Vulnerabilidade de aqüíferos costeiros

      Os artigos técnicos para XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece de 10 a 13 de setembro, em Florianópolis, devem ser enviados ao Comitê Organizador até o dia 30 de maio. Os organizadores lembram que não há necessidade de enviar um resumo prévio. Os autores serão informados da aceitação do artigo até o dia 02 de junho.

     Uma das palestras mais aguardadas é a do doutor em hidrogeologia, Luís Ribeiro, que terá como tema a "Vulnerabilidade de Aqüíferos Costeiros e Risco de Contaminação". Lusitano de Lisboa, Luís é professor auxiliar do Instituto Superior Técnico; investigador do CVRM - Centro de Geosistemas e presidente da Comissão Especializada para as Águas Subterrâneas da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos.

     Luís Ribeiro ainda é orientador científico de 6 teses de doutoramento e 5 de mestrado no domínio das águas subterrâneas, além de ser autor de aproximadamente 120 artigos do domínio das águas subterrâneas publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.

No programa constam os seguintes temas:
¨ Hidrodinâmica em aqüíferos costeiros
¨ Intrusão Marinha e sobre-exploração
¨ Modelação analítica e numérica
¨ Conceito de vulnerabilidade
¨ Índices de vulnerabilidade (AVI, DRASTIC, GOD)
¨ Cartografia do risco de contaminação por técnicas geoestatísticas
¨ Delimitação de zonas especiais de protecção de captações para abastecimento público
¨ Programas e redes de monitorização
¨ Breve caracterização da intrusão salina nos sistemas aquíferos costeiros de Portugal - casos de estudo

O XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas - Aqüífero Transfronteiriços será realizado no Centro de Convenções em Florianópolis. Mais informações pelo telefone (11) 3104-6412 ou no site da ABAS: www.abas.org

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados