Calendário intenso de atividades

     A diretoria do núcleo Centro-Oeste elaborou em sua reunião ordinária de 26 de fevereiro, um calendário de atividades para o ano de 2002. Confira a programação:

    Março - Participação juntamente com a FEMA, no Dia Mundial da Água (22 de março). O III Seminário de Recursos Hídricos de Mato Grasso será realizado no auditório da FIENTEC, em Cuiabá. Informações pelos telefones (65) 613-7256 e 613-7226 ou pelo mail semiaguamt@yahoo.com.br. Inscrições pelo site: www.fema.mt.gov.br

     Já no dia 21 de março, o Núcleo Centro Oeste estará no Município de Nova Mutum, a convite do secretário de meio ambiente, proferindo uma palestra sobre o papel da ABAS, as águas subterrâneas e o risco de contaminação em áreas agrícolas. O núcleo será representado pelos geólogos Wilce, Célia e José Morceli.

     Abril - Na segunda quinzena de abril, o Núcleo Centro Oeste participa de uma palestra com a Sampla Belting sobre a utilização de Mangueiras como edutor em poços com águas ácidas e corrosivas.

     Maio - Semana do Geólogo - de 26 a 31 de maio. Em parceria com o CREA, Agemat e Geoclube, o Núcleo vai realizar palestras com os seguintes temas: "Poluições em áreas Urbanas e Rurais das Águas Subterrâneas no Estado"; "Lei de Recursos Hídricos: Licenciamento de Poços e a Participação da Abas em Comitês de Bacias", "Mapeamento Hidrogelógico no Estado" e "O Papel da Universidade e o Serviço Geológico Nacional na melhoria deste Serviço".

     Além destas atividades, o núcleo está solicitando reunião com o CREA e a FEMA para discussão da Fiscalização das atividades clandestinas de perfuração. A ABAS-Centro Oeste também quer participar como membro do Comitê da Bacia do Paranoá, que deverá ser formalizada ainda este semestre.

Maurício de Sant'Ana Barros
Presidente do
Núcleo Centro-Oeste
Tel: (65) 644-8275 - 615-8752
e-mail: barros@terra.com.br
sanedte@terra.com.br


 I Simpósio Mineração e Recursos Hídricos

     A ABAS-MG promove nos dias 27 a 29 de Maio, em Belo Horizonte, o "I Simpósio de Mineração e Recursos Hídricos". O evento tem o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM e visa avaliar os procedimentos relativos ao rebaixamento do nível de água na mineração e discutir os subsídios técnicos e éticos de avaliação do impacto ambiental gerado por essas atividades. Estão previstos além do evento, cursos pré-evento e excursões pós-evento em mineradoras com experiência em rebaixamento.

     De acordo com os organizadores, o simpósio demanda da necessidade de esclarecimentos técnicos, científicos e da responsabilidade civil sobre o tema e do número crescente de casos de conflitos entre as mineradoras e os diversos setores da sociedade (empresas de saneamento, ONG´s, civis, etc.), em razão do rebaixamento do nível de água na mineração. Junto ao evento, será realizada uma feira de produtos e serviços e os estandes já estão sendo comercializados pelos organizadores. O diferencial é que cada expositor, em caso de interesse, poderá ocupar pessoalmente o auditório, em momentos pré-definidos pela organização. Mais informações pelo telefone (31) 3250-1632.

Leila Nunes Menegasse
1ª Vice-presidente ABAS-MG
e-mail: abasmg@gold.com.br
Fone: (31) 3499-5446
Cel: (31) 9123-4393


Bahia e Sergipe comemoram dia mundial da água

     A ABAS Núcleo-BA / Sergipe e a ABRH - Associação Brasileira de Recursos Hídricos, promovem no dia 22 de março, Dia Mundial da Água uma série de discussões sobre os recursos hídricos. As comemorações acontecem no Espaço Cultural Arlindo Fragoso, na Escola Politécnica da UFBA.

     A programação inclui mesa redonda sobre o Mercado das Águas E Desafios do Gerenciamento dos Recursos Hídricos e a palestra do Comitê de Bacia do Rio São Francisco. O evento terá a participação de especialistas da área.

     Na oportunidade, também irá acontecer a abertura do Programa de Capacitação em Recursos Hídricos da Escola Politécnica, além de coquetel de confraternização.

Paulo Penalva dos Santos
Presidente do Núcleo Bahia / Sergipe
grandser@svn.com.br


Palestra sobre o Guarani

     A ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas em comemoração ao Dia Mundial da Água, promove a palestra "Estudo do Sistema Aqüífero Guarani: O Papel das Universidades e das Instituições Públicas Estaduais". A palestra será ministrada pelo presidente da entidade, Prof. Dr. Ernani Francisco da Rosa Filho.

     O evento direcionado à população e profissionais acontece no dia 22 de março, no Auditório A5 do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). O início está previsto para às quatro horas da tarde. As inscrições são gratuitas. Informações pelo telefone (11) 3104-6412.

E-mail: info@abas.org

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados