System Mud realiza curso no Paraguai

    A System Mud Produtos Químicos Ltda, empresa especializada em Fluidos de Perfuração, ministrou curso teórico e prático durante o II Simposio Paraguayo de Geologia y III Simposio Paraguayo de Aguas Subterraneas y Perfuração de Pozos. O evento foi realizado em Assunción, no período de 26 a 30 de novembro. O curso obteve participação de técnicos e encarregados das principais empresas de perfuração daquele país. Concomitante a explanação teórica procedeu-se a perfuração de um poço de 30 m no próprio local do evento, a Secretaria do Meio Ambiente. Os participante puderam assim comprovar na prática os fundamentos teóricos sobre Fluidos de Perfuração através da aplicação e monitoramento dos produtos.

    A formação geológica local, tipo multicamada, alternando argilas e areias, prescreveu a utilização de fluido polimérico composto por viscosificante e inibidores de argilas, que permitiram um avanço rápido por não haver enceramento de broca e um controle de peso, filtrado e reboco bastante rigoroso. No final, os participantes demonstraram-se plenamente convencidos da eficiência e vantagens dos fluidos a base de polímeros, já que até então os fluidos no Paraguai eram a base de bentonita.

Wincaps: avaliação da perfuração de poços

    A Grundfos desenvolveu uma ferramenta eletrônica que permite ao perfurador selecionar várias situações da perfuração em relação ao custo/benefício da obra. Entre elas estão os custos de vida útil das bombas, investimento inicial, exploração, manutenção, economia de energia e outros componentes menos importantes. "Nossa intenção é mostrar que as bombas Grundfos nem sempre são mais baratas que as concorrentes, mas o conjunto de benefícios tornam nosso produto mais qualificado. O wincaps é uma ferramenta eletrônica que permite ao perfurador verificar as vantagens dos nossos produtos", explicou Antônio Miranda, diretor da empresa.

Empresa investe na recuperação de brocas tricônicas

    A Ciclo é a mais nova empresa voltada ao mercado de perfuração de poços, no ramo de brocas tricônicas em Salvador. Fundada no mês de outubro, a empresa emprega um técnica de recuperação desenvolvida há mais de 23 anos. "Recuperamos a broca tricônica do petróleo e repassamos para água. É um processo de solda junto com jateamento de areia, lubrificação e pintura, que deixa a broca com 80% a 90% de vida útil", informou Luciano Dantas, gerente comercial da empresa.

CORSAN-SURHMA realiza treinamento de campo para Fluidos de Perfuração

Os resultados finais do trabalho demonstram que o treinamento obteve resultados muito positivos

    A SURHMA (Superintendência de Recurso Hídricos e Meio Ambiente), setor especializado em perfuração de poços da CORSAN, realizou no período de 20 a 22 de novembro, um curso prático visando a reciclagem de técnicos e pessoal de campo para a área de Fluidos de Perfuração. O treinamento foi ministrado pela System Mud Produtos Químicos e acompanhou a construção de poço no Município de Arambaré (RS), nas margens da Lagoa dos Patos. Os participantes puderam proceder in loco a programação, aplicação e monitoramento dos fluidos com tecnologia moderna e procedimentos adequados.

    Os trabalhos contaram com a supervisão dos geólogos Ney Motta, da CORSAN e Eugênio Pereira, da System Mud. Os dados finais da obra relacionados a seguir demonstram que os resultados foram bastante positivos:

Poço ARA 04
NE = 3,68 m
ND = 29,01 m
Vazão = 80,40 m3/h
Prof. da bomba = 31m

Ebara reestrutura atuação no mercado de perfuração

    A Ebara está entrando em uma nova fase e reestruturando a sua atuação no mercado. Dentre as mudanças está a indicação de Nelson Canto Júnior para incorporar também o cargo de diretor comercial da empresa. "Sou um funcionário de carreira e há 12 anos atuava na diretoria de produção. Agora passo a acumular também a diretoria comercial. É um desafio!", diz satisfeito Nelson.

    A área comercial da Ebara reserva novidades para os próximos meses com o desenvolvimento de produtos para a satisfação do cliente de uma maneira geral.

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados