Mensagem aos Associados

Fico impressionado com a quantidade de informações que me chegam diante dos olhos; bombardeado que somos com e-mails, jornais, revistas, panfletos, tablóides, propagandas, out-doors e outros que tais que parecem não ter fim. Escalado pelo nosso democrático Presidente a escrever esta mensagem, confesso que fiquei embaraçado, pois não sei se abordo a nova política agrícola da União Européia que pretende diminuir o subsídio, ou a Agenda 21 brasileira, ou dezenas de outros assuntos que tem tudo a ver com o meio ambiente, automaticamente dependentes da água subterrânea que é a nossa praia. Mas optei por noticiar o nascimento da mais nova Resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, que, por ocasião desta leitura, certamente já terá sido publicada como a de número 22 – Diretrizes para inserção das águas subterrâneas no instrumento Plano de Recursos Hídricos - configurando-se como importante contribuição para gestão integrada.

Vale dizer, através desta Resolução, não será possível ignorar esta parcela fundamental do ciclo hidrológico que costuma ser, por vezes propositalmente, esquecida do planejamento. Outro assunto palpitante é o procedimento normativo que pretende integrar o bem mineral água com o recurso hídrico água organizando competências e fortalecendo os órgãos envolvidos; tão interessante que, ao ser criado um grupo de trabalho pelas Câmaras Técnicas de Procedimento e Outorga e Águas Subterrâneas, posteriormente um Decreto Presidencial criou o mesmo grupo, praticamente com os mesmos membros, para abordar o mesmo tema. Outro tema polêmico é o enquadramento da água subterrânea em classes numa tentativa de coibir que a poluição superficial seja transmitida aos nossos aqüíferos.

E a forma de gerir os aqüíferos termais que, na região central do Brasil, já sofrem conseqüências da exploração abusiva? Isto gerou uma Moção do CNRH aos envolvidos após um magnífico workshop realizado em Rio Quente.

Enfim temos outros tantos assuntos que, por falta de espaço, serão abordados oportunamente. Um ótimo Congresso em Florianópolis e um abraço a todos.

João Carlos Simanke de Souza
Presidente da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos