Retrospectiva 2001: água subterrânea em destaque

O ano de 2001 foi marcado pelo baixo investimento no setor de perfuração e pela crescente discussão das águas subterrâneas em todo o mundo

    O setor de perfuração enfrentou grandes dificuldades no ano de 2001, principalmente econômica devido a falta de investimento das iniciativas pública e privada. Os perfuradores porém, detectaram uma pequena melhora no segundo semestre, o que garantiu as festividades de final de ano da categoria. Os principais problemas identificados pelos profissionais são falta de investimento em obras permanentes e incentivo do governo.
"Esse foi um ano difícil com muitos altos e baixos! Alguns meses sobravam serviços, outros faltavam. A Leão Poços trabalhou com 40% da sua capacidade, mas nesse final de ano temos percebido algumas concorrências, o que tem nos animado muito a título de Brasil", disse Lauro Tormem, sócio-gerente da Leão Poços. Opinião parecida tem José do Socorro Batista diretor da Prohidro de Recife e presidente do Sindpoços, Sindicato de Perfuradores de Pernambuco. "A falta de uma política de abastecimento do governo prejudicou muito a perfuração na região Nordeste. A melhora só aconteceu depois de julho, mesmo assim estou muito otimista! Acredito que 2002 será o ano da perfuração!", destacou.

    A região Sudeste também enfrentou problemas com a instabilidade da economia brasileira e depois com a crise do apagão. "Esses problemas acabaram prejudicando o mercado das perfurações no Estado de São Paulo, de maneira que o investidor preferiu cancelar, postergar ou transferir os investimentos na construção de poços. A Hidrogesp teve um crescimento de 25% em relação ao ano passado, mas um crescimento abaixo da nossa expectativa", explicou Marco Pfeifer, diretor comercial da empresa.

    Já as águas subterrâneas tiveram um ano repleto de conquistas com a criação da ANA - Agência Nacional de Águas, estabelecimento do fundo de recursos hídricos e criação da CTAS - Câmara Técnica de Águas Subterrâneas. "A discussão da água subterrânea nunca esteve tão em evidência e não podemos deixar de destacar a importância do projeto Aqüífero Guarani, que colocou em destaque a discussão do recurso hídrico subterrâneo em todo o mundo", avaliou Mario Wrege, vice presidente da ABAS.

    O ABAS INFORMA esteve presente durante o ano todo documentando e acompanhando todos os fatos marcantes. Acompanhe a Retrospectiva 2001:

    Janeiro - Posse da nova diretoria da ABAS, encabeçada pelo professor e geólogo Ernani Francisco da Rosa Cruz. A primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo da nova gestão foi realizada em São Paulo com o propósito de discutir ações para a democratização da entidade. Comunidade das águas subterrâneas se mobiliza para conscientizar a população sobre a importância dos recursos hídricos. ABAS INFORMA publica trabalho do pesquisador Eurico Zimbres sobre a contaminação dos aqüíferos por esgotos domésticos, aterros sanitários e vazamentos de produtos químicos.

    Fevereiro - ANA - Agência Nacional de Águas inicia atividades em Brasília. Rede Globo inicia série de reportagens sobre águas subterrâneas, no programa Globo Ecologia. CNRH - Conselho Nacional de Recursos Hídricos cria a Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS), para oferecer suporte à gestão integrada dos recursos hídricos. João Carlos Simanke de Souza é eleito o presidente da entidade. ABAS INFORMA discute o perigo da contaminação das águas subterrâneas através dos cemitério. O problema mundial abriu várias discussões e a matéria serviu de base para pesquisas e trabalhos de universidades.

    Março - Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto-Princesa, nas Filipinas é o único Patrimônio da Humanidade, com destaque para a proteção das águas subterrâneas. Dia Mundial da Água é comemorado no Brasil com o desafio de mudar os hábitos dos grandes centros populacionais, para proteção e sobrevivência das águas subterrâneas e superficiais. Mulheres provam que são o "sexo forte" no mercado das águas subterrâneas. Vencendo os preconceitos, mostrando capacidade e dedicação, as mulheres conquistam seu espaço no segmento da geologia.

    Abril - Shell de Paulínia, interior de São Paulo, é acusada de contaminar o solo e lençóis freáticos da região há mais de dez anos. Empresa é acusada ainda de omitir informações sobre a contaminação, mesmo sabendo da situação. Perfuradores de todo o Brasil traçam um panorama sobre o mercado de perfuração. Entre as principais dificuldades levantadas estão a situação econômica do país, a falta de diretrizes para a perfuração e a invasão dos perfuradores clandestinos.

     Maio - Estados regulamentam o sistema de gerenciamento dos recursos hídricos. ABAS INFORMA publica mapa traçando o panorama dos recursos hídricos em todo o território brasileiro. Dia do geólogo é comemorado com grande entusiasmo pela categoria, que encontrou sua expansão nos mercados de exploração de petróleo e águas subterrâneas. Paraná consegue resultado inédito na perfuração de poço tubular para abastecimento público. Após a perfuração dos dois primeiros metros no aqüífero Guarani, o poço entrou em surgência com uma vazão de 360m3/h ou 100 litros por segundo.

    Junho - Luto na comunidade de águas subterrâneas! Morre o engenheiro Flávio Terra Barth, grande defensor da revisão da Resolução Conama para as águas subterrâneas. A popularização da água mineral provoca o investimento dos fabricantes e o estímulo para a exportação do produto. Abinam calcula que as exportações devem começar em meados de 2002. Água subterrânea salva cidades cearenses do colapso com a construção da maior obra hídrica subterrânea já executada no Ceará. Poço construído na Chapada do Araripe teve 950m de profundidade.

    Julho - ABAS-Paraná homenageia o professor Riad Salamuni pelo trabalho com as águas subterrâneas. Grupo de estudos e pesquisas do aqüífero Guarani desenvolve página experimental com mapa virtual do aqüífero. Programa de gerenciamento e proteção das águas subterrâneas do Pólo de Camaçari, na Bahia torna-se referência para a gestão dos recursos hídricos subterrâneas em todo o Brasil. Acadêmicos levantam as deficiências na formação do hidrogeólogo no país. Na reportagem de capa do ABAS INFORMA, educadores alertam que os recém-formados em hidrogeologia tem a base do conhecimento para a vida profissional, mas não possuem a prática necessária para o mercado de trabalho.

    Agosto - Aterro industrial contamina lençol freático em Santo Antônio de Posse, interior de São Paulo. Foram necessárias a instalação de barreiras hidráulicas no local para conter a contaminação. O tema água ganha destaque nas redações dos vestibulares de todo país, mostrando a preocupação da sociedade com a preservação dos recursos hídricos. Nordeste quebra tabus e é a primeira região do Brasil a exportar água mineral para os Estados Unidos, Costa Rica e República Dominicana.

    Setembro - ABAS-Pernambuco promove II Workshop sobre Utilização de Águas Subterrâneas no Semi-árido Brasileiro. ABAS-Minas Gerais realiza o primeiro Workshop de Águas Subterrâneas do Espírito Santo e consegue reunir diversas autoridades ligadas aos recursos hídricos. Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, Antonio Luiz Barbosa explica sobre a polêmica e a cobrança pelo uso da água, em Brasília.

    Outubro - Inovação! ABAS INFORMA dedica a capa aos parceiros e expositores do XII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços de Recife. Evento é um grande sucesso e por quatro dias, Pernambuco se torna a capital das discussões e estratégias das águas subterrâneas. ABAS-Rio Grande do Sul promove III Encontro de Perfuradores de Poços Tubulares. Região de Irecê, na Bahia pede socorro. A região sofre com a superexploração das águas subterrâneas e poluição química decorrente da acumulação de nitratos e agrotóxicos.

    Novembro - Edição completa do XII Encontro de Perfuradores de Poços de Recife com atividades sociais, avaliação dos expositores, discussões das palestras, conferências e divulgação das reuniões do conselho deliberativo. Rio de Janeiro é escolhido para sediar o próximo Encontro de Perfuradores de Poços em 2003. Valéria Caldas Barbosa assume a secretaria executiva da ABAS, no lugar de Clodionor Carvalho de Araújo, expulso do quadro de associados da entidade.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados