Avaliação de Risco à Saúde Humana em Sites Contaminados

     Muitas atividades humanas influenciam de sobremaneira o meio ambiente. Estas atividades incluem agricultura, gerenciamento de recursos hídricos e energéticos, construção e projetos industriais em larga escala, ocorrendo tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento. A preocupação crescente de como combater os impactos ecológicos causados por estas atividades, fez surgir diferentes formas de se avaliar riscos ambientais.

     O modelamento matemático ambiental é uma das ferramentas científicas que tem auxiliado pesquisadores a fazer prognósticos sobre impactos ambientais, auxiliando no gerenciamento de riscos ambientais. Hoje em dia, quando confrontados com impactos ambientais que afetam ambientes físicos, bióticos e humanos, pesquisadores ambientais consideram o modelamento matemático uma tecnologia comprovada e que fornece valores qualitativos e quantitativos confiáveis para a gestão governamental. Uma das tarefas importantes neste contexto, e, que utiliza o modelamento matemático, é a avaliação de risco à saúde humana. Ela pode ser definida como a caracterização do potencial de efeitos adversos à vida e saúde humana.

     De acordo com o texto "US EPA's Risk Assessment Guidance for Superfund, 1989" da agência ambiental americana (USEPA), o cálculo do risco pode ser efetuado em quatro etapas básicas:

1) Coleta de Dados e sua Avaliação
¨ Pesquisa e análise dos dados importantes do site
¨ Identificação dos compostos químicos a serem avaliados

2) Avaliação da Exposição
¨ Avaliação da emissão de contaminantes
¨ Identificação das populações expostas
¨ Identificação dos caminhos de exposição
¨ Avaliação das concentrações dos contaminantes para os diferentes caminhos de exposição
¨ Avaliação das doses absorvidas nos diferentes caminhos de exposição

3) Avaliação da Toxicidade
¨ Coleta de informações qualitativas e quantitativas sobre a toxicidade dos compostos avaliados
¨ Determinação dos valores de toxicidade apropriados

4) Caracterização do Risco
¨ Caracterização do potencial para efeitos adversos à saúde humana
¨ Determinação do risco de câncer
¨ Determinação do risco devido à compostos não-carcinogênicos
¨ Avaliação da incerteza dos resultados
¨ Resumo das informações relativas ao risco determinado

     De acordo com a agência reguladora ambiental norte-americana (USEPA) os objetivos específicos da avaliação de risco podem ser resumidos da seguinte maneira:

¨ Fornecer uma análise dos riscos básicos do local avaliado e determinar a necessidade de intervenção no local;
¨ Fornecer uma base de informações para o estabelecimento dos níveis de concentração máximos dos contaminantes do local, para os quais não ocorram efeitos danosos à saúde humana, permitindo que os mesmos permaneçam no local;
¨ Fornecer uma base de informações para comparar os impactos à saúde humana de várias alternativas de contensão e remediação da contaminação.
¨ Fornecer uma processo consistente para os orgãos ambientais reguladores para avaliar e documentar os riscos à saúde humana de cada site considerado.

     Os programas de avaliação de risco citados abaixo baseiam-se no RBCA (Risk Based Corrective Action) que é uma ferramenta de tomada de decisão em casos de contaminação superficial ou de subsuperfície, e, que tem como objetivo a proteção da saúde do ser humano e do meio ambiente. Uma das etapas do RBCA é o cálculo dos níveis de intervenção para um dado site contaminado. Os procedimentos do RBCA encontram-se definidos na norma ASTM E-1739-95 dos E.U.A. O RBCA foi desenvolvido para optimizar a locação de recursos (tempo, dinheiro, controle de orgãos ambientais, etc.) em vários sites contaminados, garantindo a proteção da saúde humana e do meio ambiente. Para atingir este objetivo o processo enfatiza os seguintes pontos:

¨ Integração da investigação do site, medidas de intervenção e monitoramento, de forma a permitir um procedimento consistente e objetivo;
¨ As atividades da investigação são focalizadas na obtensão de dados necessários para um modelo de saneamento do local baseado no risco à saúde humana e meio ambiente;
¨ As decisões quanto ao modelo de saneamento baseiam-se em fatores específicos do site avaliado, com respaldo de uma análise de custo-benefício, e, que tendem a ter uma probabilidade alta de sucesso na redução do risco à saúde humana e meio ambiente.

     Existem vários softwares que podem ser utilizados para a avaliação de risco de sites contaminados. Os dois softwares mais utilizados são o Risc WorkBench (Waterloo Hydrogeologic Inc.) e o RBCA Toolkit (Groundwater Services Inc.). Ambos são similares em alguns aspectos e baseiam-se em documentação elaborada pela USEPA.

     O programa Risc WorkBench permite avaliar a exposição, toxicidade e o risco à saúde humana. Risc WorkBench inclui o banco de dados ambientais EnviroBrowser Pro, que pode ser modificado, e, que contêm todos os parâmetros comuns necessários para uma avaliação de risco. Possui menu estruturado de maneira lógica, que faz com que uma avaliação de risco e o cálculo do transporte de um dado contaminante sejam efetuados rapidamente. A avaliação de risco é efetuada em seis etapas (vide figura 1). Se existir alguma dúvida quanto ao parâmetro de entrada, pode-se pesquisar no banco de dados ambiental existente. As etapas a serem concluídas no programa são: (1) Seleção dos compostos a serem avaliados, (2) Definição dos Caminhos de Exposição, (3) Determinação das Concentrações Pontuais dos Receptores, (4) Entrada dos Dados de Águas Superficiais e Critérios para os Sedimentos, (5) Cálculo do Risco e Níveis de Remediação, (6) Visualização dos Resultados (vide figura 2).

     As principais vantagens do programa Risc WorkBench são:

¨ Risc WorkBench foi concebido como um programa de interface gráfica intuitiva, que segue o procedimento de avaliação de risco passo a passo (A utilização do Microsoft Excel só é necessária quando acionada a planilha "bonus Tier 1" e o banco de dados "Surface Water Quality".
¨ Risc WorkBench permite o cálculo aditivo de caminhos de exposição, compostos e receptores.
¨ Os modelos de transporte do programa podem ser utilizados mesmo em situações em que ocorra a presença de produtos em phases diferentes.
¨ Existe um modelo para a zona vadosa.
¨ Os modelos de água subterrânea podem ser transientes.
¨ Pode-se calcular a exposição de maneira probabilística (Monte Carlo).
¨ O programa possui o caminho de exposição "banho interno", ausente no programa RBCA Toolkit.
¨ O programa possui um banco de dados ambiental para os parâmetros mais comuns.

Figura 1: Menu de entrada do programa Risc WorkBench (Waterloo Hydrogeologic Inc.) exibindo as seis etapas de realização de uma avaliação de risco.



Figura 2: Exemplos de saída do programa Risc WorkBench (Waterloo Hydrogeologic Inc.).

Dr. Michel W. Kohnke é consultor senior da Waterloo Hydrogeologic Inc.
Tel: 1 (519) 746-1798 R.241 (Waterloo, Canada)
(11) 3030-9344 (São Paulo)
E-mail: mkohnke@flowpath.com

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados