“Parabéns pelo excelente trabalho com o jornal”.
Arnaldo Correia Ribeiro - arnaldo@hidrocon.com

“Informamos que os telefones da Hydrolog, em Londrina foram alterados: (43) 3323-2288 e 3323-2288”.
Jean-Pierre Di Schino - hydrolog@hydrolog.com.br

 
 

Novos Sócios

Água Limpa Poços Artesianos Ltda, André Luiz Soler de Oliveira, Antonio Marcos Santos Raimundo, Chang Hung Kiang, Evertools Comércio e Construção Ltda, Granito - Construções e Sondagens Ltda, Hidrogil Poços Artesianos Ltda, Ivo Huber, José George dos Santos Silva, Luiz Henrique Guimarães Batista, Manoel Pedro Souza de Oliveira, Savio Tacio Oliveira Fernandes, Ubiratan Ferrucio Faccini, Wayner Américo de Freitas

 

Ata da Reunião do Conselho Deliberativo da ABAS (19/08/2002)

     Aos dezenove dias do mês de agosto de dois mil e dois realizou-se nas dependências do Sinduscon, em São Paulo, nova reunião do Conselho Deliberativo da ABAS que contou com as seguintes presenças: Maria de Fátima Gouvêa, Leila N. M Velasquez, Ernani Rosa Filho, Carlos Eduardo Vieira, João Carlos Simanke de Souza, Humberto Albuquerque, Álvaro Magalhães Júnior, Lauro Zanatta, João B. Coitinho, Maurício Barros, Cláudio Oliveira, Apolo Oliva Neto, José Roberto Ribeiro, Joel Felipe Soares, Uriel Duarte e Fernando Cordeiro. A reunião foi iniciada pela leitura e aprovação da ata da reunião anterior. Logo a seguir iniciou-se uma discussão sobre o tema levantado por Souza que visa a apresentar uma posição da ABAS à Câmara Técnica de Águas Subterrâneas sobre a titularidade dos aqüíferos.

     Ficou decidido então que Souza preparará um documento a ser encaminhado aos núcleos para discussão entre seus membros para que, ao final de 45 dias, a ABAS tenha uma posição a levar para a Câmara. A matéria será também inserida no jornal e na homepage da ABAS. Fátima faz um relato sobre os procedimentos adotados para a reforma dos estatutos durante a AGE a se realizar durante o congresso em Florianópolis, reafirmando que durante a Assembléia será apresentado um quadro das alternativas sugeridas para que se proceda à votação das propostas recebidas. O prazo para inclusão de novas propostas e/ou sugestões findou no dia 15 último. Sobre o credenciamento Cláudio apresenta a proposta preparada pela Comissão encarregada de estudar o assunto. Humberto sugere e é aprovada a retirada dos limites inferiores da tabela de classificação das empresas do texto. Proposta aprovada. José Roberto propõe reestudo do valor do credenciamento das pequenas empresas.

     Foi aprovada uma redução do valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos) para R$ 1.000,00 (mil reais) mantidos os demais valores a serem pagos a título de remuneração dos auditores e da ABAS. Nas demais categorias não houve alterações de valores. Foi aprovada a inserção de um item “h” dentro dos requisitos para qualificação, a saber: Atendimento as normas legais vigentes. Foi aprovada também a inclusão de um item que especifique que os valores estabelecidos para o credenciamento serão reajustados sempre que houver reajuste de anuidades e na mesma proporção. Humberto relata as atividades do núcleo Rio de Janeiro, destacando as providências tomadas para a realização do Encontro de Perfuradores no ano de 2003 que será na cidade de Petrópolis-RJ.Comunica também a continuidade de suas palestras junto ao CREA, a formação de uma comissão eleitoral para o encaminhamento da eleição da nova diretoria do núcleo. Coitinho comunica aos presentes que seu núcleo além de estar integralmente dedicado a organização do Congresso vem realizando trabalhos junto a FATMA na elaboração de normas de licenciamento para a construção de poços. Maurício destaca a realização de evento comemorativo ao dia do geólogo.

     Cláudio relata os problemas no Rio Grande do Sul com a tentativa do governo de criar um monopólio de mercado de abastecimento de águas no Estado e a firme atuação do núcleo da ABAS na defesa dos interesses do setor. Destaca também a promoção de dois cursos na UNISINOS sobre “Sistemas de Informação” e sobre “Ensaios de Bombeamento”. Leila comunica o sucesso do evento de mineração e a falta de apoio financeiro para o evento de águas minerais, que teve que ser adiado à espera de um apoio da ANA e do PROÁGUA. Comunica, também, que está programando a realização, em conjunto com o núcleo da Bahia e com o núcleo mineiro da SBG, de um evento sobre o aqüífero Bambuí. Fátima sugere que tal lançamento seja feito ainda neste ano, como primeira alternativa de evento itinerante da ABAS Nacional.

     Dornelles comunica a realização de várias reuniões com a SUDERHSA sobre fiscalização de poços e a disposição do CREA em apoiar a ABAS Paraná. Zanata faz um breve relato sobre os trabalhos de organização do congresso. Leila solicita isenção de sua taxa de inscrição no congresso e o conselho sugere que ela encaminhe sua solicitação à comissão organizadora do evento. Fátima sugere a isenção da taxa de inscrição também para Antonieta que, como Leila, é diretora da ABAS-MG e autora de trabalho. Zanatta orienta no sentido de incluir o nome de Antonieta no ofício a ser elaborado por Leila. Ernani comunica a finalização da impressão da Revista da ABAS e a necessidade de que se dê uma continuidade a sua edição para que ela possa vir a ter um valor maior na classificação da CAPES. Para substituir o membro da Comissão eleitoral, que fazia parte juntamente com o geólogo Giampá, foi sugerido e acatado o nome de Leila Menegasse, de Minas Gerais; os fiscais de cada chapa, serão definidos em Florianópolis, por ocasião da eleição para a nova diretoria e conselho da ABAS.

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados