetro.

Com mais de 30 anos de pesquisa, experiência e desenvolvimento de produtos, a Dancor produz bombas submersas com tecnologia de ponta para todo o Brasil. São produtos direcionados para locais de difícil acesso, como os poços tubulares profundos.

Seguindo as exigências dos mercados nacional e internacional, a empresa está fabricando Bombas Submersas de 4" com a melhor tecnologia disponível em modernas máquinas e equipamentos de última geração, além de utilizar materiais extremamente confiáveis, atóxicos e não corrosíveis.
O controle da qualidade em todas as etapas da fabricação das Bombas SPP 2000 é rigoroso. Cada motobomba é testada unitariamente, permitindo uma garantia total de um ano.

O programa de qualidade possibilitando o intercâmbio das peças entre os diversos modelos, minimizando o número e reduzindo o estoque de peças de manutenção. As bombas submersas de diâmetro 4", SPP 2000, são modernas e possuem tecnologia 100% nacional.

Corr Plastik inaugura nova unidade fabril
USF Johnson prepara seminário para encontro nacional de perfuradores

Inaugurada em junho de 2001, na cidade de Cabreúva - São Paulo, a 80 km da capital, a nova fábrica de tubos e conexões em PVC da Corr Plastik. Contando com uma área superior a 30 mil m2, com máquinas de última geração e a reconhecida qualidade, a empresa aumenta a sua capacidade produtiva e participação no mercado visando melhorar o atendimento a seus clientes.
A nova unidade fabril está totalmente equipada com máquinas de maior produtividade e foi concebida dentro dos mais modernos critérios de logística.

"O aumento do espaço físico vai dinamizar os trabalhos e ampliar o atendimento personalizado ao cliente", garantiu David R.Paré Filho, supervisor da linha geotécnico e irrigação da empresa.

Os geólogos Thomas M. Hanna, gerente distrital da US Filter/Johnson Screens e Mike H. Mehmert, gerente de produtos químicos da US Johnson Filter vão realizar o seminário "Problemas com Poços: Causas e Soluções", no dia 16 de outubro, durante o Encontro Nacional de Perfuradores de Poços.
Thom é mestre em Ciências da Geologia pela Universidade de Michigan, tem vasta experiência em pesquisas de águas subterrâneas relativas à desaguamento de minas, contaminação e obtenção de águas. Perito em hidrogeologia, é responsável por projetos, supervisão de construção, pesquisas e testes de poços tubulares de grande profundidade nos Estados Unidos, Canadá, Indonésia e América Latina. Thom Hanna é autor de vários artigos publicados em revistas, livros e jornais nos Estados Unidos e Canadá.

CLaboratório hidráulico vai dinamizar produção
Anauger lança novos produtos

A Somar S/A Indústrias Mecânicas está desenvolvendo os testes finais no novo Laboratório Hidráulico da empresa, em Joinville - Santa Catarina. O lançamento está programado para o segundo semestre desse ano. O laboratório vai desenvolver novos modelos de motobombas centrífugas horizontais e submersas para poços profundos.
Com os novos modelos, a Somar pretende aumentar significativamente o mix de produtos e consolidar ainda mais o nome da empresa no mercado nacional de bombas hidráulicas. Mais detalhes nas próximas edições do ABAS INFORMA.

A Anauger estará lançando uma nova linha de bombas de 6" durante a 17ª Fehab, que acontece de 28 de agosto a 02 de setembro, no Center Norte, em São Paulo. O lançamento representa uma melhoria em termos de produto, garantindo a liderança das bombas submersas no mercado brasileiro. "A intenção é trazer maior qualidade ao cliente, afinal a empresa é a única fabricante de bomba com uma linha completa no país", lembrou o engenheiro Martin Benitez Ramirez.
O lançamento de novos produtos é resultado de uma joint-venture entre a Anauger e uma empresa americana para implantação de tecnologia de primeira linha, além da complementação e criação de novos produtos.


Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados