Visitas técnicas vão demonstrar potencial das águas subterrâneas

      A ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas juntamente com os núcleos Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná convidam todos os associados para o XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece de 10 a 13 de setembro, no Centro de Convenções de Florianópolis, em Florianópolis. Neste terceiro milênio, as principais instituições técnico-científicas no campo da hidrogeologia, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários do setor vão discutir idéias de como superar os desafios associados à sua gestão, no presente e no futuro.

       Os Aqüíferos Transfronteiriços serão o tema principal do evento, embora outros temas também serão enfocados como locação de poços, fluidos de perfuração, interpretação de análises de qualidade de água, interpretação de ensaios de bombeamento, metodologias de instalação de poços, potencialidade dos aqüíferos, mercado atual e futuro da perfuração de poços, legislação de águas subterrâneas, gerenciamento de aqüíferos, completação de poços, atividades impactantes em áreas de explotação de águas subterrâneas, dentre outros.
O programa geral contempla a realização de cursos, palestras, exposições, visitas técnicas e mesas redondas que discutirão os grandes problemas e a busca continuada de soluções dos recursos hídricos subterrâneos. Paralelamente à programação técnica do evento, a comissão organizadora (vide box) vai realizar a Feira de Produtos e Serviços ligados ao setor de água subterrânea. Quase todos os estandes postos a venda já foram comercializados.

       Trabalhos - Os trabalhos serão apresentados oralmente nas sessões técnicas ou em painéis. A escolha entre a apresentação oral ou painel deverá ser inicialmente feita pelo autor e indicada no envio do artigo. O Comitê Científico elaborará o programa final, indicando as modalidades de apresentação painel ou oral. Todos os artigos serão publicados na íntegra, independentemente da sua forma de apresentação.

       Visitas Técnicas - As excursões propostas programadas pela Comissão Organizadora tem como objetivo demonstrar alguns aspectos do potencial de águas subterrâneas do aqüífero Cristalino/Fraturado do sul do País, especialmente, seu caráter termal, manifestado através de fontes (exutórios naturais). As excursões serão acompanhadas por geólogos do DNPM com ampla experiência nos aspectos enfocados.

       Santo Amaro da Imperatriz (Águas Mornas): As visitas verificarão o afloramento de rochas proterozóicas (gnaisses e granitos); captações de água mineral (termal-radioativa-fluoretada) de Caldas da Imperatriz e Águas Mornas; complexo turístico de Caldas da Imperatriz (hotéis Plaza e Caldas) e Hotel Águas Mornas: piscinas de águas termais, balneários e spa, além das engarrafadoras de água mineral

       Gravatal: Verificação do afloramento de rochas proterozóicas (granitos); captação de fonte natural de água mineral (termal-radioativa-fluoretada) de Gravatal, com vazão de 144 m3/h e poços tubulares; complexo turístico de Gravatal e engarrafadora de água mineral.

       Serra do Rio do Rastro (Bom Jardim da Serra): Afloramentos de rochas proterozóicas (granitos); captação de fonte natural de água mineral (termal-radioativa-fluoretada) de Gravatal, com vazão de 144 m3/h e poços tubulares; complexo turístico de Gravatal e engarrafadora de água mineral; Serra do Rio do Rastro (Coluna Wite). Observação de afloramentos de todas as formações da Bacia do Paraná.

        Nesse trajeto está exposta toda a coluna da Bacia do Paraná no Sul do Brasil, desde seu embasamento (Proterozóico), sedimentos dos grupos Tubarão, Guatá, Passa Dois e Grupo São Bento (formações Pirambóia/Botucatu e os derrames vulcânicos da Formação Serra Geral). Em poucos quilômetros passa-se de uma cota próxima ao nível do mar, para mais de 1.300 metros de altitude (região de Bom Jardim da Serra).

      Inscrições - As inscrições deverão ser efetuadas através de depósito na conta corrente 5286-8, da agência 2809-6, do Banco do Brasil, em nome da ABAS-Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. A validação de sua inscrição se dará através do envio do comprovante de depósito, acompanhado da ficha de inscrição devidamente preenchida para a secretaria do evento no fax (11) 3104-6412. As empresas que efetuarem três ou mais inscrições terão desconto de 10% sobre o total a pagar. Mais informações no site www.acquacon.com ou pelo e-mail cabas@acquacon.com.br.

     Cursos de pequena duração – O Cabas também vai oferecer cursos de pequena duração (12 horas/aulas) durante a semana do evento.Os cursos serão realizados no período da manhã com os seguintes temas:
     
       Práticas de Recarga e Reuso de Aqüíferos
      Apropriação de Custo para Perfuradores (Jundsondas)
      Locação de Poço em Meio Fraturado

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados