Mensagem aos Associados

Água e ambiente

O volume geral de água na Terra é constante há milhares de anos, mas o volume de água potável diminui a cada dia e, como a potabilidade depende do meio por onde a água circula, é crescente a preocupação em preservar os recursos hídricos e o meio ambiente. Para isto é necessário a implantação de planos de desenvolvimento e proteção ambiental que garantam a sustentabilidade da preservação das áreas, com equilíbrio desejável entre proteção, uso e atividades desenvolvidas.
A preservação da vida sem o comprometimento da qualidade de vida é a meta das organizações sociais, tecnológicas e científicas. Com a degradação da qualidade das águas superficiais destacou-se a importância das águas subterrâneas como insumo básico para o abastecimento público e para a indústria e, a hidrogeologia como ciência, necessita de investimentos para o aprofundamento de conhecimentos técnico-científicos que possibilitem avanços na exploração, aproveitamento e proteção dos recursos disponíveis.
A atividade de captação e explotação de águas subterrâneas depende de dispositivos institucionais que disciplinem, controlem ou fiscalizem o seu exercício. A falta desses instrumentos legais coloca em risco a qualidade dos aqüíferos e estes, uma vez poluídos e/ou contaminados, tem sua recuperação em longo espaço de tempo, tecnicamente difícil e economicamente, na maioria das vezes, inviável.
Assim o cuidado com o meio ambiente e sua preservação é responsabilidade de todos, portanto, resultados a curto e médio prazos são conseguidos através de leis e portarias que obriguem a instituição de áreas de proteção ao redor de captações de água para manter sua qualidade, mas a longo prazo o que precisa ser enfatizado é a formação educacional das novas gerações para a conscientização da importância vital de preservação ambiental.

Compete então a ABAS, incentivar e propor medidas às instituições de ensino, visando a formação adequada de

profissionais, conscientes da importância da qualidade ambiental, para a conservação das águas subterrâneas, na busca de um desenvolvimento sustentável socialmente correto.

Uriel Duarte
Secretário Geral