Bahia debate o futuro da água no Nordeste

     A ABAS-BA e Sergipe em conjunto com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos e a Escola Politécnica da UFBA, promoveram no Dia Mundial da Água, um debate para discutir propostas para evitar o desperdício de água. O tema serve para discutir a crise de energia provocada pela escassez de água nos rios brasileiros, que obrigou racionamentos drásticos e deixou a região Nordeste à beira de um colapso na geração de eletricidade. Foi uma espécie de alerta para os efeitos danosos da falta de políticas de conservação dos rios no Brasil, mantê-los vivos e atender finalidades vitais como geração de energia, ser via de transporte, fornecer água potável à população e permitir irrigação na agricultura.

     Na oportunidade, a Escola Politécnica também comemorou 105 anos de fundação. As palestras foram ministradas pelo Dr. José Teodomiro, da Codevasf, que discursou sobre o Comitê do Rio São Francisco e o Programa de Capacitação em Recursos Hídricos da Escola Politécnica. O programa prevê a realização de dois cursos de extensão em recursos hídricos para o nível médio e de um curso de especialização em instrumentos técnicos, jurídicos e institucionais para o gerenciamento de recursos hídricos. Ambos os cursos serão coordenados pela professora Yvonildes Medeiros.

     Mercado das Águas - Durante as comemorações também foi realizada uma mesa-redonda com o seguinte tema: "O Mercado das Águas e Desafios do Gerenciamento dos Recursos Hídricos". Os participantes foram Dra.Yvonilde Medeiros (IBRH/UFBA); Eng. Arnaldo Correia Ribeiro (Hidrocom); Eng. Ayrton Borges Domingues (Percom); Geólogo José Mauro Passos Amâncio (Aquageo); Geólogo Roberto Cardoso Resende (Hidrosolo), além do Dr. José Teodomiro, da Codevasf.

Paulo Penalva dos Santos
Presidente do Núcleo Bahia / Sergipe
grandser@svn.com.br


Legislação e água subterrânea

     A ABAS-Paraná participou do I Encontro das Águas do Paraná, realizado de 10 a 12 de abril, na cidade de Toledo. A organização foi da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com a colaboração do Governo do Estado. Os participantes discutiram as legislações relativas aos recursos hídricos, com a participação de representante da ANA - Agência Nacional de Água. Também marcaram presença a ITAIPU, ANEEL, Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Secretaria do Planejamento, bem como a comunidade em geral.

     Cerca de 800 pessoas participaram do encontro. A ABAS, através de seu presidente, Ernani Francisco da Rosa Filho, proferiu uma palestra sobre águas subterrâneas na Bacia do Paraná III, destacando a importância do estudo desses recursos por tratar-se do principal manancial da região. A água subterrânea abastece há mais de 20 anos a SADIA e 80% do município de Toledo, que atualmente conta com 120 mil pessoas. Ao final do evento foi elaborado um documento de intenção para a criação do Comitê da Bacia do Paraná III.

Carlos Eduardo Dorneles Vieira
e-mail: hidropel@terra.com.br
Fone: (41) 376-3438


Escolas Itajaienses comemoram Dia Mundial da Água

     A ABAS-Santa Catarina apoiou as comemorações do Dia Mundial da Água, realiza na Escola Básica José Medeiros Vieira, em Itajaí. A Associação prestou seu apoio ao Clube da Água com o fornecimento de material para pesquisa e estudos para as crianças da Unidade Escolar. A ABAS-SC foi representada por Heloisa Helena, associada do núcleo catarinense.

     A participação efetiva do Núcleo em diversas atividades, faz parte do Projeto Consciência Hídrica, uma iniciativa da atual gestão regional, que busca participar ativamente de ações referentes às águas subterrâneas e superficiais.

     O Clube da Água da escola municipal é composto de 12 membros, entre professores e alunos. A ABAS -SC parabeniza a direção da Escola Básica José Medeiros Vieira, a SME de Itajaí, a CASAN, a FATMA, o SAMAE e a Prefeitura Municipal de Itajaí pelo excelente resultado do trabalho educativo.

João Batista Lins Coitinho
Presidente do Núcleo Santa Catarina
Fones: (48) 222-0755/266-8001
jbcoitinho@uol.com.br

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados