Mensagem do Presidente

As nossas primeiras manifestações depois do Encontro de Perfuradores realizado em Recife, são as congratulações pelo excelente trabalho realizado pelo Núcleo de Pernambuco e pela Comissão deste evento. Extensivo, evidentemente, a todos os associados que participaram e que permitiram o sucesso do Encontro, simultaneamente com o Simpósio. Esta é a maior contribuição que os associados da ABAS podem dar para seu crescimento e engrandecimento.
A ABAS, como um todo, consegue mais uma vez mostrar a sua eficiência. Os trabalhos apresentados, os cursos realizados e a alegria de seus associados por ocasião do jantar de confraternização permanecerão nas nossas lembranças como um dos maiores eventos já realizados pela ABAS.
Completamos praticamente vinte e três anos de existência e a cada ano tornamos mais fortes. E é exatamente assim que a ABAS deve e vai continuar, mais importante que indivíduos, mas atendendo aos interesses dos associados no seu conjunto.
Obrigado a todos e em especial aos pernambucanos.
A atualização de conhecimentos é um requisito imprescindível para o aprimoramento da capacitação técnica. Quanto maior é o nível de conhecimento dos técnicos que atuam numa determinada empresa de perfuração, mais esta empresa se distingui das demais, especialmente na qualidade dos serviços prestados.
Sob este ponto de vista é que a ABAS iniciou, em 1979, o Primeiro Encontro de Perfurações de Poços Tubulares, e continua até os atuais dias considerando este tipo de evento como um dos principais para a sua existência.
Pernambuco, historicamente, iniciou os primeiros trabalhos sobre águas subterrâneas e perfurações de poços no Brasil, na década de 60. Muitos dos profissionais daquele tempo, hoje evidentemente mais experientes, continuam atuando na região do nordeste brasileiro. Estes técnicos estiveram presentes no XII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, discutindo assuntos como legislação de águas subterrâneas, gerenciamento de aqüíferos e completação de poços.
O Encontro também foi uma grande oportunidade para conhecer a hospitalidade dos pernambucanos.

Ernani Francisco da Rosa Filho