Seminário legislativo águas de minas II

      A ABAS, Associação Brasileira de Águas Subterrâneas está sendo representada no Segundo Seminário Legislativo Águas de Minas, pela vice-presidente Maria de Fátima Guimarães Gouveia e a secretária executiva, Valéria Caldas Barbosa. O seminário está sendo promovido pela Assembléia Legislativa desde o mês de abril com término programado para o dia 03 de julho. O evento tem como objetivo avaliar a implantação das políticas estadual e federal de recursos hídricos e a adoção de institutos e instrumentos de gestão, além de colher subsídios junto à sociedade de forma participativa, para a fundamentação de leis relacionadas à gestão das águas, buscando a recuperação e a preservação da qualidade e da quantidade das águas nas bacias hidrográficas localizadas no Estado de Minas Gerais.

      As reuniões pré-seminários foram realizadas na cidade de Lagoa Santa, Araraguari, Uberaba, Capitólio, Divinópolis, Conselheiro Lafaiete, Teófilo Otoni, Araçuaí, Patos de Minas, Paracatu, Ipatinga, Governador Valadares, Poços de caldas, Caratinga, Pirapora, Montes Claros e Juiz de Fora. O seminário acontece de 01 a 03 de julho, no Plenário da Assembléia, em Belo Horizonte. Os trabalhos terão como tema a Gestão das Águas, Agência de Bacias e Gerenciamento de Águas. As Bacias Hidrográficas estudadas são Bacia do rio Parnaíba, do Rio Grande, do rio Paraíba do Sul, do Rio Doce, Bacias dos Rios Mucuri e São Mateus, do Rio São Francisco e dos Rios Jequitinhonha e Pardo.

      Informações pelos telefones (31) 3290-7886 / 3290-7687.

Maria de Fátima G. Gouvêa
Vice-pres. ABAS
e-mail: abasmg@gold.com.br
Fone: (31) 351-6363
Fax: (31) 250-1632

O rebaixamento do nível d’água na mineração

    O I Simpósio de Mineração e Recursos Hídricos, realizado pelo Núcleo-MG discutiu conceitos hidrogeológicos nos estudos aplicados às atividades de rebaixamento de nível d’água na mineração. O evento realizado pelo Núcleo Mineiro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, aconteceu de 27 a 29 de maio, em Belo Horizonte e contou com um público de 500 pessoas. O objetivo demanda da necessidade de esclarecimentos técnicos, científicos e da responsabilidade civil sobre o tema e do número crescente de casos de conflitos entre as mineradoras e os diversos setores da sociedade (Empresas de Saneamento, ONG´s, civis, etc.), em razão do rebaixamento do nível de água na mineração.

     A ABAS-MG programou palestras com os seguintes temas: “Monitoramento dos Recursos Hídricos na Mineração”, “Aplicação de Modelos Computacionais Aplicados ao Rebaixamento e Recuperação do Nível de Água nas Minas”; “Estudos Hidrogeológicos para Fins de Rebaixamento do Nível de Água na Mineração”; “Exemplo de Gestão de Recursos Hídricos na Mineração de Carvão”; “Percepção Social do Rebaixamento do Nível de Água na Mineração”; “A Atuação do Ministério Público na Questão do Rebaixamento do Nível de Água na Mineração”; O Abastecimento Público e o Rebaixamento do Nível de Água na Mineração”; “O rebaixamento do Nível de Água na Mineração e o Abastecimento Público” e “Gestão de Recursos Hídricos na Mineração”. “O simpósio foi surpreendente! Nosso Estado tem um histórico de recuperação em grandes cavas de mineração e mostrou a importância da discussão desse tema para todo o Brasil”, avaliou Celso de Oliveira Loureiro, presidente da ABAS-MG.

      A comissão organizadora também realizou uma plenária para elaboração e redação de um documento básico de referência, intitulado “Procedimentos de licenciamento do rebaixamento do nível de água em mineração”. O documento representa o posicionamento da ABAS e demais participantes sobre a questão do rebaixamento do nível d’água em mineração, com o intuito de subsidiar a avaliação dos possíveis impactos gerados por essas atividades.

      Ao término do evento, os participantes fizeram uma visita técnica às minas Vazante (Votorantim/Metais) e Águas Claras, Pico e Tamanduá (Minerações Brasileiras Reunidas). O evento contou com o patrocínio da Copasa, Cia Vale do Rio Doce, MBR, Comig e do apoio do IGAM.

Leila Nunes Menegasse
1ª Vice-presidente ABAS-MG
e-mail: abasmg@gold.com.br
Fone: (31) 3499-5446

ABAS Infantil estimula participação das crianças

     A home page da ABAS (www.abas.org) destinou um importante espaço para a participação das crianças. A ABAS Infantil reune informações, fotos e joguinhos interativos sobre águas subterrâneas, além de um espaço reservado para redações com sugestões de temas como “Água o nosso maior bem”; “Preservar a natureza é preservar a vida”; “Cuidado com o lixo”; “Salve os rios do Brasil”; “Reciclar é preciso” e “Tudo por um bichinho de estimação”. “Esse é um projeto muito importante que estamos colocando em prática nas escolas e criando a conscientização dos recursos hídricos e o interesse pelas águas subterrâneas”, explica Heloisa Helena, idealizadora do projeto.

      Nesta edição, O ABAS INFORMA publica a redação enviada por Renata Miranda Savi, de 11 anos, que reside atualmente em Pequim, na China.

Título: “ÁGUA” - Gota Preciosa
Redação: A água é como um brilhante na mão de uma donzela, é como o ar que precisamos para respirar, e também é tão precioso como sangue que circula em nossas veias, precisamos do sangue puro, limpo, sadio nem de mais nem de menos. Sem “ÁGUA” teria que criar outro planeta, porque neste planeta que conhecemos precisamos dela para tudo. Desde uma gota até a imensidão do mar, nos rios, dentro de poço, dentro de um copo, no tubo do soro em pronto socorro e a chuva que molha para nos dar o alimento de cada dia. Ela é a partícula de um conjunto indispensável para todos e para tudo. Por isso devemos poupar, cuidar, deixar limpa e pura, manter as nascentes, sem poluí-las. O animal selvagem convive tirando o necessário, nós jogamos fora sem pensarmos no futuro da nossa espécie.

Nota de falecimento

     É com pesar que comunicamos o falecimento do amigo, colega e companheiro de trabalho, o geólogo Emiliano Cornélio de Souza. Faleceu, no último dia 22, no hospital em Ipanema, Rio de Janeiro, aos 59 anos, vítima da violência que domina o país, após cerca de 45 dias hospitalizado.

     Emiliano, diplomou-se pela Escola de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1967, tornando-se especialista em rochas graníticas, após curso de aperfeiçoamento na Alemanha. Iniciou sua vida profissional na CPRM – Serviço Geológico do Brasil, na Amazônia, Porto Velho, tendo realizado uma importante contribuição sobre a Geologia da Província Estanífera do Estado. No DEGEO, elaborou o primeiro Glossário sobre Rochas Graníticas, em língua portuguesa e realizou minuciosa análise sobre a Petroquímica dos Granitóides de diversas províncias geológicas brasileiras. Sua participação na elaboração do Mapa Geológico do Brasil e da Área Oceânica Adjacente, escala 1:2.500.000, publicado em 1981, permitiu sintetizar todo esse conhecimento.

Humberto José T. R. de Albuquerque
Pres.da ABAS/Rio de Janeiro
telefone (21) 204-9662
e-mail: humberto@cprm.gov.br

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados