Site explica mecanismo das águas subterrânea

A página traz um panorama da água subterrânea no contexto mundial e
impactos que pode causar nas gerações futuras

    Uma nova página sobre água subterrânea já se encontra disponível na internet, desde o dia 10 de dezembro. O destaque é que página foi realizada pelo estudante César Vitoriano Ribeiro, 20 anos, que estuda Engenharia Mecânica, na Unicamp. O site foi resultado de um tema livre da matéria Ciências do Ambiente e o estudante optou pelas águas subterrâneas, onde pretende atuar profissionalmente no futuro. "Achei interessante a construção dessa página porque é mais uma oportunidade de conhecer a exploração e o aparecimento da água no subsolo", ressalta.

    O site contém informações gerais sobre o recurso hídrico subterrâneo e traz um panorama da água subterrânea no contexto mundial e quais impactos ela pode causar nas gerações futuras. A página apresenta vários links com explicação das águas subterrâneas, exploração, aqüífero Guarani, contaminação, soluções, qualidade, curiosidades, bibliografias e o investimento da Unicamp no que diz respeito às águas subterrâneas.
O site também traz métodos e equipamentos adequados para a perfuração de um poço tubular profundo. O endereço é: http://agua-subterranea.vilabol.uol.com.br.

CPRM lança mapa geológico do Brasil em formato digital

O novo mapa sintetiza e atualiza todo o avanço disponível do conhecimento geológico do país fazendo uso da mais moderna tecnologia nessa área

    A CPRM - Serviço Geológico do Brasil está lançando um novo Mapa Geológico do Brasil na escala 1: 2.500.000, em formato digital. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico da Direção da Empresa que prevê o mapeamento de todo o território nacional até 2010. "Nossa meta é ver o Brasil mapeado em escala adequada, permitindo novas pesquisas minerais, minimizando o riscos e tornando o país mais atrativo para investimentos no setor mineral", explica Umberto Raimundo Costa, presidente do Serviço Geológico do Brasil.

    O Mapa Geológico do Brasil, digital, sintetiza e atualiza todo o avanço do conhecimento geológico dos últimos 20 anos, já que o último mapa geológico foi publicado em 1981. Esse mapa representa um marco histórico para a geologia , porque disponibiliza todas as informações em meio digital em formato GIS (Geographic Information System) para toda a comunidade, empresas, meio acadêmico e governamental. Desta maneira, em qualquer ponto do mapa os dados podem ser recuperados pelas coordenadas geográficas. Outro ponto relevante é que a CPRM procurou trazer informações precisas e cuidadosamente levantadas no que se refere ao esclarecimento das idades de formação de rochas de determinadas unidades geológicas, então ainda conflitantes. A CPRM enviou amostras dessas rochas para serem analisadas em Laboratório de Geocronologia na Austrália por métodos de alta resolução.

    O referido mapa faz também uma síntese da tectônica, dos recursos minerais, energéticos e industriais do Brasil, na escala 1:2.500.000. "O mapa sintetiza aspectos geológicos de extrema importância que vão subsidiar pesquisas básicas para a gestão dos recursos hídricos, bem como a gestão territorial", finaliza o geólogo Umberto.

    O lançamento do mapa acontece no dia 20 de dezembro, na CPRM (Avenida Pasteur, 404, Rio de Janeiro). Para informações sobre a aquisição do mapa ligue (21) 2295-9893.

 

ABAS cria comissão para reestruturar selo de qualidade

A proposta é qualificar os perfuradores em diversas categorias e também
profissionais ligados ao mercado das águas subterrâneas

    ABAS está reestruturando o selo que qualifica as empresas credenciadas junto à entidade. O selo existe há 15 anos e tem importante papel no mercado das águas subterrâneas, mas não tem sofrido reformulações de acordo com as necessidades em termo da qualificação profissional e técnica das empresas. Perante a situação, a diretoria da ABAS montou uma comissão para apresentar sugestões para discussão e fechamento das categorias de qualificação. "A intenção é qualificar qualquer profissional dentro do seu contexto de trabalho", explica Carlos Eduardo Giampá, presidente da Comissão do Selo.

    Com a nova proposta, a ABAS pretende qualificar os perfuradores em diversas categorias, como por exemplo um perfurador de poços tubulares em 100 metros de profundidade, 200 metros, 1.000 metros e assim por diante. A intenção é qualificar também outros profissionais como um consultor, uma empresa e outras profissões ligadas ao segmento. "Essa qualificação será fiscalizada através da comissão, com inspeção in loco. O trabalho será altamente profissional, onde as empresas poderão ir galgando seus diferentes níveis, conforme o tempo, aptidão, desejo e capacitação", destaca Giampá.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria pelo telefone (11) 3104-6412.

ABAS tem nova secretária executiva

A mineira Valéria Caldas Barbosa, que milita há seis anos no Núcleo-MG, assumiu a secretaria executiva da ABAS, em substituição a Claudionor Araújo, que não faz mais parte do quadro de associados da entidade. A decisão, conforme estatuto, aconteceu durante a reunião do Conselho Deliberativo, no XII Encontro de Perfuradores de Recife. Valéria é geóloga formada pela UFMG, trabalha na Divisão de Proteção de Manancial da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) e desenvolve diversos trabalhos na área ambiental em favor dos recursos hídricos. "Encaro este desafio com grande responsabilidade, mas também com grande satisfação e espero ajudar a atual diretoria a alcançar todos os seus objetivos", declarou ela.
A nova secretária executiva, assim como toda a diretoria da ABAS vem se dedicando intensamente ao XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece no ano que vem, em Florianópolis. "Esta diretoria é muita séria e competente. Um grupo de pessoas que tem como objetivo trabalhar cada vez mais para o engrandecimento de nossa associação", finalizou.

 

DRM-RJ abre concurso público para geólogos

    O DRM-RJ - Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro - está abrindo concurso público em parceria com o Instituto de Engenharia Estadual, para o preenchimento de 20 vagas (3 engenheiros de minas, 1 engenheiro cartógrafo e 16 geólogos e geógrafos - dependendo da especialidade). As inscrições acontecem de 17 a 28 desse mês, das nove da manhã às cinco horas da tarde, na Fundação Escola de Serviço Público - FESP RJ (Av. Carlos Peixoto, 54 - Térreo - Botafogo).

    Requisitos para a inscrição: ser brasileiro, ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos, além de situação regularizada com o serviço militar, legislação eleitoral e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA. As provas serão realizadas no mês de fevereiro. Mais informações pelos telefones (21) 2620-6986 e 9608-0066, com Flavio Erthal.

 

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados