I Simpósio Mineração e Recursos Hídricos

     A ABAS-MG promove nos dias 27 a 29 de Maio, em Belo Horizonte, o "I Simpósio de Mineração e Recursos Hídricos". O evento tem o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM. O simpósio visa contribuir para uma avaliação dos procedimentos relativos ao rebaixamento do nível de água na mineração e discutir os subsídios técnicos e éticos de avaliação do impacto ambiental gerado por essas atividades. Estão previstos além do evento, cursos pré-evento e excursões pós-evento em mineradoras com experiência em rebaixamento.

     O simpósio demanda da necessidade de esclarecimentos técnicos, científicos e da responsabilidade civil sobre o tema e do número crescente de casos de conflitos entre as mineradoras e os diversos setores da sociedade (empresas de saneamento, ONG´s, civis, etc.), em razão do rebaixamento do nível de água na mineração. O evento visa uma ampla representação da sociedade e uma discussão mais abrangente. A ABAS-MG está convidando todos os interessados a participarem do evento, em especial os profissionais da hidrogeologia, mineração, saneamento, de órgãos ambientais, representantes de ONG´s e de comitês das bacias hidrográficas.

    Junto ao evento, será realizada uma feira de produtos e serviços e os estandes já estão sendo comercializados pelos organizadores. O diferencial é que cada expositor, em caso de interesse, poderá ocupar pessoalmente o auditório, em momentos pré-definidos pela organização. Na programação estão previstos cursos sobre a hidrogeologia para a mineração, discussão sobre o rebaixamento do nível da água e visitas técnicas às minas Águas Claras, Pico, Tamanduá (Minerações Brasileiras Reunidas) e Vazante (Votorantim/Metais). Mais informações pelo telefone (31) 3250-1632.

Leila Nunes Menegasse
1ª Vice-presidente ABAS-MG
e-mail: abasmg@gold.com.br
Fone: (31) 3499-5446
Cel: (31) 9123-4393


 Posse da nova diretoria

     A eleição da nova diretoria da ABAS-CE aconteceu no dia 07 de dezembro do ano passado. Os membros iniciaram os trabalhos a partir de janeiro com o objetivo de estudar e definir um calendário técnico para o ano de 2002. Conheça a nova diretoria da ABAS / Núcleo Ceará:

Presidente - Fernando Carneiro Feitosa
1º Vice-Pres.
- Maria Zita Timbó Araújo
2º Vice-Pres.- Carlos Eduardo S. Leite
Secretário Geral - Valdoir Nunes Portela
Secretário Executivo - Adriana Araújo Tajra
1º Tesoureiro
- José Alberto Ribeiro
Conselho Deliberativo - Arnaldo Farias Cavalcante, Francisco Bernivaldo Carneiro, Maria Marlúcia Freitas Santiago, Mário Fracalossi Júnior, Porfírio Sales Neto, Roberto Cruz Parente e Socorro Liduína Carvalho Costa.
Conselho Fiscal - Antônio Beltrão Sabadia, Cícero Martins Lopes, George Satander Sá Freire, Jaime Quintas dos Santos Colares, Robério Boto de Aguiar e Walber Cordeiro.
Representantes Regionais - Carlos Borromeu de Passos Vale (Grupo Maranhão) e Ronildo Castelo Branco da Silveira (Grupo Piauí).

Fernando Antonio Carneiro Feitosa
Fone: (85) 265-5122
E-mail: abasce@abasce.org.br


 MT promove seminário de recursos hídricos

    A ABAS-Centro Oeste está divulgando que a Fema-MT (Fundação Estadual do Meio Ambiente) promove no dia 22 de março, o III Seminário de Recursos Hídricos de Mato Grosso - "Água: o que você esta fazendo por ela?". O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água e será realizado no Museu do Rio Cuiabá (porto), no período matutino.

     Para inscrição de trabalhos é necessário o preenchimento de uma ficha até o dia 02 de março. A ficha está disponível no site da Fema (www.fema.mt.gov.br). A organização só vai aceitar as inscrições acompanhadas do resumo do trabalho em disquete e dentro das normas estabelecidas. Os trabalhos devem ser estritamente relacionados com a água e todos os resumos serão publicados.

      Os trabalhos fotográficos e os números de dança vão seguir as mesmas normas e os trabalhos musicais devem acompanhar uma fita K-7 ou CD da melodia da canção.

Informações: (65) 613- 7256 ou 613-7226 - e-mail: semiaguamt@yahoo.com.br
Maurício de Sant'Ana Barros
Presidente do
Núcleo Centro-Oeste
Tel: (65) 644-8275 - 615-8752
e-mail: barros@terra.com.br
sanedte@terra.com.br


Gestão sustentável da água nas regiões semi-áridas

     A ABAS-BA está apoiando o II Seminário Internacional Sobre Gestão de Recursos Hídricos em Regiões Semi-áridas. O evento promovido pela Universidade Federal da Bahia - UFBa, será realizado de 25 a 27 de março, no auditório da Escola Politécnica. A lista de discussão da Comissão de Gestão de Recursos Hídricos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH é uma homenagem ao colega Flávio Terra Barth, idealizador e primeiro moderador dessa lista.

     A proposta do simpósio é estabelecer um espaço de debate, integração e intercâmbio, para propiciar a cooperação entre os centros de pesquisa e desenvolvimento e os organismos de planejamento e gestão de países Ibero-americanos. O seminário também vai estimular a criação de uma Rede de Pesquisa e Desenvolvimento sobre o Semiárido Brasileiro e Ibero-Americano. O seminário vai realizar conferências, apresentar pôsteres e sessões de intercâmbio de conhecimentos e experiências de desenvolvimento sustentável por parte dos diversos setores (acadêmico, governamental, não governamental, produtivo, sociedade civil). Confira o custo da inscrição incluindo o programa técnico e a programação social: Informações pelo telefone ( 71) 247-1084 ou pelo e-mail: jaildo@bigfoot.com

Paulo Penalva dos Santos
Presidente do Núcleo Bahia / Sergipe
grandser@svn.com.br


ABAS-RJ realiza reunião ordinária

     A primeira reunião mensal da ABAS-RJ do ano de 2002 foi realizada no início de janeiro. Na oportunidade, a diretoria discutiu entre outros temas, o Selo de Qualidade ABAS para o credenciamento de empresas de perfuração e consultorias, fechamento das contas de 2001 pelo tesoureiro Aderson Marques, além do Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, que acontece em 2003, no estado. A reunião aconteceu no prédio do CREA-RJ. Informações: (21) 9873-6597.

Humberto José T. R. de Albuquerque
Pres.da ABAS/Rio de Janeiro
telefone (21) 204-9662
e-mail: humberto@cprm.gov.br

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados