Nesta edição do ABAS INFORMA, gostaria de destacar três assuntos principais: O primeiro tem a ver com a matéria publicada na edição anterior sobre contaminação do Aqüífero Guarani numa determinada região do estado de Minas Gerais. A denúncia, comprovadamente errônea, foi amplamente repelida, principalmente pelos atentos leitores e colegas de Minas Gerais. Apesar do erro cometido pela redação e pela comissão da diretoria da ABAS que supervisiona as edições, chama a atenção a prontidão com que os leitores do jornal se mobilizaram, mostrando a importância do nosso veículo de informação, completamente sedimentado no nosso meio. É muito gratificante para todos que fazem o ABAS INFORMA e recebemos as críticas com muita satisfação, pois é com elas que estaremos aprimorando o nosso trabalho.

      O segundo assunto que gostaria de destacar, refere-se a coluna do colega Hirata, evidenciando e dando algumas dicas para o muito que tem que ser feito para desenvolver o produto água subterrânea. Temos um longo caminho a percorrer nesta trajetória, e acredito firmemente que os nossos eventos nacionais têm um papel muito importante a desempenhar. Ouvindo um colega que está organizando o próximo Congresso em Florianópolis, e com quem discutíamos alguns pontos negativos do último evento em Recife, ficou convencido da importância da participação da sociedade nos nossos eventos, seja para mobilizar as escolas secundaristas e do ciclo primário da região, tanto estudantes como os professores, bem como as lideranças municipais e estaduais e, até as federais que tem relação com o nosso setor (presidentes de bancos, organismos nacionais e internacionais, BB, CEF, BIRD, etc). Esperemos que este nosso próximo evento reflita este anseio, e possamos cada vez mais divulgar o nosso potencial para fora de nossas paróquias.

      E, por último, coincidindo com as eleições gerais em nível nacional, a nossa matéria de capa traz o assunto das eleições para renovação da diretoria executiva, conselhos deliberativo e fiscal para o biênio 2002/03. A grande novidade é que nesta eleição, numa atitude inédita na nossa história, haverá uma disputa entre duas chapas que pleiteiam a condução nacional da nossa entidade. Para aqueles que já acompanham as eleições da ABAS desde muitos anos, onde o presidente sempre era buscado a força para assumir o comando, estas eleições servirão de marco, denotando desta forma, que a nossa Associação atingiu um grau de amadurecimento muito importante e de prestígio no cenário nacional e até no exterior. No mais, e para aqueles que puderem participar (os sócios terão que estar quites com a anuidade), as cédulas já estão a caminho pelo voto pelo correio. Ou, para aqueles que forem ao congresso em Florianópolis, poderão exercitar a sua cidadania diretamente nas urnas. Fico por aqui, boa leitura e até julho com certeza.

Um abraço
José Roberto Ribeiro

jrobertoribeiro@geoeste.com.br

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados