Projeto aqüífero guarani passa ser gerenciado pela ANA

    A Agência Nacional de Águas - ANA, a partir de agora é a agência responsável pelo Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani no Brasil. A passagem do projeto da SRH/MMA para a ANA é justificada pela maior ênfase técnica pertinente à elaboração da proposta de modelo de gestão que é o objeto fundamental do projeto.

    Durante a mudança, o engenheiro geólogo ambiental, Luiz Amore, foi reconduzido ao cargo de coordenador nacional do projeto para a nova fase que se inicia. Confira os nomes dos integrantes brasileiros no Conselho Superior de Preparação do Projeto: Jerson Kelman (ANA), Dr. Benedito Braga e Dr. Félix Domingues (Conselho Superior de Preparação do Projeto), Dr. Julio Thadeu Silva Kettelhut (SRH/MMA) e Pedro Fernando Brêtas Bastos (DAM-I/MRE).

    Mapa: A Página Experimental do Projeto Aqüífero Guarani (www.aquiferoguarani.hpg.com.br) disponibilizou uma versão em espanhol do Mapa Esquemático do Sistema Aqüífero Guarani. Para download na escala original acesse a URL: www.aquiferoguarani.hpg.com.br/mapa_esp.htm. Em seguida, clique sobre a figura com o botão direito do mouse. No menu cortina que se abre, clique em "Salvar destino como...". Indique a pasta onde deseja salvar o mapa e clique em OK. Para a visualização e impressão do mapa é necessário o programa Adobe Acrobat Reader.

Poeta destaca preservação das águas

    A editora Artes e ofícios está distribuindo o livro intitulado "Água", que reúne os últimos textos literários do poeta gaúcho Mário Quintana. A publicação possuí versos temáticos sobre o planeta, a natureza e o compromisso do homem com o mundo a sua volta, além da preservação da água. A obra está disponível em três versões: português, inglês e espanhol.

Mais informações: fone (51) 3311-0832 ou pelo e-mail editorial@arteoficios.com.br

CPRH cadastra fontes de água subterrânea

    Cadastro - A CPRH também está fazendo o cadastramento de fontes de abastecimento por água subterrânea na região Nordeste. A meta é coletar dados de poços tubulares nas instituições públicas e privadas. A pesquisa visa avaliar os recursos hídricos subterrâneos em aqüíferos fissurados, de reservas explotáveis em bacias sedimentares do Nordeste e utilização dos recursos hídricos constantes em aluviões. Os dados vão ajudar na elaboração de mapas hidrogeológicos e de vulnerabilidade dos aqüíferos.

Workshop debate Zoneamento Ecológico-Econômico no Brasil

    O Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável, realizou nos dias 29 e 30 de janeiro, o 2º Workshop Temático "Contribuição Institucional da ANA no Zoneamento Ecológico-Econômico no Brasil e os Recursos Hídricos". O presidente da ABAS Nacional, Ernani Francisco da Rosa Filho partipou do evento realizando uma palestra sobre os panoramas gerais das águas subterrâneas. Na palestra, Ernani destacou as seguintes ações e propostas para o mercado de águas subterrâneas:

    Reconhecer "na prática" que recursos hídricos são sinônimo de águas superficiais + águas subterrâneas (estudando o ciclo hidrológico em todas as suas fases). Medidas de proteção dos recursos hídricos e recuperação de mananciais. Delimitação de mananciais alternativos, estabelecendo a sua proteção, para usos no futuro.

    Estabelecer custos econômicos para "matéria-prima água", reaplicando os recursos nas próprias bacias hidrográficas.

    Reconhecer e estabelecer que em alguns casos a unidade de estudo dos recursos hídricos subterrâneos deve ser feito em função das características geológicas da região.

    Criar ou incentivar programas de perfurações de poços profundos em pequenas comunidades (principalmente aquelas que se abastecem de águas do lençol freático). Estabelecer parcerias (px. CNPq, FINEP, CAPES, etc) para promover mais projetos sobre águas com recursos financeiros que também dê suporte ao fornecimento de bolsas de estudo para trabalhos de mestrado e doutorado vinculados a universidades).

    Aumentar o quadro de profissionais-especialistas em águas subterrâneas na Secretaria de Recursos Hídricos do MMA e da Agência Nacional de Águas (ANA).

    ZEE - O Zoneamento Ecológico-Econômico é um instrumento para racionalização da ocupação dos espaços e de redirecionamento de atividades. Ele serve de subsídio a estratégias e ações para a elaboração e execução de planos regionais em busca do desenvolvimento sustentável. Nos últimos anos, o Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE tem sido a proposta do Governo brasileiro para subsidiar as decisões de planejamento social, econômico e ambiental do desenvolvimento e do uso do território nacional em bases sustentáveis. O programa foi aplicado no Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhãó, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins. O ZEE foi aplicado na gestão dos recursos hídricos buscando o crescimento da demanda do abastecimento público, industrial, irrigação e lazer, além da qualidade águas superficiais e subterrâneas.\

Coverco comemora 30 anos de história

    A Coverco, empresa especializada na produção de motores elétricos, motores elétricos submersos e outros maquinários como sistemas de ar condicionado e maquinários têxteis, está em ritmo de comemoração. No início do ano, a empresa adquiriu uma companhia multinacional, líder mundial na produção de motores submersos para bombas. "Esse é um momento importante. O impacto desta aquisição no setor industrial é muito grande", explicou Gianluca Néri, marketing manager da Coverco.

    Outro motivo de comemoração é o aniversário de 30 anos de fundação da Coverco. Para comemorar a data, a empresa está organizando um evento, que acontece de 09 a 11 de março, juntamente com a conclusão da Expocomfort, em Milão, na Itália. O programa de comemoração do aniversário, inclui jantares, visitas turísticas e visitas técnicas às instalações da companhia, em Treviso, na Itália.

Informações: info@coverco.com

 CBH-TG estuda uso racional da água

    O Comitê de Bacias Hidrográficas do TURVO/GRANDE (CBH-TG) está discutindo os critérios de avaliação, prazos e documentação exigida para a obtenção de recursos junto ao FEHIDRO. O motivo é a participação no Programa de Uso Racional de Água, que não vai incluir a área rural por falta de verba. A alternativa, de acordo com os membros do CBH-TG é a formação de consórcios de municípios para apresentação de projetos buscando o uso racional na irrigação, na categoria de Educação Ambiental.

    Como o Plano de Bacia ficará pronto em um mês, o CBH-TG está elaborando um cronograma de implantação da cobrança do uso da água, com o objetivo de participar do Programa Nacional de Despoluição de Bacia Hidrográfica da ANA. A intenção é priorizar os maiores municípios (principais lançadores de efluentes) que já têm projetos de ETEs e área disponível para instalação. Os municípios menores serão incentivados a buscar recursos no FEHIDRO. A intenção é aumentar a disponibilidade de água, com a redução de lançamento de efluentes e diminuir o consumo, com o programa de uso racional de água.

Geóloga Cristiane Guiroto
Fone: (17) 222-3509 e 232-8094
E-mail: guiroto@terra.com.br

SEAGRI inicia cadastro de profissionais

    A Secretaria da Agricultura Irrigada do Ceará - SEAGRI, está elaborando um banco de dados com o cadastro de técnicos e empresas, que atuam na agricultura irrigada e pecuária, com comprovada experiência, prestadoras de serviços de assistência técnica, serviços especializados, consultorias e treinamentos. A meta é disponibilizar informações para os produtores irrigantes de acordo com suas necessidades, servindo ainda de suporte para a elaboração do Plano de Qualificação de Técnicos. O banco de dados também vai facilitar eventuais contratações e terceirização de serviços em eventos promocionais.

   O SEAGRI já está distribuindo os formulários para preenchimento, dando liberdade para a inclusão de outras informações que o entrevistado considere necessário para definir melhor o seu perfil. Na entrega do formulário preenchido não é necessário o fornecimento de cópias de documentos comprobatório de suas qualificações.

Mais informações pelo e-mail seagri@seagri.ce.gov.br
ou pelos telefones (85) 488-2581 e 488-2567.

Concurso literário nacional: gerenciamento de águas

    A organização do IV Diálogo Interamericano de Gerenciamento de Águas (SRH/MMA, OEA, RIRH e Comitê Organizador Nacional), está lançando o Concurso Literário Nacional. O objetivo é reunir avaliações e experiências advindas do IV Diálogo, em sua temática "Em busca de Soluções". Trata-se de um concurso de trabalhos técnicos nas modalidades ensaio e artigo.

    Os cinco melhores trabalhos classificados receberão como prêmio uma viagem com as despesas pagas (passagem aérea, hospedagem e alimentação) para Quebéc, no Canadá. Na oportunidade, os vencedores vão participar da Assembléia Geral da RIOB - Rede Internacional de Organismos de Bacias, que acontece no final do mês de maio.

    O edital de convocação com todas as regras e a ficha de participação, está disponível na home page: www.ivdialogo.com

 

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados