Mananciais ameaçados por fossas

Abertura de poços sem atender às orientações da ABNT é apontada como grande fonte de contaminação

    A falta de saneamento básico está comprometendo as águas subterrâneas, revelou o geólogo e professor, Itabaraci Nazareno Cavalcante, durante o quarto Simpósio de Hidrogeologia do Nordeste, realizado concomitantemente com o XII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Itabaraci alega que a qualidade da água está alterada em 70% e 80% do lençol freático das áreas de grande concentração populacional no Nordeste. E a constatação é ainda pior: essa poluição também ameaça o aqüífero mais profundo.

    O geólogo, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), diz que as fossas construídas em razão da falta de esgotamento sanitário são a fonte de contaminação. Outra causa é a construção de poços sem atender às orientações técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. "Neste caso, o poço deixa de ser uma obra benéfica e passa a ser um condutor hidráulico da poluição", explica.

    O pesquisador lembra que o lençol freático está abaixo do solo, estendendo-se até 20 metros de profundidade, sendo considerado um aqüífero raso. Portanto, aqüífero é qualquer corpo rochoso capaz de armazenar e liberar água. Já o aqüífero profundo, o que recebe a poluição do freático, também corre perigo. "A contaminação do aqüífero profundo ocorre quando o poço atravessa o lençol freático sem a devida impermeabilização, resultado do trabalho de empresas clandestinas", afirma.

    Itabaraci cita o resultado de um estudo realizado em Fortaleza. De duas mil amostras de água de poços analisadas, mais da metade apresentou alteração na qualidade. Outras fontes de contaminação do lençol freático são os aterros sanitários e o rios transformados em esgotos.

    O problema da contaminação do aqüífero deve ser combatido pela fiscalização dos órgãos públicos. "Poço é uma obra de engenharia hidrogeológica e até o Conselho regional de Engenharia, Arquitetura e agronomia (CREA) pode controlar a sua construção, assim como faz com um prédio", finaliza.

    Olho: Itabaraci: "A contaminação do aqüífero profundo ocorre quando o poço atravessa o lençol freático"


 

    Novos Sócios: Arnaldo Farias Cavalcanti, Djalma Mourão Albano, Ingrid de Carvalho Lage e Rodrigo Otávio Ribeiro Rodrigues

 

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados