Sucesso total: negócios, novos produtos e muito aprendizado...

Recife sedia maior evento de águas subterrâneas do ano e prova que o segmento de perfuração de poços tubulares está em crescente desenvolvimento

    Recife, a cidade das belas praias e integração cultural já sediou o primeiro e o oitavo "Congresso de Águas Subterrâneas", nos anos 1980 e 1994, respectivamente. Agora, a terra do sol dourado e do frevo contagiante realizou de 14 a 17 de outubro, o XII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e o IV Simpósio de Hidrogeologia do Nordeste. A abertura oficial do encontro aconteceu em noite de gala, no auditório Beberibe, no Centro de Convenções de Olinda. A mesa foi composta pelo presidente da ABAS Ernani Francisco da Rosa Filho, o presidente do Núcleo/PE Waldir Duarte Costa Filho, o presidente do evento Alarico Mant'Alverne, Aloísio Ferraz, secretário adjunto de Recursos Hídricos, Dr. Gustavo Sampaio, Compesa, Marcos Antonio Veloso, diretor de planejamento mineral, Amaury Costa Campos, Universidade de Pernambuco, Luis Rodrigues dos Santos, Funasa, José do Socorro Batista, presidente do Sindpoços e José Amaro Severo, representante do Grupo Schincariol de Asa Branca.

    A solenidade teve início com a execução do hino nacional, acompanhado de imagens do Brasil apresentadas simultaneamente num telão. Os componentes da mesa deram boas-vindas aos participantes e traçaram um panorama das águas subterrâneas no Nordeste, lembrando a conscientização do uso racional da água subterrânea. "Através de um evento como este, nota-se toda a inteligência do setor de águas subterrâneas", destacou o Dr. Gustavo Sampaio, da Compesa.

    Após a cerimônia, o grupo folclórico Raízes apresentou números musicais traçando uma síntese do folclore nordestino. Danças folclóricas, onde as coreografias retrataram a história de Pernambuco através do carnaval, origens indígenas e africanas, forró e xaxado. Os congressistas foram contagiados pelo clima e alguns arriscaram passos de dança no palco, provocando os aplausos do público presente.

    O XII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços recebeu um público de 600 pessoas, 73 estandes, 43 expositores, 56 trabalhos técnicos, 4 mesas redondas, 6 conferências e 3 cursos. Realmente um grande sucesso! "Tivemos uma participação grande da comunidade. O pernambucano que passa por um racionamento terrível está conhecendo as tecnologias para o melhor aproveitamento dos aqüíferos e respeito da nossa água", afirmou Alarico Antonio Frota Mont'Alverne, presidente da comissão organizadora.

    Novidade - Os estudantes Nirlando de Oliveira Viana e Wellington de Góes Guerra Jr, ambos de 20 anos, vieram diretamente da UFC - Universidade Federal do Ceará para participarem do encontro. Os estudantes estão no segundo ano do curso de Geologia e já afirmam que vão se dedicar ao campo da hidrogeologia. "Essa é minha primeira participação num evento e o contato com o universo das águas subterrâneas foi muito bom. Pretendo estar presente noutros encontros", disse Nirlando.

    Para o professor Aldo da Cunha Rebouças grande entusiasta e incentivador das águas subterrâneas no Brasil, o evento serviu para mostrar o crescimento do setor de perfuração de poços tubulares. "Fabuloso! Um grande número de expositores e muitos trabalhos científicos. Isso mostra que o nosso setor está vivo!", exclamou.

    O XII Encontro de perfuradores aconteceu no Nordeste, mas contou com a forte participação da região Sul, cada vez mais atuante no segmento de águas subterrâneas. "A participação da região Sul tem sido bastante efetiva, tanto em número de empresários, consultores, técnicos, como também palestrantes e pessoas envolvidas com a situação da água subterrânea", lembrou Carlos Eduardo Dorneles Vieira, presidente do Núcleo Paraná. Os participantes aprovaram o evento. "Achei muito bom do ponto de vista técnico e da organização. Um evento muito bem estruturado, repleto de estandes e com palestras de alto nível técnico. Alto nível!", frisou Emanuel Teixeira de Queiroz - DNPM. Já Lourenço Saeta Moia, da H2O Soluções em Água afirmou o encontro foi satisfatório, mas as palestras muito corridas. José do Socorro Batista, presidente do Sindpoços e incentivador do evento no Nordeste disse que o evento foi muito bom. "O sindicato acha que o evento muito válido, mas precisamos popularizar ainda mais a ABAS junto à comunidade".

    Opinião parecida com a de Arnaldo Correia Ribeiro, diretor da Hidrocon que se disse satisfeito com o resultado do Encontro de Perfuradores. "O Núcleo Pernambuco está de parabéns pela realização desse evento. Acho que a ABAS deve se mover em direção à população e ao usuário do nosso serviço, buscando a popularização das águas subterrâneas e acredito que a Associação esteja se enveredando por esse caminho", analisou.

    O encontro também movimentou grandes negócios e trouxe novas tendências. "O evento foi bastante produtivo e elucidativo do seu ponto de vista técnico. Através desse encontro obtiveram-se vários negócios e a oportunidade de conhecer novas tecnologias e tendências nacionais e internacionais", avaliou João Carlos Simanke de Souza, presidente da CTAS - Câmara Técnica de Águas Subterrâneas.

    A Secretaria de Recursos Hídricos do Rio grande do Norte participou do evento através do Dr. Carlos Martins, chefe de gabinete da Secretaria, que destacou a importância da conscientização. "Os estados do Nordeste são secos e nesses locais a água subterrânea desempenha um papel de fundamental importância quando ocorre a escassez das fontes superficiais. É importante lembrar que é a água subterrânea que supre através da exploração dos aqüíferos os carros pipas, que abastecem as áreas onde não existe água superficial de boa qualidade", lembrou.

    Encontro 2003 - O próximo Encontro Nacional de Perfuradores de Poços será realizado no Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa. A expectativa é que o sucesso se repita e traga ainda mais conhecimento ao mercado de perfuração. "Desde 79, quando aconteceu o primeiro evento, observo um interesse maior dos perfuradores e das empresas que trabalham em expandir seus negócios. Esse evento proporcionou um intercâmbio muito grande entre os perfuradores e os fornecedores de materiais. Esse é o grande ganho do encontro!", concluiu Ernani Francisco da Rosa Filho, presidente da ABAS Nacional.

    A seguir você confere a avaliação dos expositores sobre o XII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços em Recife:

Luiz Cláudio Nogueira Leitão - Nahuelco
"O evento é importante porque você consegue rever amigos e clientes que estão distantes da sede em São Paulo. A avaliação dessa feira em Pernambuco é muito boa e agradou a empresa. Hoje a Nahuelco tem a maior diversificação na linha de revestimentos para poços com as linhas de PVC, os filtros espiralados de aço inox e a linha geo-metálica, inclusive temos um filtro em aço inox com acoplamento direto em PVC. O mercado da nossa região deu uma queda, mas a gente está conseguindo sobreviver a essa transição de mercado e o evento ajudou bastante".

José Luciano da Silva - Sidermetal
"Esse é um grande evento do Brasil e participamos pra solidificar o nosso espaço. Já faz um tempo que estamos trabalhando com trépano de botão para percussora e o mercado está exigindo que a gente vá pra roto-pneumática. Por isso estamos colocando no mercado uma linha de bits para roto-pneumática, além de trabalhar com bomba de cavalete que faz a extração d'água movida a energia solar. É um grande reforço para área onde não tem energia elétrica".

Martin Benitez Ramirez - Bombas Anauger
"Muito bom porque tivemos um público bastante definido com relação ao consumo de bombas. Nossa participação foi muito importante nesse evento. A Anauger fabrica bombas submersas vibratórias há 35 anos e no evento lançamos nossa parceria, nossa joint-venture, com o maior fabricante de bombas do mundo, dos Estados Unidos, que nos permite ter uma linha exclusiva de produtos para poços tubulares. São bombas de 4", 6", 8", assim como uma inovação no mercado, uma bomba que utiliza energia solar".

José Roberto Ramos - USF Johnson
"A empresa trouxe dois profissionais americanos para ministrarem um curso sobre poços, projeto de perfuração e recuperação e também apresentamos nossos produtos através do estande. O curso foi um sucesso e o interesse dos participantes por novos produtos e novas práticas de perfuração, superou nossas expectativas. Nossa participação foi muito boa, já que a Johnson tem como carro chefe os filtros para poços tipo espiralados. Estou surpreso com o Encontro de Perfuradores!"

Antonio Carlos Batista Pinheiro - Tigre S.A.
"O encontro mostra que a ABAS está fortemente atuando nesse mercado. A Tigre está iniciando as atividades na linha geo-tigre e portanto somos novos nesse segmento, por isso queremos apresentar soluções para o setor de perfuração de poços nos mesmos padrões dos outros produtos Tigre. Foi importante a empresa estar em Recife e esse foi o segundo ano que a Tigre participou da feira".

Clenildo Farias Dantas - EBM
"Ano a ano (a EBM participa desde 95) notamos uma evolução positiva do evento, seja nos negócios, nos contatos, nas amizades, enfim, em tudo que a feira propicia que são os contatos comerciais e o congrassamento das relações. Temos a bentonita fungel PA destinada exclusivamente para perfuração. É um produto com ampla aceitação e tradição no mercado. Nesse evento apresentamos o produto com nova embalagem, mais atualizada, design moderno, mas oferecendo o mesmo padrão de qualidade".

André Araújo - Atos
"É a primeira vez que participamos do encontro. Já atuamos em diversos segmentos da área de automação, manufatura, energia, telecomunicações, química e área de saneamento onde a gente vendeu várias tecnologias, mas estamos iniciando agora nossas atividades com o setor de perfuração. Nosso produto gerencia e analisa a água que está sendo captada, verificando os parâmetros elétricos e dinâmicos do poço, tipo nível estático, nível dinâmico, temperatura, vazão, vazão específica. Para gente foi de grande valia abrir novas perspectivas e nossa primeira participação acabou superando as nossas expectativas".

Maraísa Teixeira - Vlaper
"A Vlaper ficou muito feliz com o evento. Tivemos várias visitas, além de importantes contatos. A procura pelos nossos produtos foi muito grande por parte dos participantes. O Cap Injetável se destacou entre os produtos Vlaper porque apresenta uma resistência maior. Ele é injetado e portanto é uma peça única. Não existe nem uma cola ou solda. A resistência desse material a qualquer efeito mecânico é muito superior ao cap convencional. Se negociações foram boas?? Maravilhosas!"

Klaus Hendrilksen - Wurth Energia Solar do Brasil
"Ficamos muito satisfeitos com o encontro. Nossa especialidade é energia fotovoltaica, ou seja, transformação de energia solar em energia elétrica. Esse é um campo novo no Brasil e fizemos ótimos negócios durante o evento, visto que o maior problema brasileiro na atualidade é a falta de energia elétrica. A intenção é fabricar num futuro próximo as células fotovoltaicas aqui no país, mais precisamente no Nordeste ou em Manaus. O diferencial da nossa empresa é mostrar o bombeamento da água através da energia solar".

Marisa Watts - Compesa
"A Compesa viu no evento uma excelente oportunidade de mostrar aos componentes da feira e participantes do seminário as obras e atividades que vem desenvolvendo em Recife. Através da perfuração de poços tubulares, a Compesa abastece determinadas localidades do Estado e foi pertinente a participação no Encontro Nacional de Poços. Parte das obras estão concluídas e outras em fase de acabamento".

Valdir Santo - Bombas Leão
"A Bombas Leão está presente em todos os eventos que ABAS promove. Estou muito satisfeito com a boa visitação. A Leão no segmento de bombas submersas é a líder absoluta do mercado. Hoje, temos a maior linha de produtos para poços artesianos, o que nos dá a tranqüilidade de liderança do mercado. Nos eventos sempre estamos mostrando novos produtos, novas tecnologias, mostrando a evolução do nosso segmento. Lançamos recentemente um equipamento totalmente em aço inox, modelo 4RI, que atende uma faixa de vazão de 300 litros até 13 metros cúbicos com bombeador totalmente em aço inox. O equipamento foi lançado na feira anterior e aproveitamos esse encontro para fortalecer nosso produto".

Nelson Reginato Canto Jr. - Ebara
"A participação da Ebara foi fundamental nesse evento porque partilhamos do conceito de preservação da água subterrânea. A nossa linha de produtos visa o atendimento aos poços e dentro desse enfoque a Ebara participa de uma maneira bastante ativa desses encontros. Durante o evento lançamos os modelos BPS, bombas desenvolvidas em nossa fábrica no Brasil, visando a modernização e buscando novas tecnologias e a satisfação dos clientes. Essas bombas possuem um polímero especial com alta resistência ao desgaste e a abrasão, prolongada dessa maneira a vida útil do bombeador".

"A ABAS atende profissionais realmente da nossa área e com isso podemos divulgar melhor o nosso produto"

Bruno Luiz Santoni - Maquesonda / Sondadrill
"O evento serve pra reencontrar clientes e fazer novos contato. Toda participação no estande é importante pra fortalecer e gravar a nossa marca e ter uma conversa mais informal com o cliente. Nossos produtos tem tudo a ver com essa feira, a Sondadrill vende diretamente martelos e bits, que são produtos de consumo. A Maquesonda já vende um bem de capital que são as máquinas de perfuração".

Hildeberto Rodrigues da Silva - EBAPE
"Foi um prazer participar da feira da ABAS e a Ebape se propôs a informar os congressistas e população sobre o trabalho que desenvolve nessa área de águas subterrâneas, informando sobre o cadastro de todos os poços artesianos do estado de Pernambuco. Nós pudemos fornecer aos clientes que passaram pelo estande, informações sobre os poços artesianos de qualquer município do estado. Nosso cadastro de poços é fundamentado em dados e trabalhos realizados a partir dos poços oficiais".

Engenheiro Newton Van Der Linden - Tele-Água
"Nosso equipamento destina a proteção de poços artesianos. Ele monitora as condições de operação da bomba, protegendo contra aquecimentos e variações de redes elétricas, variações no nível, permitindo que você tenha um total controle do sistema. Os profissionais da área de perfuração se interessaram bastante porque o equipamento não tem similar, pelo menos por enquanto, na nossa região. A procura que já estava sendo grande, aumentou com o evento".

Davi Romeiro Paré Filho - Corr Plastik
"Acredito na divulgação e na participação efetiva no mercado. A gente já trabalha com os filtros geotécnicos há um bom tempo e agora estamos apresentando uma linha de polietileno, que na verdade é uma continuidade também para o saneamento básico e a irrigação.
É um mercado em crescimento que ainda não tem a mesma penetração que o PVC".

Vilmar Rezende Pereira -Amanco Brasil
"A Amanco sempre prestigia a ABAS nesses eventos porque atende profissionais realmente da área e com isso podemos divulgar nosso produto. A Amanco tem uma participação ativa com uma equipe de vendedores de todo o Brasil e divulgamos nossa marca através de catálogos e palestras técnicas".

Eduardo Azevedo - KSB
"Uma feira muito boa pelo movimento de pessoas de diversos estados e fornecedores de equipamentos ligados à área. A KSB está divulgando o lançamento de suas bombas para aumentar a participação no mercado. Os diferenciais das bombas KSB são os motores em aço inoxidável e em bronze. São bombas submersas na linha de 6". Os participantes mostraram boa aceitação e satisfação com os lançamentos".

Mirian Fonseca - Kyocera
É extremamente importante a participação da Kyocera nesse evento da ABAS, até porque a Associação é a grande entidade representativa de um mercado bastante interessante, que é a área de perfuração. Nosso interesse é área de bombeamento. Nossa bomba tem uma fabricação especial em bronze, motor de corrente contínua, então ele não precisa de inversor do módulo pra a bomba. A operação é feita com energia solar através de um sistema completamente independente sem operação do usuário, módulo bomba e controlador".

Áureo Levy - Indústria Yvel
"Pra Yvel esse evento foi muito bom por conta da participação dos perfuradores de poços. Trabalhamos com cata-ventos que são os principais produtos da empresa. São cata-ventos para puxar água, bombas manuais e instalação de bombas submersas. Hoje com o racionamento, as vendas de cata-vento sofreram um aquecimento de 50%. O produto é uma maneira de fugir do racionamento e economizar energia, já que a bomba funciona através da energia eólica".

Apolo Oliva Neto - Drill Center
"Como empresário digo que os congressos e encontros da ABAS são excelentes vitrines para a Drill Center, gerando muitas oportunidades de negócios, uma vez que atuamos a nível nacional. Como técnico, tenho a oportunidade de reciclar meus conhecimentos e de entrar em contato com o que existe de mais novo no nosso setor. Pessoalmente, é nestes eventos que reencontro muitos amigos que atuam, assim como eu, no setor de águas subterrâneas e que a maioria só tenho a chance de rever uma vez por ano, além do que, sempre faço novas amizades. Como membro da ABAS participar destes encontros é uma das formas de cumprir meu dever, colaborando para a divulgação e consolidação da água subterrânea como recurso estratégico, e fortalecendo nossa associação. Por todos estes motivos, não perco um!"

Sandro Jorge Silvestre - Druck Brasil
"Essa é o primeiro encontro de perfuradores que a Druck participou e foi importante porque apresentamos nosso produto que é específico para uso em poços artesianos. O principal produto apresentado na feira foi um sensor de pressão utilizado para medir continuamente o nível da água de poços artesianos. Instalando esse sensor no poço, o perfurador tem a oportunidade de monitorar através de um indicador digital ou sistema de controle, o que acontece com o nível d'água. A área de perfuração de poços ainda é nova para nós".

Délcio Guimarães - Dancor
"Além de expormos numa feira especializada para perfuradores de poços, tivemos a oportunidade de trazer ao conhecimento dos participantes a nossa vasta linha de produtos. Há 10 anos participamos do evento e temos na ABAS uma grande parceira. A Dancor está com uma linha totalmente nova com diversos lançamentos de motores, novos produtos pra deslocamento de água e nova linha de bombas submersas. Inclusive lançamos os motores para bombas submersas rebobináveis que vai atender nossa extensa clientela do Nordeste".

João Alberto Barbosa e Silva - Prohidro
"A Prohidro se sente muito honrada em participar desse evento, como em outras ocasiões em Salvador, Fortaleza e São Paulo, a empresa tem estado sempre presente e só tem a agradecer a ABAS pela realização das atividades. Para o Nordeste foi muito bom porque a mídia esteve atuante em relação à conscientização das águas subterrâneas".

Rodrigo Canto Martensen - Lequip
"A Lequip trabalha com martelos de fundo, máquinas para poços artesianos e produtos de alta tecnologia. Nossa linha de martelos de fundo possui lubrificação mínima e esse produto tem demonstrado bastante eficiência na região brasileira, operando em mineração e poços artesianos. A performance do produto está em contínuo desenvolvimento e este ano estamos lançando uma linha nova de 6". Os clientes gostaram das novidades".

Dirne Vilaça Ribeiro - Steroc Indústria e Comércio Ltda.
"A Steroc Indústria e Comércio Ltda. é uma empresa fundada desde 1988 e iniciou suas atividades produzindo seccionados para perfuração a céu aberto e também subterrânea. Dentro do nosso planos de investimento para o período de 2001/2002 nós temos a intenção de investir fortemente na perfuração de poços artesianos e principalmente na utilização de bits. No evento fizemos uma parceria com a Hidrogil que tem desenvolvido um trabalho muito forte nesse segmento de mercado. A empresa é 100% nacional, sediada no município de Diadema, no estado de São Paulo".

David Mendonça Pereira - Technomine
"A participação da Technomine foi institucional a título de fortalecer a marca e fazer contatos. A empresa trabalha com as linhas de percussão e rotopneumática. Estaremos lançando algumas novidades para o fim do ano que serão os martelos de 2" e 1,5", utilizados em materiais de 56 e 65mm. São martelos destinados às pesquisas geológicas, pedreiras e alguns na área de poços artesianos de pequeno porte".

Gianluca Néri - Coverco
"Fiquei satisfeito com a organização do evento, mas alguns aspectos poderiam ser melhorados, como maior publicidade da feira, sinalização do encontro e divulgação dos horários das sessões técnicas. Os produtos Coverco tiveram grande aceitação e fizemos excelentes negócios".

Aurélio Gomes - Cobrasper
"É importante para a Cobrasper divulgar seus equipamentos porque nossa empresa é relativamente nova. Através desse evento conseguimos divulgação dos equipamentos no mercado. Hoje, a Cobrasper tem uma linha completa de equipamentos para perfuração. São sondas rotopneumáticas e uma linha de rotativas produzidas no Brasil".

Nelson Ganaes - Perenne
"Esse é um evento técnico então há muito intercâmbio de informações e tecnologias novas. É uma possibilidade que existe ano a ano de trocar experiência da área de água subterrânea. Nós somos tradicionais fornecedores de dessalinizadores de água e a novidade é um purificador de água pelo mesmo processo do dessalinizador. É uma novidade para o mercado de água de uso doméstico".

Rogério Macen - Sampla
"A Sampla juntamente com a Tipsa, uma empresa espanhola participou do encontro para alavancar novos negócios. O Brasil é um mercado muito interessante e em expansão. Acreditamos no mercado e estamos otimistas com os negócios realizados nessa feira. Apresentamos os tubos flexíveis para poços tubulares, na verdade tubo edutores com a vantagem de não corrosão, facilidade de montagem e desmontagem e vida útil longa".

Benjamin Vasconcelos Neto - Corner Nordeste
"Avalio como uma oportunidade muito boa e superou nossas expectativas, tendo em vista o grande número de empresas e participantes. O setor de perfurações está passando por um grande problema a nível nacional que é a continuidade de obras e serviços, tendo só o aspecto da sazonalidade das demandas que ficam condicionadas ao clima e política. Eventos desse tipo ajudam a dar evidência ao setor de perfuração".

Nelson Lima - Waterloo
"A Waterloo, uma empresa líder mundial no desenvolvimento de software para águas subterrâneas não podia deixar de participar do encontro. Nosso presidente é brasileiro e vem incentivando há muito tempo o desenvolvimento de ferramentas que possam avaliar melhor os nossos recursos naturais. Nós apresentamos uma linha de software de modelamento matemático, hidroquímica, testes de bombeamento e programas que vão ajudar o geólogo dinamizar o seu trabalho".

José Lázaro Gomes - Prominas
"A Prominas trouxe a R1HB que é sonda com as características técnicas da R1H, nosso top de linha, porém com preço competitivo. A Prominas está oferecendo um equipamento de um custo menor, com rendimento do equipamento tradicional que é o R1H".

Álvaro Magalhães Júnior - System Mud
"A System Mud está desenvolvendo um trabalho de divulgação da sua linha de produtos e os eventos anuais da ABAS proporcionam a congregação do Brasil todo. É uma ótima oportunidade de expor os produtos. A System Mud expôs fluidos de perfuração, produtos químicos para tratamento de poços, desenvolvimento e isolamento sanitário para construção de poços artesianos e complementação".

Ivan Marinho - Kukje do Brasil
"A Kukje lançou novos equipamentos no país, inclusive nosso carro-chefe é o equipamento de perfilagem óptica, que filma os poços desde a perfuração, mostra vazamento e rachadura em filtro. Na verdade é uma espécie de perícia. É um equipamento sofisticado, com controle remoto e preço acessível para os perfuradores e empresas. Recife nos recebeu muito bem e o nosso estande foi muito visitado. A gente não esperava que a receptividade seria tão grande".

Antonio Miranda - Grundfos
"É muito importante pra Grundfos participar desse evento, uma vez que ainda estamos sendo introduzidos no mercado brasileiro e conseqüentemente precisamos divulgar as qualidades, inovações e eficiência dos nossos produtos. O enfoque principal da Grundfos na feira, foi a apresentação de uma linha completa de bombas para poços e equipamentos relacionados ao gerenciamento dos produtos".

Anderson Andrade - Sandvick
"O evento foi bastante proveitoso e repleto de grandes negócios. A Sandvick apresentou na oportunidade o martelo Mission 6, que é mais leve, curto e fura mais rápido, tendo uma agilidade em torno de 30% maior em relação aos produtos convencionais. O produto teve excelente aceitação".

Fernando Pereira - Resmat Parsch
"Nossas mangueiras para poços artesianos ainda são novidade no mercado e nossa empresa teve uma excelente participação nesse evento. É um produto com vida útil longa, substitui o tubo de aço indutor, não sofre corrosão, não sofre incrustação e traz um ganho de energia elétrica pela baixa perda de carga, enfim é um produto com excelente custo benefício e com facilidade de instalação e manuseio. Olha, fizemos excelente contatos!"

Glamour e requinte no jantar de confraternização

    O jantar de confraternização promovido pela Ebara, em comemoração ao XII Encontro de Perfuradores de Poços foi um grande sucesso. O anfitrião Nelson Reginato Canto Jr, diretor comercial da empresa deu uma verdadeira aula de etiqueta e cordialidade junto aos seus convidados, arrancando elogios de todos os presentes.O jantar foi realizado no Arcádia Recepções, no bairro Apipucos, com muito glamour, requinte e extremo bom gosto. O whisk fez a alegria dos marmanjões de plantão, assim como o cardápio variado e apetitoso deixou os presentes com água na boca e gostinho de quero mais. Na entrada, destaque para o crepe de aratu ao molhos de camarão e maracujá. Um verdadeiro manjar dos deuses!

    Uma confraternização agradável, animada pela Banda Super Oara, de Recife, que empolgou o público presente com ritmos alucinados de boleros, anos 60, discoteca, Beatles, MPB e claro, o tradicional forró. A grande estrela da banda é um senhor, carinhosamente chamado de Zé Boquinha, que embalou diversas melodias sem perder o ritmo ou alterar a voz. Profissional!

    Aproveitando a página você também confere alguns clicks da abertura do XII Encontro de Perfuradores de Poços, no Centro de Convivência de Olinda. Pra você que não foi, divirta-se e morra de inveja...

Conferências: participação e interatividade

Conferências, sessões técnicas, cursos e mesas redondas garantem o grande nível técnico e atualização das discussão em torno da perfuração de poços

    Durante o encontro foram ministradas seis conferências realizadas na sala Beberibe, do Centro de Convenções de Olinda. Os temas foram "Locação do Poço no Aqüífero Fissural", de Edilton Carneiro Feitosa; "Fluido de Perfuração - O Uso de Inibidores de Argilas como Solução de Problemas de sondagem, ministrada por Eugênio Pereira; "Interpretação e Ensaios de Bombeamento, de João Manoel Filho; "Monitoramento e Gerenciamento de Sistemas de Produção de Água Subterrânea", ministrada por Hélio Paiva Macedo de França, "Interpretação de Análise de Água, Informações e Cuidados para Interpretações Analíticas Físico-Químicas e Bacteriológicas, Análises em Amostras de Água Procedentes, Representativas e Coerentes, de Eduardo da Silva Franca e "Potencialidades dos Aqüíferos do Nordeste do Brasil", de Aldo da Cunha Rebouças.

    "A participação foi boa, mas esperava um público maior. Talvez seja porque a química ainda não seja uma ciência muito aceita. Em minha conferência abordei dois aspectos: análise química encarada como consultoria e apresentação de uma ferramenta química para determinar problemas em poços", disse Eduardo da Silva Franca.
Já a conferência "Fluido de Perfuração" foi muito concorrida e teve grande participação de público. "A minha conferência gerou um interesse muito grande, tanto que tive pouco tempo disponível para responder as perguntas que chegavam aos montes. O presidente da mesa precisou interromper e o meu tempo estourou", lembra Eugênio Pereira.

    Mesa redonda - Foram realizadas quatro mesas redondas durante o encontro. A primeira, "Mercado atual da Perfuração de Poços, teve como apresentador Arnaldo Correia Ribeiro, João Alberto Oliveira Diniz e Marcos Aidar como debatedores. "Tivemos uma participação extremamente significativa", avaliou Arnaldo. A segunda mesa redonda teve como tema "A Legislação de Águas Subterrâneas e Gerenciamento de Aqüíferos", apresentada por Waldir Duarte Costa e tendo como debatedores João Carlos Simanke de Souza e Maria de Fátima Guimarães Gouveia. "Essa discussão foi muito importante porque consegui aprimorar alguns conceitos e isso com certeza vai ter um reflexo no trabalho da Câmara Técnica de Água Subterrânea, na qual eu presido", informou Souza.

    As outras conferências foram "Completação de Poços" e "Atividades Impactantes em Áreas de Explotação de Águas Subterrâneas". A primeira teve como apresentador, Jairo Fonseca Leite e como debatedoress Jales Tinoco Sobrinho e Francisco Bernivaldo Carneiro. Na segunda, a apresentação foi de Itabaraci Nazareno Cavalcante e Alarico Mont' Alverne e Ana Cláudia Accioly, como debatedores. "As mesas redondas que participei, tanto como debatedora como ouvinte, foram bem movimentadas, e as experiências citadas em cada estado serviram de exemplos para os outros. Na área em que atuo, hidrogeologia ambiental, foram apresentados trabalhos passíveis de aplicação imediata", alegra-se Ana Cláudia Accioly, debatedora.

    A manhã foi destinada aos cursos, realizados no Internacional Palace Hotel. Os temas foram os seguintes: "Operação e Manutenção de Poços" (Antonio Jorge de Figueiredo), "Sensoriamento Remoto Aplicado a Prospecção de Água Subterrânea" (Sergio Montezuma Guerra) e "Problemas com Poços - "Causas e Soluções" (Thomas Hanna e Mike Mehmert) . "O tema teve uma participação significativa e muito interativa, tanto que a UFC - Universidade Federal do Ceará, CPRM Teresina e uma instituição do Maranhão estão bastante interessados no curso", diz satisfeito Sérgio Montezuma Guerra.

    Olho: A participação foi boa, mas esperava um público maior. Talvez seja porque a química ainda não seja uma ciência muito aceita.

    Box: Empresas Expositoras - Várias empresas expositoras aproveitaram a oportunidade e ministraram palestras no Centro de Convenções de Olinda. A intenção foi apresentar novas técnicas e produtos. Ao todo estavam programadas 12 palestras para os 3 dias de eventos. Na segunda-feira (15/10), as empresas Resmat Parsch, Drill Center, Druck Brasil e Coverco apresentaram temas variados concomitantemente em quatro salas do local. Na terça-feira (16/10) foi a vez das empresas Grundfos do Brasil, Atos Automação Industrial, EBM e Sidrasul. "Abordamos a relação martelo de fundo e compressor. A palestra foi ministrada pelo engenheiro Gregório Vasquez e achamos muito importante esse espaço para o expositor. É muito válido e seria interessante ocorrer nos próximos eventos. A participação do público foi muito boa porque não utilizamos o espaço para fins comerciais e sim informações técnicas e de grande interesse para o nosso setor", avaliou Carlos Borelli, diretor comercial da Sidrasul.

    Na quarta-feira (17/10) estavam programadas quatro palestras mas foram realizadas apenas três, realizadas pelas empresas Kyocera Solar do Brasil, CPRM - Serviço Geológico do Brasil e Anauger. A palestra da System Mud acabou não acontecendo e se tornou um bate-papo informal. "Tivemos uma série de imprevistos e por falta de uma maior divulgação da palestra, resolvemos realizar um bate-papo informal com as pessoas presentes", informou Álvaro Magalhães Júnior, diretor comercial da empresa.

Perfuradores querem maior divulgação das águas subterrâneas

    Profissionais discutiram a regionalização, a divulgação da água subterrânea e perfuração dos poços tubulares através de propagandas e matérias nos meios de comunicação

   Por ocasião do XII Encontro Nacional de Perfuradores em Recife, os perfuradores, fabricantes e revendedores de produtos e equipamentos do setor se reuniram com o objetivo de discutir estratégias para o fortalecimento do mercado de perfuração de poços tubulares profundos no Brasil. A reunião aconteceu no dia 17 de outubro, no Centro de Convenções de Olinda. "Essa é uma discussão antiga dentro da ABAS, mas todas as tentativas se tornaram infrutíferas por falta de apoio financeiro, o maior obstáculo observado", explicou José Roberto Ribeiro, diretor da Geoeste.

    A discussão teve origem por ocasião da mesa redonda "Mercado Atual e Futura da Perfuração de Poços", apresentada por Arnaldo Correia Ribeiro, diretor da Hidrocon, na Bahia. "É necessário a organização e buscar ações para fortalecer os negócios do setor", afirmou Arnaldo.

    Através da exposição ficou claro que:

    ¨O mercado de perfuração de poços encontra-se em ascensão no Brasil, quer seja pelo setor público ou privado. De certa forma, há muita demanda reprimida no setor.

    ¨ Há uma proliferação de empresas oportunistas na busca desse mercado, que por falta de escrúpulos éticos/comerciais e ou pela condição de empresas temporárias, competem de forma desleal, empurrando os preços para baixo executando serviços de baixa qualidade técnica e comprometendo a curto prazo o produto água subterrânea.

    ¨Falta de uma articulação dos agentes atuantes. O mercado se mantém de uma forma irregular, com concentrações de serviços nos períodos da seca, que dificulta uma política de investimentos em equipamentos e pessoal.

    Reunião - Após essa exposição, foi designada uma comissão mista entre perfuradores e fabricantes, para apresentação e desenvolvimento de ações necessárias para reverter o atual quadro. Várias proposições foram apresentadas no sentido de angariar recursos para a constituição de 'fundo específico' dentro da ABAS. Dentre as ações propostas, foram discutidas as seguintes sugestões:

     ¨Contratação de um secretário executivo, que trabalharia em tempo integral para a consecução desses objetivos. Este profissional deverá ter um perfil bastante dinâmico, com algum conhecimento do setor, e com habilidade suficiente para levar a cabo a missão de alavancar recursos para o setor junto aos órgãos públicos e privados.

    ¨Contratação de um lobista lotado em Brasília que faria gestão junto ao Congresso e aos órgãos de decisão.

    ¨Criação de um boletim informativo para o usuário com tiragem mínima de 50.000 exemplares, dirigido às prefeituras, cias de saneamento públicas e privadas, principais órgãos de projetos estaduais e federais, grupos privados industriais, grandes construtoras;

    ¨ Contratação de assessoria de imprensa, para acompanhamento nos eventos e divulgação do setor junto a grande mídia, divulgando as vantagens das águas subterrâneas,

    ¨ Cooptar parlamentares que possam ser nossos porta-vozes no Congresso, municiando-os de informações e convocando-os para nossos eventos no intuito de estreitamento de relações com o setor.

    Os perfuradores também discutiram a necessidade da criação de sindicatos dos perfuradores em todos os estados para ajudar nas articulações e fortalecimento da classe. Todos os presentes decidiram fazer uma gestão junto a ABAS com os seguintes enfoques: elaboração de materiais de divulgação como folders, fita de vídeo, cd-room, etc; nos eventos nacionais, dar grande enfoque aos líderes de opinião, tanto a nível municipal, estadual e federal; e cobrar resultados da decisão do Conselho Deliberativo sobre a criação do selo de qualidade. Sem uma qualificação das empresas de perfuração, e até mesmo alguns fabricantes, o setor não evoluirá a contento.

    A comissão já começou a trabalhar com as propostas e a intenção é colocar várias ações em prática a partir do próximo ano.

Assembléia Geral decide: Rio de Janeiro vai sediar
próximo encontro de Perfuradores

    O Rio de Janeiro, conhecido no mundo todo como a cidade maravilhosa será a sede do próximo Encontro Nacional de Perfuradores, que acontece em 2003. O local foi escolhido durante a assembléia geral extraordinária, realizada no encerramento do XII Encontro Nacional de Perfuradores, em Recife. Confira a Ata da Assembléia Geral Extraordinária da ABAS de 17/10/2001:

    Aos dezessete dias do mês de outubro de dois mil e um, realizou-se em segunda convocação nas dependências do Centro de Convenções de Pernambuco, a Assembléia Geral Extraordinária da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, convocada com o fim de decidir a sede do próximo Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Aberta pelo presidente, a reunião foi passada a palavra a André Monsores, representante do Núcleo do Rio de Janeiro, que confirmou a candidatura da cidade do Rio de Janeiro para sediar o próximo Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Foi aprovada a escolha da cidade para a realização do XIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços a se realizar no ano de dois mil e três. A seguir foi passada a palavra a Geraldo Melo, de Natal, que manifestou interesse de reunir sócios e fundar o núcleo do Rio Grande do Norte e, posteriormente, postular a realização do Congresso da ABAS a se realizar no ano de dois mil e quatro. Foi lembrado pelos presentes de que, enquanto não houver a criação do núcleo, o estado pertence ao Núcleo Pernambuco a quem caberia a candidatura e de que a candidatura definitiva tem que ser encaminhada e aprovada durante a Assembléia Geral Ordinária a se realizar durante o Congresso de Florianópolis. Waldir faz uso da palavra para comunicar as linhas gerais do documento sobre a competência da legislação de águas subterrâneas que ficou incumbido de apresentar pelo conselho em reunião realizada no dia anterior. O documento que será encaminhado ao Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho e aos senadores defenderá a permanência da competência nos estados, ficando para a esfera federal somente os aqüíferos fronteiriços. Esta postura foi aprovada e a comissão ficou de dar uma redação final ao documento. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião.

    O documento que será encaminhado ao Ministro do Meio Ambiente e aos senadores defenderá a permanência da competência nos estados, ficando para a esfera federal somente os aqüíferos fronteiriços.

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados