Projeto

Clube da Água, uma lição de cidadania

Alunos de uma escola em Itajaí, Santa Catarina, assumem o compromisso com a preservação dos recursos hídricos e são os multiplicadores ambientais do estado.

O Clube da Água é um projeto desenvolvido em todas as escolas municipais de Itajaí, no Estado de Santa Catarina. O projeto é patrocinado pela prefeitura municipal e tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes quanto a proteção do meio ambiente e a gestão dos recursos hídricos. Os membros são escolhidos através de uma eleição escolar e as atividades são desenvolvidas junto ao ambiente escolar e toda a comunidade. Uma comitiva formada por 15 membros do Clube da Água da Escola Gaspar da Costa Moraes, devidamente acompanhada de uma orientadora e três professoras, visitou o parque de exposições do XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Surpresos com a movimentação e diante de produtos, palestras e tecnologias, os membros do Clube da Água deram lição de cidadania e preocupação com os recursos hídricos. “Viemos aqui dar a nossa colaboração e estamos cumprindo o nosso papel que é de conscientizar as gerações”, disse com propriedade o presidente do Clube da Água, Marcelo da Silva Nunes, de 14 anos.

O grupo apresentou um informativo on line, desenvolvido para informação dos alunos da escola Gaspar da Costa Moraes sobre as atividades executadas pelo Clube da Água na comunidade e região. O informativo é totalmente interativo, traz uma pesquisa eleitoral sobre os presidenciáveis e uma espécie de jogo do milhão que tem como objetivo interagir com os alunos. “Todos os membros colaboraram enviando matérias e sugestões. O material também traz notícia sobre a nossa participação na semana do meio ambiente em Itajaí, além de algumas reportagens referentes ao meio ambiente, cumprindo nosso objetivo que é de cosncientizar a preservação não só dos recursos hídricos, mas do meio ambiente como um todo”, reforçou Marcelo.

ABAS Infantil – O Clube da Água também colabora com o ABAS Infantil, um projeto que reúne informações, dicas e curiosidades dentro do portal da ABAS através do endereço www.abas.org.br. Trabalhar a questão infantil é um projeto da educadora Heloísa Leal Gonçalves, responsável pelas atividades interativas dos portais da ABAS e da Perfuradores.com. “Nós pensamos num conteúdo que fosse culturalmente importante na formação das crianças porque hoje em dia, é muito fácil ter acesso na internet a informações que de repente possam comprometer a formação dessas novas gerações. Como tenho essa questão muito vida, passamos a desenvolver esse projeto de consciência hídrica infantil e conhecemos o pessoal do Clube da Água, que vem desenvolvendo um trabalho bastante interessante com análises das águas em uma determinada região do estado de Santa Catarina”, destacou a orientadora.

A parceria entre ABAS Infantil e Clube da Água é promissora, com troca de informações, desenvolvimento de projetos e alimentação das notícias no site da ABAS. São reuniões semanais nas escolas, monitoramento e coleta das águas, lançamento das análises nas planilhas em excel e divulgação do conteúdo. “O Clube da Água são os multiplicadores da questão ambiental e da preservação com outras crianças, com a escola e a comunidade, enfim, é uma atividade de cidadania. Esse é um trabalho que precisa de bastante apoio do empresariado e vai ser enriquecido a medida que as pessoas forem conhecendo o trabalho e apoiando essa nobre causa”, diz orgulhosa do trabalho, a educadora Heloísa.

Olho: Marcelo da Silva Nunes, 14 anos: “Viemos aqui dar a nossa colaboração e estamos cumprindo o nosso papel que é de conscientizar as gerações”

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados