Duas chapas concorrem às eleições da ABAS

ABAS INFORMA traz matéria apresentando as chapas Integração e Renovação
que concorrem ao biênio 2003/2004

     A ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, iniciou o processo eleitoral para a escolha da nova diretoria da entidade, para o Biênio 2003/2004. O processo ainda está no início mas já está dando o que falar: duas chapas concorrem ao pleito, um fato totalmente inédito na história da Associação. “É uma concorrência saudável e demonstra que temos maturidade e despertamos o interesse dos sócios para conduzir o destino da ABAS – e o mais importante, os participantes são qualificados e entusiastas”, destaca João Carlos Simanke de Souza, presidente da Câmara Técnica de Água Subterrânea e ex-presidente da ABAS. As chapas que concorrem nas próximas eleições são “Integração”, encabeçada por Joel Felipe Soares, e a “Renovação”, liderada por Humberto José de Albuquerque. “Não se trata de uma competição, e sim, do exercício de um processo democrático denominado eleição. Nesse processo é importante que haja o confronto da pluralidade de idéias e de várias tendências de maneira democrática”, avalia Humberto José de Albuquerque, candidato da Chapa Renovação. Posição parecida com a do candidato da chapa Integração, Joel Felipe Soares. “Acredito que esse é o princípio da democracia e o sinal de mudança no modelo social. A disputa de duas chapas será muito saudável e que vença aquele que apresentar o melhor Plano de Ação”, lembra.

      A secretaria da ABAS Nacional espera uma grande participação dos associados devido à situação pouco comum. Por determinação da Comissão Eleitoral (leia-se Carlos Eduardo Giampá e Silvério de Abreu Santos), os sócios em dia com sua anuidade já receberam por correio a documentação que lhes permite o voto por correspondência até dia 30/08/2002. Os novos sócios e aqueles que desejarem votar por correspondência deverão quitar sua anuidade até 30/07/2002, podendo encaminhar seu voto até dia 30/08/2002, como os demais. Novos sócios e pagamentos de anuidade efetuados entre 30/07 e 30/08/2002 habilitarão o sócio a votar durante a Assembléia Geral Ordinária a se realizar dia 12/09/2002, em Florianópolis. Aquele que se afiliar ou regularizar sua anuidade após 30/08/2002 somente poderá votar na próxima eleição. Só serão considerados válidos os votos de associados quites com a anuidade 2002. Informações sobre a forma de pagamento podem ser obtidas pelo telefone (11) 3104-6412 ou pelo mail info@abas.org.

      Na próxima edição, o ABAS INFORMA vai publicar uma matéria completa sobre as eleições com entrevistas, depoimentos e o programa de trabalho das duas chapas. A intenção é fazer com que o associado exerça o seu direito de voto, como um ato de consciência profissional e exercício de democracia. Veja quem são os membros das chapas Integração e Renovação:


Humberto: “Não se trata de uma competição, e sim, de um exercício democrático”


Joel: “Acredito que esse é o princípio da democracia”

Olho: Duas chapas concorrem ao pleito, um fato totalmente inédito na história da Associação

Dedicação em tempo integral!

     Fundada em outubro de 1978, a ABAS passa pela 11ª administração (veja galeria de ex-presidentes), atualmente nas mãos do professor e geólogo Ernani Francisco da Rosa Filho. Ao todo, são 24 anos de trabalho, dedicação e divulgação das águas subterrâneas no Brasil e no mundo. Em entrevista ao ABAS INFORMA o atual presidente da entidade falou da importância de estar a frente da associação, da reestruturação da entidade e da integração com os núcleos regionais:

      Qual importância de presidir uma entidade como a ABAS?

     Em primeiro lugar é uma honra! Uma parte das minhas atividades, neste período, tiveram que ficar em segunda prioridade para que fosse possível atender a demanda da ABAS. É preciso atuar com responsabilidade e isto significa que nenhuma interferência de ordem pessoal deve ocupar espaço na condução da associação. É evidente que algumas decisões não agradam algumas pessoas ou grupos, mas quando atuamos com responsabilidade e baseados nos estatutos da ABAS, estamos assegurando a continuidade de uma associação que tem muita responsabilidade em nível nacional e internacional. É preciso conseguir mais espaços, especialmente depois da criação a ANA e dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Para tal, este espaço somente terá representatividade se seus membros atuarem com responsabilidade institucional.

      Como está a participação dos núcleos e associados?

      Os núcleos, de modo geral, tem atuado em seus estados de forma responsável e oferecendo soluções aos tomadores de decisões. Os resultados disto tudo atinge diretamente a população do Brasil. Os associados tem participado ativamente dos encontros e discussões, sempre colaborando com opiniões para soluções voltados ao aproveitamento dos recursos hídricos.

      A ABAS está em processo de reestruturação. Espera que seus sucessores deêm continuidade aos projetos?

      Existem muitas questões que somente participando das reuniões de conselho é que se consegue visualizar os vários problemas existentes nos vários núcleos. A reestruturação pode ser considerada como atitudes tomadas em favor das ABAS, tendo sempre a mão os estatutos vigentes. Tentamos abrir mais espaços aos associados, especialmente possibilitando a todos que se manifestem através do Jornal ABAS INFORMA. Temos atualmente representantes em todas os comitês de bacias implantados, o que garante uma participação mais efetiva das águas subterrâneas sobre a questão do gerenciamento dos recursos hídricos. Temos ainda que conseguir espaço na Secretaria dos Recursos Hídricos do Ministério do Meio ambiente, onde, por incrível que possa parecer, não temos sequer assento e tampouco direito a voto na Câmara Técnica de Águas Subterrâneas. Estamos tentando recuperar este vazio porque é inadmissível imaginarmos que não tenha sido dado importância a esta questão, anteriormente. Eu espero que quem vier a assumir a ABAS tenha plena consciência sobre a importância de espaços políticos, no bom sentido, para continuarmos crescendo.

     A que atribui o fortalecimento do segmento de água subterrânea?

     Credibilidade, crescimento de mercado, com produtos de excelente qualidade, um maior número de profissionais atuando na área, inclusive se aperfeiçoando em questões ligadas ás águas subterrâneas. Isto caminha por sí só, porque quem faz a ABAS, são os próprios associados. É preciso, todavia, que tenham percepção de que a diretoria atual trabalha com seriedade e honestidade, colocando a ABAS a frente dos interesses individuais. Como informação complementar, registre-se que todas as decisões relativas a condução da ABAS, foram tomadas em reuniões de colegiado. Isto, aliás, fazemos constar através de Atas que são disponibilizadas no site da ABAS e publicadas no Jornal ABAS INFORMA.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados