Cadastramento de poços e fontes naturais no estado de Sergipe

O Governador de Sergipe, Albano Franco entregou no dia 12 de junho aos prefeitos municipais, o cadastro de poços e fontes naturais realizado em todo o Estado, exceção feita ao município de Aracaju, que faz parte do projeto Cadastro de Infra-estrutura Hídrica do Nordeste. O cadastramento foi realizado pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM, com o apoio da Superintendência de Recursos Hídricos – SRH de Sergipe, órgão da Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia. O trabalho teve como objetivo, o levantamento de todos os poços tubulares e fontes naturais, além de escolas, postos de saúde, sistemas públicos de abastecimento e barragens superficiais, sendo as coordenadas geográficas determinadas com o uso de GPS. No caso específico dos poços e fontes naturais, foram obtidas, também, informações pertinentes aos dados hidrológicos, caracterização do poço, instalações e a situação da captação, dados operacionais, qualidade da água, uso da água e aspectos ambientais. Os dados coletados, devidamente consistidos e tratados, possibilitaram a elaboração de um mapa de pontos d’água de cada um dos municípios, cujas informações são complementadas por uma nota explicativa de compreensão acessível a diferentes usuários.

O projeto cadastrou 4.096 pontos de água, sendo 3.952 poços tubulares, 115 fontes naturais e 29 poços escavados. No que se refere aos poços tubulares, foram constatados 1.797 poços em operação, 989 abandonados, 609 não instalados, 506 paralisados e 51 poços sem informação. Foram realizadas 2.120 análises de água nos poços tubulares, observando-se água doce em 1.177 poços, salobra em 608 e salgada em 335 poços.

Sergipe é o segundo estado do Nordeste a ter concluído esse levantamento, sendo o Ceará o pioneiro. Segundo o Superintendente de Recursos Hídricos de Sergipe, Ailton da Rocha, o conhecimento da situação atual de todas as captações existentes no estado dará subsídios e orientação técnica às comunidades, gestores municipais e órgãos governamentais, na tomada de decisões para o planejamento, execução e gestão dos programas de abastecimento de água, inclusive daqueles emergenciais de recuperação, instalação e perfuração de poços.

Luiz Fernando C. Bomfim Geólogo da CPRM/Sureg-SA e Secr.Executivo ABAS/BA-SE
bomfim@cprmba.gov.br

BA discute a exploração da água subterrânea

A ABAS Núcleo Bahia / Sergipe está divulgando a realização do Painel Integrado, “Exploração e Uso das Águas Subterrâneas nos Estados da Bahia e Sergipe”. O evento visa a discussão da importância desse recurso hídrico para a região Nordeste, em especial os estados da Bahia e Sergipe. O evento está sendo promovido pela Secretaria de Infra-estrutura do Governo da Bahia, Hidrosolo, CPRM – Serviço Geológico do Brasil, UFBA – Universidade Federal da Bahia, Cetrel – Empresa de Proteção Ambiental, Aquageo, Percon, Cerb e Hidrocon. O painel integrado tem apoio da ABAS, ABG, ABRH e EXPOGEO.

O evento será realizado no dia 02 de agosto, na Casa do Comércio. O endereço é avenida Tancredo Neves, nº 1109, em Salvador, na Bahia. O Painel Integrado “Exploração e Uso das Águas Subterrâneas nos Estados da Bahia e Sergipe” está programado para ter início a partir das oito e meia da manhã. Mais informações pelo telefone (71) 351-6353.

Paulo Penalva dos Santos
Presidente do Núcleo Bahia / Sergipe
grandser@svn.com.br

Associações hídricas destacam água subterrânea

O Núcleo Rio Grande do Sul apoiou a realização do Seminário de Associações Hídricas, uma promoção da Secretaria de Obras Públicas e Saneamento/SOPS do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no dia 18 de junho, sob a coordenação do geral do diretor do Departamento de Assuntos do Interior da SOPS, Paulo Wünsch. O auditório de 350 lugares foi pequeno para abrigar os assistentes e muitas pessoas permanecerem de pé no fundo do salão.

No programa, cerimônia de abertura, onde o secretário Edson Silva expôs as diretrizes de governo na área de saneamento e salientou a importância das associações hídricas presentes (praticamente todas abastecidas por água subterrânea). A presidente do Núcleo-RS, Arnoldo Giardin, participou da mesa e fez uma breve exposição do papel e objetivos da ABAS. Em seguida foram realizadas três exposições técnicas, a primeira delas sobre Poços Tubulares Profundos (proferida por Arnoldo Giardin) e as seguintes abordando qualidade de águas subterrâneas e o papel da vigilância sanitária em sua fiscalização. No período da tarde, o seminário sediou uma conferência do professor Aldo Rebouças, sobre o Uso Racional da Água e a Proteção Ambiental, que teve ampla repercussão entre os presentes e a imprensa local.

O evento encerrou-se com depoimentos de responsáveis por associações hídricas, onde ficou novamente patente a importância da água subterrânea, em termos de captação e gestão corretas.

Hidráulica de poços - ensaios de bombeamento...

O Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, promove de 14 a 17 de agosto o curso Hidráulica de Poços - Ensaios de Bombeamento. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 09 de agosto. O objetivo é estudar o comportamento hidráulico de aqüíferos cristalinos e sedimentares usando como ferramenta os ensaios de bombeamento, os tipos de ensaios de bombeamento e a elaboração de um projeto de explotação de poços tubulares. O curso é direcionado aos estudantes de graduação, hidrogeólogos, gestores públicos, profissionais ligados aos recursos hídrico e meio ambiente.

O evento terá duração de 32 horas e será realizado das oito da manhã ao meio dia e das duas às seis horas da tarde, na Sala de Extensão, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Unisinos. O curso será ministrado por Carlos Alvin Heine, especialista em Gerenciamento Ambiental - ULBRA. Todos os participantes com 75% de freqüência receberão certificado de participação.

As inscrições custam R$ 300,00 e devem ser realizadas no Campus da Unisinos ou via fax (51) 590-8305, acompanhada do comprovante de pagamento, com identificação do participante e da ficha de inscrição. O evento conta com o apoio da ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, CREA - Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul e APSG - Associação Profissional Sul Brasileira de Geólogos.

Informações:
www.unisinos.br/educacao/extensao
e-mail: extensao@unisinos.br
Arnoldo Giardin
Caixa Postal 202
95.720-000 Garibaldi-RS
arnoldo@redesul.com.br
abasrs@euler.unisinos.br

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados