A matéria de capa desta edição, como não deveria deixar de ser, discorre sobre as comemorações do Dia Mundial da Água, a ser comemorado no dia 22 do corrente. Faz um balanço geral do uso do recurso, suas disponibilidades, e com ênfase, na grande potencialidade brasileira ao lado de um descuido total pelo precioso bem. De uma maneira geral, todos os núcleos também preparam suas comemorações pelo Brasil afora e, apesar dos problemas específicos, tenho a sensação que estamos evoluindo no reconhecimento das limitações do recurso hídrico, na importância estratégica das águas subterrâneas e na consciência geral que temos muito a fazer ainda. Lá de Natal-RN, por exemplo, onde cerca de mais de 70%¨da população de 700 mil habitantes depende das captações subterrâneas, o recurso está bastante comprometido por contaminação de nitratos. Sobre este assunto veja mais detalhes no excelente trabalho do nosso colega Geraldo de Melo, na página 06.

     A ABAS tem se destacado no cenário nacional e, até em alguns países vizinhos. Muito se poderia fazer ainda, e é neste sentido que o Prof. Hirata, um entusiasta das nossas causas, traz na sua matéria "Repensando a ABAS". Inúmeras idéias e contribuições que podem, segundo ele, efetivamente desenvolver de uma forma mais integrada o recurso hídrico subterrâneo. Não deixe de ver na página 16.
Outro entusiasta, só que na defesa da indústria nacional, o nosso colega Rogério Pons, do Rio Grande do Sul, mais uma vez ressalta na sua contribuição, a importância de se fortalecer a indústria brasileira, conclamando os empresários do setor para a criação de um "Núcleo Industrial " da ABAS. Confira na página 11.
E muito mais você acompanha nesta edição. Boa leitura e até abril com certeza.

Um abraço
José Roberto Ribeiro

jrobertoribeiro@geoeste.com.br

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados