No próximo mês de maio, realiza-se em Belo Horizonte, MG, um evento de grande importância para o nosso setor. O I SIMPÓSIO DE MINERAÇÃO E RECURSOS HÍDRICOS é uma realização pioneira do Núcleo de Minas Gerais da ABAS, que sempre tem-se destacado na vanguarda de eventos regionais. O tema principal é o rebaixamento do nível d'água na mineração. A abundância de água subterrânea neste caso é um grande problema para o avanço da explotação de jazidas minerais a céu aberto. No caso de Minas, são jazidas de ferro. Mas ocorre em qualquer tipo de exploração mineral de cavas a céu aberto, onde a gestão do recurso hídrico influi de forma decisiva tanto nos custos de explotação, como nas questões ambientais conseqüentes. A matéria central desta edição aborda mais detalhes deste importante evento que você pode conferir nas páginas 12 e 13.

     O nosso colega Bertachini, um dos grandes especialistas brasileiros em desaguamento mineiro, e nosso colunista, também aborda esta questão na página 14. Na próxima edição estaremos apresentando a cobertura completa deste evento, que desde já, movimenta todo o staff mineiro da ABAS, mais os parceiros desta empreitada. Com destaque para o nosso companheiro Las Casas, que resolveu assumir a vocação de realizador de eventos, e está debutando neste Simpósio com a sua empresa Las Casas Consultoria e Eventos. Com certeza será um sucesso!

     A polêmica questão da cobrança da água cada dia ganha mais destaque na mídia. A propósito, na seção Opinião desta edição, recomendo a leitura do artigo do colaborador Sergio Teixeira de Souza, na página 11, que apresenta um enfoque interessante sobre este importante assunto.

     Outro assunto de destaque, tem a ver com o maior projeto hidrogeológico financiado pelo Banco Mundial, e que tem merecido severas críticas pelas universidades federais. Quem trata distocom muita propriedade, é o Prof. Ernani, da Universidade Federal do Paraná presidente nacional da ABAS, que foi entrevistado pelo ABAS INFORMA por ocasião de palestra proferida no dia mundial da água. A matéria você confere na página 06. O Prof. Aldo, na sua coluna, narra um histórico bastante pitoresco da utilização das águas subterrâneas pelas antigas civilizações, ressaltando a sua importância histórica, estratégica e econômica para o desenvolvimento mundial. Você pode conferir, o primeiro de quatro capítulos deste documento na página 03. No mais, nos vemos em maio com certeza. Boa leitura a todos e até lá.

Um abraço
José Roberto Ribeiro

jrobertoribeiro@geoeste.com.br

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados