O Bê-a-Bá da água subterrânea

Cartilha virtual ilustra importância das águas subterrâneas e contribui com a educação infantil

O corpo humano é composto por 80% de água, líquido essencial à vida. Nossos alimentos, também possuem muita água em sua composição... A água é muito importante para nossa higiene, ela nos proporciona prazer e nos protege das doenças. Mas afinal, por que precisamos de água? Essas são afirmações e questionamentos muito comuns entre a população e que ganham destaque principalmente entre as crianças. A turma mirim está a procura conhecimento e promete através da inocência e curiosidade, transformar do mundo. Como a conscientização é melhor difundida na infância, o geólogo Eurico Zimbres, da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro traduziu o Guia Para Educação Básica Sobre a Proteção das Águas Subterrâneas, desenvolvido pela Unesco. Há dois anos o geólogo resolveu divulgar na internet um material sobre um curso de água subterrânea voltado para os técnicos da EMATER/RJ. O curso era pesado e voltado para o pessoal técnico, mas houve grande aceitação pelo público e os pedidos de pessoas ligadas à educação infantil, principalmente professores, para que o trabalho fosse ilustrado, de forma a facilitar a compreensão das crianças, se tornaram cada vez mais freqüentes. Neste ínterim teve contato com a cartilha em espanhol preparada por técnicos ligados ao Programa Hidrológico Internacional da Unesco. “Era um material muito bem ilustrado e movimentado, bem ao gosto do público infantil. Entrei em contato com o Carlos Fernández Jauregui, da Unesco, um dos responsáveis pelo trabalho, e solicitei a autorização para divulgar e traduzir o guia para o português. O pedido foi gentilmente atendido”, explica Eurico Zimbres.

A princípio o guia só está disponível na internet, no site http://www.meioambiente. pro.br/agua/cartilha/inicio.htm, mas há um projeto para transformá-lo em cartilha com distribuição nas escolas brasileiras. “Este trabalho tem tido uma aceitação muito grande e vários educadores têm solicitado cópia impressa do material, para trabalharem com educação ambiental. Infelizmente o material em português só existe em formato digital. Seria bom se alguma empresa ou órgão se interessasse em publicá-lo, pois isto seria muito útil no ensino de nossas crianças e mesmo da população com menor acesso ao conhecimento tecnológico. Eu acho que a internet é um grande instrumento para a educação popular, mas ela ainda atinge um público pequeno, apesar de ter um alcance muito maior em termos geográficos. Eu já recebi pedidos até de um professor de Angola, na África. As cartilhas impressas acabam tendo mais penetração popular, principalmente quando são distribuídas gratuitamente”, afirma o geólogo.

O Guia Para Educação Básica Sobre a Proteção das Águas Subterrâneas faz parte de uma parceria entre o Programa Hidrológico Internacional da Unesco (Phi), o Grupo de Hidrologia Subterrânea (Ghs), o Instituto de Mecânica dos Fluídos e Engenharia Ambiental (Imfia), a Universidad De La Republica do Uruguai e a Universidad Nacional de LaPampa, da Argentina. A equipe de trabalho é formada por Jorge de los Santos (Universidad de la República), Carlos Juan Schulz (Universidad Nacional de La Pampa) e Carlos Fernández Jauregui (Unesco-PHI). Informações pelos mails zimbres@superig.com.br e uhcfj@.unesco.org.uy.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados