Boletim Informativo da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas Setembro/2001 - Nº 118
   

Berço da perfuração se prepara o maior evento do ano

O Encontro Nacional de Perfuradores vai discutir temas relacionados à completação e instalação de poços, apresentação de trabalhos científicos e comercialização de produtos

Associação Brasileira de Águas Subterrâneas e seu núcleo de Pernambuco realizam de 14 a 17 de outubro, o XII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e IV Simpósio de Hidrogeologia do Nordeste. O evento que vem sendo realizado desde 1979 tem como objetivo a discussão dos temas relacionados à perfuração, completação e instalação de poços, assim como comercialização de produtos, perfuratrizes, equipamentos de bombeamento, entre outros. O evento representa mais uma vitória do Núcleo Pernambuco. "O Núcleo Pernambuco é o mais atuante do Nordeste e do Brasil. Tem se destacado, ao longo de sua história, pelo intenso trabalho realizado e por conquistas pioneiras como a Lei de Águas Subterrâneas do Estado (segundo estado brasileiro a implantá-la), maior número de associados do Nordeste e do Brasil, maior percentual de sócios ativos e hidrogeólogos renomados no quadro associativo e incentivador do único sindicato de perfuradores do Brasil. Além disso, o mercado das águas subterrâneas em Pernambuco é o maior filão, com dezenas de empresas perfuradoras e de água mineral, sendo o maior consumidor de águas minerais do país. Somem-se todos estes quesitos que, com sobra, ressalta-se a importância da realização desse evento pelo Núcleo Pernambuco", comparou Waldir Duarte Costa Filho, presidente da ABAS-PE.

O simpósio terá como sede o Centro de Convenções localizado no limite entre os municípios de Recife e Olinda. Estes municípios estiveram sob colapso de abastecimento d'água, principalmente nos anos de 1993 e 1998. Em 1998/1999 intensificou-se a procura por água subterrânea, com a perfuração de inúmeros poços em condomínios, casas comerciais, shoppings, hospitais e indústrias. A captação desenfreada de águas subterrâneas vem comprometendo as reservas de aqüíferos em várias regiões do grande Recife, notadamente do aqüífero Cabo, em Boa Viagem, e Algodoais/Cabo, no Jordão. Este último, sendo utilizado, inicialmente sem restrição de vazão, por mais de 40 empresas de carros-pipa até junho de 2001, quando então foi instituída a Portaria da Secretaria de Recursos Hídricos para limitar a vazão de captação (Portaria SRH-25/2001). Em algumas áreas, o comprometimento de aqüíferos não foi só quantitativo, mas também qualitativo.

O programa geral contempla a realização de cursos, contando com a participação de especialistas convidados de todo o Brasil, que enfocarão temas de interesse como: fluidos de perfuração, interpretação de análises de qualidade de água, interpretação de ensaios de bombeamento, metodologias de instalação de poços, potencialidade dos aqüíferos do Nordeste, mercado atual e futuro da perfuração de poços, legislação de água subterrânea e gerenciamento de aqüíferos, completação de poços, atividades impactantes em áreas de explotação de águas subterrâneas, dentre outros assuntos. A programação desses eventos prevê pela parte da manhã três cursos que serão realizados no Internacional Palace Hotel, sobre Operação e Manutenção de Poços; Sensoriamento Remoto Aplicado a Prospecção de Água Subterrânea e Problemas com Poços: Causas e Soluções. Já pela tarde as conferências e mesas redondas do encontro serão realizadas no Centro de Convenções de Pernambuco. "O mercado brasileiro de perfuração de poços tubulares, é o espelho e a conseqüência imediata das condições geradas pela crise econômica do país. A existência de um mercado futuro, sedimentado e sólido, na área de perfuração de poços tubulares, dependerá da nossa capacidade de solucionar os problemas atuais, desenvolvendo no Brasil procedimentos para implementação de estudos básicos, divulgação do produto poço, implantação de legislação voltada também para a qualificação do produto e proteção do mercado, implantação de programa de formação de recursos humanos, e criação de linhas de financiamento e de uma política de investimentos no saneamento", avaliou Arnaldo Correia Ribeiro, professor do Curso de Captação de Água Subterrânea CENPES - Petrobras - UFBA e sócio gerente da Hidrocon.

O Simpósio inclui ainda em sua programação, a apresentação de trabalhos em sessões técnicas sobre os temas relacionados à pesquisa, proteção, preservação, gerenciamento e uso racional dos recursos hídricos subterrâneos. "Foram enviados 56 trabalhos técnico-científicos, um número bastante grande, principalmente em termos comparativos com o encontro da mesma natureza, em Belém. De modo geral e com poucas exceções, os trabalhos enviados são de alta qualidade técnico-científica que confirmam a tendência constante dos últimos tempos, de uma melhoria qualitativa dos trabalhos apresentados em congressos, simpósios e outros eventos no país", analisou Albert Mente, consultor autônomo em Hidrogeologia e membro da comissão técnico-científica.

A feira de Produtos e Serviços ligados ao setor de água subterrânea despert ou grande interesse das empresas privadas e públicas da área, tendo sido já comercializados os 70 estades postos a venda. São 43 empresas, sendo 41 brasileiras, 1 da Itália e 1 do Canadá, expondo todas as novidades do mercado de perfuração de poços. Confira a relação: Amanco, Anauger, Atos Automação, Bombas Leão, Cobrasper, Compesa, Coperson, Coverco, CPRM, Corner Nordeste, Corr Plastic, Dancor, Diamante Export, Drill Center, Druck Brasil, Ebape, Ebara, EBM, Grundfos, Hidrogil, Johnson, Juper, KSB, Kukje, Kyocera, Lequip, Minério Macaense, Perenne, Prohidro, Prominas, Resmat Parsch, Sampla, Sandvik, Sidermetal, Sidrasul, Sondradrill, SHR/PE, System Mud, Technomine, Tigre, Yvel, Waterloo e Würth Energia Solar. "As expectativas são as melhores possíveis pois basta ver que todos os espaços para os perfuradores e expositores de materiais e equipamentos foram negociados. Um aspecto interessante, que o distingue dos demais encontros é a realização simultânea do IV Simpósio de Hidrogeologia do Nordeste, cuja programação de trabalhos técnicos são voltados quase na sua totalidade para as questões de interesse dos perfuradores de poços", orgulha-se Ernani Francisco da Rosa Cruz, presidente da ABAS.

A capital do seu coração

Portão de entrada brasileiro, o Recife é centro cultural , de lazer e serviços do Nordeste, além de importante pólo teatral , gastronômico e médico da região. Plural em atrativos, o Recife apresenta o contraste harmonioso entre antigos monumentos e modernas construções, cenários de rios, muitas pontes e belas praias, como a de Boa Viagem.
A cidade de Recife, conhecida como uma das mais belas cidades do Nordeste brasileiro está de braços abertos para receber o XII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e IV Simpósio de Hidrogeologia do Nordeste.
A cidade apresenta um calendário de eventos amplo e diversificado. De janeiro a dezembro, são muitas as opções de lazer: bares e restaurantes de culinária variada, fazendo do Recife o 3º pólo gastronômico do país, pubs, casas noturnas, cinemas, teatros, centros de animação. A cidade também propicia belos encontros com a natureza, através do Parque de Dois Irmãos e do Jardim Botânico, que oferecem trilhas ecológicas em áreas remanescentes da Mata Atlântica.

Centro de Convenções - O Centro de Convenções de Pernambuco é um dos mais completos do país, localizado entre Recife e Olinda, com fácil acesso aos principais centros comerciais e de lazer. O teatro Guararapes tem 2.405 lugares e o pavilhão de exposições e feiras tem uma área de 18 mil metros quadrados. O local está equipado com o que há de mais moderno em infra-estrutura para a realização de congressos, palestras, espetáculos e todo tipo de evento, como o XII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e IV Simpósio de Hidrogeologia do Nordeste.
Para maiores informações sobre o estado de Pernambuco visite as seguintes homepages www.recife.pe.gov.br, www.pernambuco.gov.br, www.pernambuco.com e www.empetur.com.br. Para informações turísticas (81) 3425.8409.
Pacotes - Em função da alta temporada do Nordeste, iniciada no dia 7 de setembro com a abertura oficial do verão, as reservas estão concorridas. "Os hotéis e pousadas estão cheios e as reservas são limitadas", garantiu Marise Ribeiro, da Real Turismo. Os interessados em adquirir pacotes devem fazer contato pelo tele/fax (19) 3478-4520 ou pelo e-mail mfvr@bol.com.br.

Colaboração: Secretaria de Cultura e Turismo de Recife

Olho: Neste evento dá-se destaque especial às perfurações de poços tubulares, equipamentos e tecnologias de completação de poços

Depoimentos

O Encontro de perfuradores, promovido nos anos ímpares, é uma tradição da ABAS desde a sua formação. Neste evento, assim como nos demais, dá-se um destaque especial as questões ligadas às perfurações de poços tubulares, equipamentos e tecnologias de completação de poços.Recife foi a cidade onde iniciaram-se as primeiras atividades relacionadas com as águas subterrâneas no País e também foi em Recife que realizou-se o primeiro Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas no Brasil, no ano de 1980. A realização de mais este encontro mostra a dinâmica do núcleo de Pernambuco.
Ernani Francisco da Rosa Cruz - Presidente ABAS

A expectativa em relação ao XII Encontro de Perfuradores de Poços do Recife é muito grande. Esperamos garantir novos negócios e gerar vendas coma apresentação da linha Rylbrun, uma linha completa de tubulação flexível de fabricação espanhola e inédita na América Latina.
Moisés Macen - Gerente de Produtos da Sampla do Brasil e expositor no evento

A criação e consolidação de Câmara Técnica Paritária, para a gestão das águas subterrâneas, principalmente de Zona de Proteção Máxima do Aqüífero Beberibe será debatido em Mesa Redonda durante o XII Encontro Nacional de Perfuradores e IV Simpósio de Geologia do Nordeste, na expectativa de contribuições e trocas de experiências para proteção e preservação das águas subterrâneas.
Ana Cláudia de Aguiar Accioly - Geóloga, doutora em Geociências-USP e pesquisadora do Projeto GERCO/PE - CPRH.

A ABAS representa hoje uma associação plenamente consolidada no cenário nacional, e já extrapolando suas ações a outros países do mundo. Exibe no seu currículo a responsabilidade pela organização e prestígio ostentado atualmente pelo segmento das águas subterrâneas no Brasil. Dessa forma seus eventos têm se caracterizado ao longo de todos esses anos, como o ponto de encontro natural de todos os que, de alguma forma, estão ligados com a água subterrânea, e constituem o mais importante fórum para divulgação dos avanços científicos da hidrogeologia, das modernas técnicas de perfuração de poços, bem como dos novos produtos industriais.
Arnaldo Correia Ribeiro - professor do Curso de Captação de Água Subterrânea CENPES - PETROBRÁS - UFBA e sócio-gerente da Hidrocon -Hidrogeólogos Consultores Ltda.

A participação da Prominas será totalmente institucional. Pretendemos centralizar e reforçar o contato com os nossos clientes.
Ubiraci Moreno Pires Correa - superintendente da Prominas

Esperamos fazer bons negócios, novas parcerias e apresentar uma linha nova de motobombas com diâmetro de 4" totalmente em aço inox.
Valdir de Santo - Bombas Leão

O evento representa uma expectativa favorável de repercutir a importância das águas subterrâneas nesse momento de seca. Longe de oportunismo, essa é mais uma oportunidade de divulgar, debater e incentivar programas de gerenciamento das águas subterrâneas.
Nelson de Oliveira Guanaes - diretor da Perenne Equipamentos e Sistemas de Água

A combinação do XII Encontro com o IV Simpósio de Hidrogeologia do Nordeste trará benefícios adicionais de tratar assuntos técnico-científicos relacionados principalmente à água subterrânea da região, que atualmente está passando por uma das suas fases de secas periódicas.
Albert Mente - Consultor autônomo em Hidrogeologia.

Encontros deste tipo são uma excelente oportunidade de conhecer os aprimoramentos da tecnologia para prospecção, explotação e proteção das águas subterrâneas. Além disso é uma ocasião de trocar idéias com fornecedores, fabricantes de equipamentos, pesquisadores, professores e demais profissionais que trabalham no ramo. Para o encontro deste ano, foram submetidos algumas dezenas de artigos de muito boa qualidade técnica, que serão apresentados no evento e que comprovam cada vez mais o caráter multidisciplinar da água subterrânea.
Jaime Cabral - Mestre em Recursos Hídricos, professor da UFPE e coordenador de pesquisa em Gerenciamento de águas subterrâneas

Garanta a sua inscrição

As inscrições deverão ser efetuadas através de depósito na conta corrente 5374-0 da agência 2809-6 do Banco do Brasil, em nome da ABASXII Perf. Poços. Imprima a ficha de inscrição no site da ABAS (www.abas.org), preencha corretamente e envie acompanhada do comprovante de depósito bancário para o fax (11) 3104-6412. A validação da inscrição se dará através do envio do comprovante de depósito. As empresas que efetuarem três ou mais inscrições terão um desconto de 10% sobre o total do valor: Sondadores - R$ 140; Estudantes - R$ 140; Autores - R$ 190; Sócios - R$ 240 e Não Sócios - R$ 360.
Em caso de dúvidas consulte a Acqua Consultoria Ltda pelo telefone (11) 3104-3412 ou pelo e-mail perfuradores@acquacon.com.br.


Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados