Água subterrânea no IV Diálogo Interamericano das Águas

    No período de 2 a 6 de Setembro, 2001, realizou-se em Foz de Iguaçu, Brasil, o IV Diálogo Interamericano das Águas - Busca por Soluções. Um fato inédito deste IV Diálogo das Américas - Norte, Central, Caribe e Sul - foi o tema "Água Subterrânea" ter sido abordado com relativo destaque. Entretanto, a ênfase foi o seu uso tradicional para desenvolvimento das zonas desérticas, áridas, semi-áridas e pobres do mundo.

    A importância atual da água subterrânea nas regiões ricas do mundo, a tal ponto que o Global Fund Facility das Nações Unidas deverá aplicar US$ 14 milhões no Projeto de Gestão Integrada do Aqüífero Guarani transfronteiriço - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - foi, sem dúvida, um fato inusitado.

    A avaliação geral do evento é que foi um sucesso de público, pois se teve mais de mil participantes, dos quais mais de duzentos apresentaram tópicos relevantes. Os temas abordados compreenderam a variação climática, captação de água de chuva, hidrologia urbana, gestão integrada de bacias, cobrança pelo uso e mercado da água, dentre outros.

    Porém, a ênfase dada foi à "crise de água" que se anuncia como a marca deste III Milênio, olvidando-se o fato das Américas constituírem o pedaço mais rico de água doce do Planeta. Por sua vez, pouco se falou dos numerosos exemplos de sucesso nos seus países mais desenvolvidos, onde a satisfação do cliente, o uso integrado e cada vez mais eficiente da gota d'água disponível - captação de chuvas, rios, poços e de reuso, principalmente - são as alternativas mais baratas para atender as demandas crescentes de água e resolver os problemas de abastecimento durante os períodos de escassez relativa.

    Entretanto, preconceitos tecnológicos e falsas idéias sobre as condições de uso e proteção da água subterrânea, manancial mais barato para abastecimento do consumo humano, principalmente, têm dado suporte à implantação de projetos mais caros - porém, fotogênicos e geradores de prestígio político e administrativo - de captação, adução e tratamento das águas dos rios e outros corpos de águas superficiais, muito dos quais recebem esgotos não tratados na maioria dos países emergentes das Américas.

    Portanto, os problemas de abastecimento d'água nas Américas não significam falta do precioso líquido, mas decorre do fato da maioria da população dos países emergentes já não poder pagar o preço cada vez mais elevado da água limpa de beber, sobretudo, quando esta é captada em rios cada vez mais distantes, poluídos e tratada por métodos cada vez mais complexos.

    Neste quadro, a captação da água subterrânea seria a alternativa mais viável para consumo humano, principalmente, por apresentar boa qualidade natural e está cada vez mais acessível aos meios técnicos e financeiros disponíveis, em particular, devido aos progressos tecnológicos de construção dos poços, crescentes performances das bombas e expansão do fornecimento da energia elétrica, principalmente.

Olho: Os problemas de abastecimento d'água nas Américas não significam falta do precioso líquido, mas decorre do fato da maioria da população dos países emergentes já não poder pagar o preço cada vez mais elevado da água limpa

Aldo da C. Rebouças
Prof.Titular Colaborador Inst.de Geociências, Pesquisador Inst. Estudos Avançados-Universidade de São Paulo, Consultor Secretaria Nacional de Recursos Hídricos

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados