Softwares para Avaliação de Ensaios de Bombeamento

    1. Introdução

     O ensaio de bombeamento é um dos mais importantes procedimentos para se avaliar e estudar a disponibilidade de águas subterrâneas. Ele permite determinar tanto as características de explorabilidade do aqüífero como também suas propriedades hidrogeológicas como condutividade hidráulica, transmissividade, coeficiente de armazenamento e o raio de influência do poço ensaiado. Estes parâmetros são essencias para a elaboração de modelos numéricos de fluxo e transporte de contaminantes nas águas subterrâneas.

     O comportamento do nível d'água pode ser acompanhado durante o seu rebaixamento e sua recuperação tanto no poço de bombeamento como em poços de observação d'água com sondas ou através da utilização do "piu" (medidor de nível d'água). Em princípio é sempre necessária a observação do comportamento do nível d'água em no mínimo um poço de observação. Em muitos ensaios, no entanto, não existem poços de observação. A seguir são apresentadas distâncias nas quais poços de observação devem ser instalados, dependendo das condutividades hidráulicas do aqüífero a ser avaliado:

    Alta condutividade hidráulica: 5 metros, 15 a 20 metros e 50 a 100 metros.
    Média condutividade hidráulica: 3 metros, 10 a 15 metros e 20 a 30 metros.
    Baixa condutividade hidráulica: 2 metros, 8 a 10 metros e 10 a 15 metros.

    Em geral a avaliação de ensaios de bombeamento se restringe aos seguintes casos: (1) ensaios de bombeamento em condições de fluxo estacionário e semi-estacionário (aqüíferos confinados e livres) e (2) ensaios de bombeamento transientes (fluxo transiente).

    A teoria para a interpretação de ensaios de bombeamento em aqüíferos porosos e fraturados pode ser pesquisada no livro de "ANALYSIS AND EVALUATION OF PUMPING TEST DATA - Second Edition by G.P. Kruseman and N.A. de Ridder, with assistance from J.M. Verweij Hard Cover, 378 pp, (Cat. No. AEPT), ISBN Number 90-70754-20-7)". O livro é uma excelente fonte de consulta.

    2. Metodologias de Interpretação de Ensaios de Bombeamento

    Para a interpretação de ensaios de bombeamento para a determinação de parâmetros de aqüíferos podem ser utilizadas as seguintes metodologias:

    Metodologia na qual ocorre uma aproximação dos resultados através de reta;
    Metodologia em que são utilizadas curvas tipo;
    Metodologia baseada em programas computacionais (vide texto abaixo);
    Metodologia numérica.

    A seguir serão apresentados alguns softwares que podem ser utilizados na interpretação de ensaios de bombeamento.

    3. Softwares para a Interpretação de Ensaios de Bombeamento

    
Existem vários softwares para a interpretação dos resultados de ensaios de bombeamento. Os softwares que serão descritos a seguir são: ADEPT, AQUIFER TEST TOOLBOX, AQUIFERWIN32, AQUIPACK, MODPUMP e AQUIFERTEST 3.0.

    ADEPT

    ADEPT (Benjamin S. Levy - sporck@us.net) possui mais de 40 soluções para a análise de resultados de ensaios de bombeamento. O programa organiza as técnicas analíticas de maneira eficiente, sendo como um "handbook" eletrônico com hypertext links, permitindo ao usuário a procura da metodologia mais adequada para o ensaio proposto. O programa permite a elaboração automática de relatórios com gráficos dos resultados, além de conversão de unidades. É um aplicativo do ambiente Windows e possui interface para todos os programas deste sistema. ADEPT inclui soluções para ensaios de bombeamento do tipo slug test e todos os outros tipos de ensaios para aqüíferos livres, confinados, artesianos e semi-confinados (leaky) para poços de penetração parcial ou total.

    AQUIFER TEST TOOLBOX

    AQUIFER TEST TOOLBOX (W. Konrad Crist, P.G. Creative Scientific Applications) é uma série de planilhas, gráficos e macros em EXCEL (Microsoft) concebidos para combinar simplicidade de uso, flexibilidade, customização e uma maneira rápida de se visualizar e avaliar dados de ensaios de bombeamento. O programa possui as metodologias mais comuns para a interpretação de ensaios de bombeamento.

    AQUIFERWIN32

    
AQUIFERWIN32 (Environmental Simulations Inc.) é uma aplicação em Windows para a avaliação de dados de ensaios de bombeamento, ensaios do tipo slug test e step test e apresentação dos resultados. Adicionalmente o programa executa modelamento analítico do fluxo de águas subterrâneas e a simulação de ensaios de bombeamento.

    AQUIPACK

    AQUIPACK é um aplicativo desenvolvido para prover soluções para uma série de problemas encontrados por consultores durante a investigação e remediação de sites, cujas águas subterrâneas encontram-se contaminadas. O programa consiste de planilhas em EXCEL (Microsoft) para os diferentes tipos de avaliações a serem executadas. O trabalho de avaliação de ensaios de bombeamento é facilitado através da integração de bancos de dados químicos e físicos ao sistema, além da existência de macros, textos ilustrativos e gráficos. Os bancos de dados podem ser expandidos e os relatórios saem como planilhas diretamente do programa.

    MODPUMP

    MODPUMP (Scientific Software Group) é um programa que permite determinar parâmetros para sistemas aqüíferos de uma camada ou de até três camadas. Para tanto, são interpretados e simulados dados de ensaios de bombeamento com o programa MODFLOW. O programa permite o cálculo da condutividade hidráulica, coeficiente de armazanamento, vazão específica e drenagem vertical (vertical leakance). Os parâmetros são calculados através de metodologia do tipo trial and error (tentativa e erro) utilizando técnicas gráficas, onde o rebaixamento observado em um poço em diferentes tempos é comparado com os rebaixamentos calculados com o programa MODFLOW (vide Figura 1).

    AQUIFERTEST PRO 3.5

    AQUIFERTEST PRO 3.5 (Waterloo Hydrogeologic Inc.) é um software para ser utilizado na interpretação de todos tipos de ensaios de bombeamento incluindo slug test. O programa é de fácil utilização e pode ser utilizado para ensaios em aqüíferos confinados, livres, semi-confinados (leaky) e fraturados. Possui algoritmos para o cálculo de perdas no poço e no aqüífero e para a determinação da capacidade específica do poço (vide Figura

    2). Uma grande vantagem do programa é o fato de se poder planejar antecipadamente a configuração do ensaio de bombeamento e seus possíveis efeitos.

    4. Conclusão

    A importância dos ensaios de bombeamento está no fato de que os mesmos são a fonte de informação mais confiável para as características hidrogeológicas do subsolo.

    Ensaios de bombeamento do tipo "slug test" e sem poços de observação, apesar de serem mais baratos, fornecem apenas resultados aproximados para os parâmetros do aqüífero, ao passo que os ensaios de bombeamento com poços de observação, permitem avaliar bem melhor o que acontece com um aqüífero em situação de "stress" ou seja quando é bombeado ou água é injetada.

    Num cenário em que parte do conceito de remediação envolve poços de bombeamento, o ensaio de aqüífero (com vários poços de observação) é essencial e deve ser escolhido, em detrimento dos ensaios do tipo slug test. Estes projetos muitas vezes chegam a ordem de milhões de dólares, sendo muitas vezes a quantidade de água a ser tratada uma parte importante do custo. Sem um ensaio de bombeamento bem executado (com poços de observação), pode ocorrer que esta quantidade de água seja subestimada ou sobreestimada.
legenda:

Figura 1 - MODPUMP


Figura 2 - AquiferTest Pro 3.5

Dr. Michel W. Kohnke é consultor senior da Waterloo Hydrogeologic Inc.
Tel: 1 (519) 746-1798 R.241 (Waterloo, Canada)
(11) 3030-9344 (São Paulo)
E-mail: mkohnke@flowpath.com

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados