São Paulo conhece nova tecnologia na reabilitação de poços

Palestra nas dependências da Sabesp destacou a técnica de injeção de
CO2 na recuperação de vazão do poço tubular

     A Aqua Freed do Brasil em parceria com a ABAS, ABES, Sabesp e Subsurface Technologies promoveram no dia 05 de abril, uma Tarde de Tecnologia. O evento teve como tema "Entendendo Problemas em Poços de Água e Alternativas de Reabilitação com Ênfase no Processo Aqua Freed". A palestra foi ministrada por Neil Mansuy, que tem mais de 20 anos de experiência em reabilitação de poços. Neil é vice-presidente de serviços técnicos da Subsurface Technologies e trabalhou durante vários anos na Layne Geociences, no Kansas, como especialista de reabilitação e aqüíferos.

     Neil ministra uma média de 100 seminários e workshops por ano, onde mostra todos os aspectos de problemas e de soluções em poços tubulares, aqüíferos e sistemas de água. Neil também é autor do livro "Reabilitação de Poços de Água - Um Guia Prático Para a Compreensão de Problemas e Soluções", publicado em 1999.

     A palestra que teve tradução simultânea foi realizada no auditório Costa Carvalho, na Sabesp. O evento reuniu cerca 80 profissionais de empresas de perfuração, condomínios, companhias de abastecimento, órgãos ambientais, montadoras, cervejarias, geólogos, engenheiros e representantes de ONG's.

     Neil iniciou a palestra traçando um panorama da utilização da tecnologia Aqua Freed na reabilitação de poços no mundo e no Brasil desde 1997. "Esse processo busca um retorno certo do investimento. Essa técnica de reabilitação é o que há de mais moderno no mundo", destacou. Especialista em microbiologia, afirmou que na maioria das vezes a perda de produção de um poço tubular está relacionada às causas minerais e não bacterianas. "Na indústria de águas subterrâneas dá-se muita atenção às bactérias e acabam esquecendo das outras causas de perda de vazão. Isso é um erro", explica Neil.

     Após entrar em operação, o poço tubular profundo rompe um equilíbrio muito sensível no subsolo devido ao rebaixamento do nível da água pelo efeito do bombeamento. Esse rebaixamento possibilita a entrada do oxigênio, um elemento altamente reativo nos processos químicos e biológicos, provocando intensas ações de oxidação e acelerando o desenvolvimento de incrustações que vão gradualmente tamponando os espaços no interior da formação e provocando a queda da capacidade de produção do poço. As tecnologias convencionais de remoção das incrustações são bastante limitadas e consistem na aplicação de produtos químicos a base de ácidos para dissolver os depósitos incrustantes com ajuda de bombeamento e turbilhonamento com compressor de ar. O processo Aqua Freed consiste na injeção sob pressão controlada de CO2 na forma líquida e gasosa para o interior do poço. "Esse é um processo que se traduz em praticidade, economia e rapidez, além de poder ser aplicado em todos os tipos de poços tubulares com ou sem filtros", finalizou.

     A palestra surpreendeu os participantes, que mostraram grande interesse pelo tema. "Foi uma discussão extremamente proveitosa", avaliou João Carlos Simanke de Souza, presidente da CTAS e representante da Sabesp..

 
 

Interpretação de testes de vazão em poços tubulares profundos

     A ABAS-Sede promove de 03 a 05 de julho, nas dependências do Laboratório de Informações Geológicas do Instituto de Geociências da USP, o curso "Interpretação de Testes de Vazão em Poços Tubulares Profundos e Dimensionamento de Bombas Submersas". O curso será ministrado pelo Dr. Hélio Nóbile Diniz e pelo engenheiro Walter Jorge Michaluate. O objetivo é proporcionar ao aluno os conceitos sobre a utilização dos testes de vazão em poços, o uso de softwares modernos para representação gráfica dos mesmos, os métodos de cálculo dos parâmetros hidrodinâmicos dos aqüíferos e o dimensionamento de equipamentos para explotação dos poços tubulares profundos.

     O evento tem como público alvo os profissionais das empresas de perfuração, geólogos, tecnólogos e engenheiros, usuários dos serviços das empresas de perfuração, geólogos, tecnólogos e engenheiros da Sabesp, serviços municipais autônomos de água e esgoto, gerentes de meio ambiente das empresas que utilizam água subterrânea, profissionais do DAEE, professores e pesquisadores de faculdades de engenharia e de geologia.

     O programa do Curso está divido em sete etapas: "Conceitos Básicos", "Hidrodinâmica dos Aqüíferos", "Testes de Vazão", "Equipamentos de Extração", "Uso de Técnicas de Microinformática Para Cálculo dos Parâmetros Hidrodinâmicos dos Aqüíferos", "Interpretação de Teste de Vazão em Poços Tubulares Profundos" e "Monitoramento de Poços Tubulares Profundos".

     O valor da inscrição é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para sócios da ABAS e R$ 450,00 (quatrocentos e cinqüenta reais) para os não sócios. A quantia deverá ser depositada no Banco do Brasil, agência 2809-6 c/c 5075-X em nome da ABAS. É obrigatório o envio da ficha de inscrição (que pode ser obtida no site www.abas.org) com o comprovante de depósito. Informações fone/fax: (11) 3104-6412 ou e-mail: info@abas.org

 
 

Grundfos lança nova bomba

     A Bomba SQE é um novo conceito em bombas para o fornecimento doméstico de água, com pressão constante, economia e eficiência. Imagine uma bomba que faz exatamente o que você quer e precisa, liga todas as vezes em que necessário, não sobrecarrega o sistema, não sofre danos durante a partida e não apresenta problemas quando ocorre um fornecimento instável de energia. Esse é o novo lançamento da Grundfos, a bomba SQE, com unidade de controle CU301 que atende a todas estas necessidades. O produto oferece controle do fornecimento de água, com regulagem para proporcionar pressão constante, de acordo com os interesses do cliente.

     Sempre que as necessidades mudam, o sistema é facilmente ajustado, com o simples acionamento de um botão que vai regular ou, até mesmo, parar a bomba. Em caso de velocidade abaixo de um limite programado e em situações de falta de água, o sistema de proteção da bomba SQE desliga automaticamente o equipamento. E o principal, a nova bomba Grundfos é de fácil instalação e manutenção.

 

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados