Palavra do Presidente

Embora situações adversas aos desejos da população como um todo, seja no Brasil como em alguns países do globo, é neste mês de dezembro que comemoramos a paz e que desejamos sucesso profissional, boa saúde e melhores condições de vida a todos.
Neste ano de 2001, a ABAS através de seus núcleos realizou eventos importantes em todas as regiões do Brasil. Crescemos com isto porque mais uma parcela dos tomadores de decisões tiveram a oportunidade de conhecer e reconhecer a importância das águas subterrâneas para o desenvolvimento do Brasil. As pesquisas desenvolvidas nas universidades públicas sofreram um "recesso" por conta da falta de sensibilidade do governo federal; não somente os cursos de graduação, mas também os de pós-graduação paralizaram suas atividades por um tempo excessivamente longo, prejudicando a formação de novos profissionais. Temos que pensar com responsabilidade de que trata-se de "águas passadas" e tentarmos recuperar o tempo perdido.
O crescimento do Brasil há de ser retomado por meio de investimentos na nossa área de atuação, pesquisa e execução de obras para captação de águas subterrâneas com critérios técnicos, porque temos a segurança da importância deste setor para o país como um todo. Não se trata de corporativismo, mas sim, uma das formas de acelerarmos o desenvolvimento para a melhoria da qualidade da população.
Não há dúvidas de que juntos poderemos levar adiante a proposta dos fundadores da ABAS. Para isto torna-se necessário agregar forças entre nós mesmos e com todos os setores da sociedade.


A ABAS, desde a sua fundação, nunca deixou de realizar atividades em benefício da sociedade como um todo. O caminho, incluindo esclarecimentos aos leigos, é longo e só pode ser realizado com o empenho de cada associado. É neste sentido, que a atual diretoria gostaria de firmar posição reafirmando compromisso de defender propostas de modernidade, trabalho e empenho para alcançar e beneficiar os setores que atuam no mercado das águas subterrâneas.
A todos os colegas que fazem a ABAS, desejamos um feliz natal e um ano novo próspero.

Ernani Francisco
da Rosa Filho