Notícias do Guarani

     Fundo das Universidades - Disponível na Página Experimental do Projeto Aqüífero Guarani, o documento básico do Fundo das Universidades proposto e aprovado pelo Banco Mundial junto ao Governo do Reino dos Países Baixos. O fundo de US$ 370.000 (trezentos e setenta mil dólares) é complementar ao Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani e estará operacional a partir de maio. O regulamento para solicitações está em processo final de revisão e será disponibilizado aos participantes tão logo seja enviado pelo Banco Mundial.

     Andamento do Projeto Guarani - Discussão da última etapa da preparação do projeto, junto aos países e os organismos internacionais envolvidos (Banco Mundial e Organização dos Estados Americanos). A fase de negociação compreende a celebração de dois acordos básicos principais: um entre o Banco Mundial (como implementador dos recursos do Global Environment Facility -GEF e a OEA, como agência executora) e outro entre a OEA e os países envolvidos.

     As negociações culminam com a aprovação pelo "Board" do Banco Mundial e o início da liberação dos recursos previstos para a execução. O início efetivo do pro-jeto está previsto para o segundo semestre deste ano.

Prêmio Fiesp de mérito ambiental

     A Fiesp abriu as inscrições para o Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental'2002. Todas as indústrias de São Paulo, associadas ao CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e que implantaram projetos ambientais em seu processo produtivo podem concorrer. O prêmio, criado pela FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo em 1995, representa o reconhecimento e o incentivo da entidade às empresas que encontraram o equilíbrio entre a manutenção e o crescimento da produtividade industrial e conservação do meio ambiente.

     Os programas podem ser desenvolvidos internamente nas empresas ou em conjunto com escolas e comunidade, e serão julgados por especialistas de universidades, agências e institutos governamentais das áreas ambiental, de crédito e pesquisas tecnológicas, além de entidades ambientalistas. O regulamento do Prêmio está disponível no site da FIESP: www.fiesp.org.br

 

Vazão inédita em poço de Boituva/SP

     A Aqua Freed do Brasil conseguiu uma vazão inédita na perfuração de um poço tubular, na cidade de Boituva, no interior de São Paulo. O poço foi perfurado na Usina Santa Rosa para auxiliar na produção de açúcar. O poço tubular atingiu 150 metros de profundidade e apresentou uma vazão de quase 100 m3/h. A obra teve um revestimento de 12 metros de tubo DIN 2440, de 8".

     O trabalho de perfuração durou três dias e foi realizado no mês de fevereiro. De acordo com geólogo Roberto Corder, na região é predominante a água salobra e as vazões dos pecos existentes não ultrapassam 30 m3/h. "Essa é uma vazão muito alta pra região. O poço seria uma espécie de complemento no abastecimento de água da usina, mas com toda essa vazão, a empresa decidiu substituir a captação de água do rio pelo poço tubular. E o melhor, essa água é de ótima qualidade", explicou.

 

ABAS: medalha da ecologia de qualidade ambiental

     A ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas foi indicada pela Sociedade Brasileira de Heráldica, Medalhística, Cultural e Educacional para receber o prêmio "Medalha da Ecologia de Qualidade Ambiental". O prêmio foi instituído pela "Ordem Nacional do Mérito ecológico e Ambiental", oficializada pelo Governo de São Paulo, através do decreto nº 44.195, de dezembro de 1964.

     O principal critério para a concessão dessa láurea à ABAS é o fato da instituição estar prestando relevantes serviços às causas ecológicas no âmbito da política de preservação ambiental da vida, adotada pelas suas empresas associadas. Durante a solenidade, vários cidadãos serão condecorados com a "Medalha da Ecologia". O evento acontece dia 21 de março, na sede da Sociedade de Heráldica, em São Paulo.

     A ABAS, através do seu presidente, Ernani Francisco da Rosa Filho, agradece a indicação e deseja um excelente evento para a Sociedade Brasileira de Heráldica, Medalhística, Cultural e Educacional.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados