CPRM desenvolve programa de monitoramento
das águas subterrâneas

O programa busca a geração de informação sobre a ocorrência, circulação e utilização
da água subterrânea em todo território nacional

A CPRM – Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais, dentro do Programa Nacional de Hidrologia propõe a participação do planejamento, coordenação e execução dos serviços de hidrologia de responsabilidade da União em todo o território nacional, bem como, estimular o descobrimento e o aproveitamento dos recursos hídricos (águas de superfície e subterrâneas). O programa também prevê a orientação, incentivo e cooperação com entidades públicas ou privadas na realização de pesquisas e estudos destinados ao aproveitamento dos recursos hídricos e elaboração de sistemas de informações, cartas e mapas que traduzam o conhecimento hidrológico, tornado-o acessível aos interessados. A CPRM no cumprimento de suas atribuições, executando o seu Programa de Hidrologia, gera informação hidrológica sistemática e de uso múltiplo, fundamental como subsídio aos Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, enumerados na Lei Federal nº. 9.433: os Planos de Recursos Hídricos; o enquadramento dos corpos d’água em classes, segundo os usos preponderantes da água; a outorga dos direitos de uso de recursos hídricos; a cobrança pelo uso de recursos hídricos; compensação a municípios; e o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos. O Programa Nacional de Hidrologia abrange as atividades de Monitoramento Hidrológico, Recursos Hídricos Superficiais e Recursos Hídricos Subterrâneos.

Monitoramento Hidrológico - O Brasil dispõe de uma rede hidrometeorológica com aproximadamente 11.000 estações hidrométricas, administradas por organismos federais, setoriais, estaduais e particulares, dentre as quais 4.200 representam a rede básica nacional em operação, de responsabilidade da Secretaria de Energia do Ministério de Minas e Energia – MME, constituída com o objetivo de avaliar a disponibilidade hídrica e conhecer o regime hidrológico das oito bacias hidrográficas brasileiras e sub-bacias constituintes. A CPRM, instala, opera e dá manutenção à rede básica nacional do MME, nela incluídas redes telemétricas para inventário e previsão de cheias, redes de monitoramento da qualidade das águas e de sedimentometria e estações convencionais fluviométricas, pluviométricas e climatológicas. Os dados coletados a cada mês são remetidos para o Sistema de Informações Hidrológicas da ANEEL, para serem disponibilizados ao usuário final. A atividade conta com um corpo técnico de cerca de 220 profissionais, entre engenheiros, geólogos, químicos, auxiliares técnicos, hidrotécnicos e hidrometristas, destacando 61 equipes de hidrometria, que percorrem 134 roteiros, por via aérea, fluvial e terrestre, perfazendo um total de cerca de dois milhões de quilômetros anuais, ou seja, o equivalente a 18 voltas em torno da Terra. A coleta dos dados é feita por 3.500 observadores hidrológicos.

Programa - Dentro do programa, o monitoramento de recursos hídricos subterrâneos com ênfase para a região Nordeste tem como objetivo a geração de informação sobre a ocorrência, circulação e utilização da água subterrânea, como base para a gestão de recursos hídricos e o desenvolvimento socio-econômico da região, propiciando o aumento da oferta de água. Contempla o levantamento de dados básicos, o cadastramento de fontes de abastecimento e a avaliação do potencial dos principais domínios geológicos com vocação aqüífera do semi-árido, além de desenvolver metodologia de estudos hidrogeológicos adequada às rochas cristalinas.

Já o programa água subterrânea para outras regiões do país consiste na atualização permanente do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas _ SIAGAS, a partir de levantamentos de dados e o estabelecimento de parceria com estados e outras entidades, visando à sua integração ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos, instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos. Para maior compilação de dados, a CPRM está aperfeiçoando o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas _ SIAGAS, que tem como destaque a base de dados do Cadastro Nacional de Poços.

Olho: O Programa Nacional de Hidrologia abrange as atividades de Monitoramento Hidrológico, Recursos Hídricos Superficiais e Recursos Hídricos Subterrâneos


Foto: Quantidades de Poços de Água cadastrados no SIAGAS

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados