Programa para identificação de plumas contaminadas

     A Solum está colocando no mercado o RCPTU, um ensaio de perfilagem de solos desenvolvido para aplicação em pesquisa hidrogeológica de solos sedimentares. Os resultados fornecem a estratigrafia detalhada do perfil e a condutividade elétrica do conjunto solo/água perfilados. O programa tem aplicação especial na identificação de plumas de contaminação de água salgada em aqüíferos litorâneos.

     Esse tipo de ensaio pertence a denominada "Tecnologia do Piezocone", que consiste na cravação estática de uma ponteira de aço instrumentada, através do uso de equipamentos apropriados. Os resultados são apresentados durante a execução do ensaio na tela de um notebook, e permitem entre outras funções, a identificação de alguns tipos de contaminantes e estimativas de parâmetros hidrogeológicos, que em conjunto com a identificação estratigráfica, fornecem subsídios para locação do poço e dos filtros.

     Mais detalhes sobre esta tecnologia podem ser encontrados em www.solum.com.br

Remediação para contaminação de água subterrânea

     A Tecnohidro Projetos Ambientais promove de 24 a 26 de abril, o curso "Diagnóstico, Avaliação de Risco e Estudo de Alternativas de Remediação para Contaminação de Solo e Água Subterrânea". O objetivo do curso é a discussão da técnica de procedimentos e metodologias de diagnóstico, avaliação de risco e remediação ambiental, voltados para o gerenciamento de áreas contaminadas, bem como a apresentação de casos práticos desenvolvidos por profissionais da área ambiental.

     Segundo especialistas, o gerenciamento ambiental associado à contaminação de solo e água subterrânea configuram um dos maiores desafios atuais para os profissionais de meio ambiente. No Brasil, Estados Unidos, Canadá e em países europeus, técnicas de diagnóstico ambiental associadas a estudo de avaliação de risco, têm sido amplamente utilizadas para quantificação de metas de remediação eficientes e tecnicamente defensáveis, que podem ser aplicadas na tomada de decisões relacionadas ao gerenciamento de áreas contaminadas.

     Profissionais - O curso é voltado para profissionais da área de meio ambiente de indústrias, empresas de produção e distribuição de derivados de petróleo, agências ambientais estaduais e municipais, bem como professores e estudantes de áreas afins. As palestras serão ministradas por Seiju Hassuda (Tecnohidro), Alexandre Maximiano (Tecnohidro) e Mara Iritani (IG-SP e Unicamp).

     O curso "Diagnóstico, Avaliação de Risco e Estudo de Alternativas de Remediação para Contaminação de Solo e Água Subterrânea" será realizado no Hotel Porto do Sol Vitória, em Vitória, no Espírito Santo. As inscrições devem ser feitas pelos telefones (27) 3329-7523, em Vitória e (11) 3765-2425, em São Paulo. O curso tem número limitado de 40 vagas.

Núcleo industrial das águas subterrâneas

     A Sidermetal Indústria Metalúrgica, especializada na produção de ferramentas, está propondo a criação de um Núcleo Industrial de Águas Subterrâneas para alavancar o crescimento da indústria nacional de bens de produção e consumo para dar suporte ao mercado de perfuração. De acordo com Rogério Pons da Silva, diretor da empresa, é preciso prestigiar, incentivar e promover a indústria nacional para fortalecer a atividade de perfuração de poços. "Ao comprar máquinas e equipamentos fabricados no Brasil, estaremos incentivando o fortalecimento desta indústria e o desenvolvimento de novas tecnologias, isto sem citar a geração de empregos e o que é mais importante os recursos ficam em nosso país", defende.

     A empresa está propondo a criação do Núcleo Industrial que seria formado por empresas brasileiras e fabricantes de equipamentos para poços tubulares. "Algumas das indústrias que já se posicionaram favoráveis a criação do Núcleo Industrial. São elas: Corr Plastik, Prominas, Cobrasper, Fortez e Leão. Aproveito esse espaço para convidar todas as indústrias brasileiras do setor para participarem das discussões", finalizou Rogério.

Encontro das Águas

     A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba - CODEVASF/1ª SR e a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas - AGRO/NM, em parceria com a Agência Nacional de Águas - ANA, EMATER-MG, Sociedade Rural de Montes Claros, CEMIG, COPASA, dentre outros estarão promovendo em Montes Claros-MG, o "I Encontro das Águas". O evento acontece no dia 22 de março e vai contar com um público diversificado envolvendo técnicos de empresas e órgãos dos governos Estadual e Federal, entidades representativas de classes profissionais, produtores rurais, empresas geradoras de energia elétrica e usuários de água para diversas finalidades.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados