Feira

Novidades e tecnologia de ponta revolucionam o mercado de
captação de água subterrânea


Feira de produtos e serviços para a perfuração e captação de águas subterrâneas reúne 122 estandes e recebe número recorde de visitantes!

Olhares atentos e curiosos às novidades em tecnologia e as tendências que ditam regra no mercado de águas subterrâneas em todo o mundo. A Feira de Produtos e Serviços para a perfuração e captação de águas subterrâneas foi um dos principais destaques do XII Congresso da ABAS, realizado no Centro de Convenções de Florianópolis. Associados, visitantes, perfuradores e população em geral tiveram acesso às demonstrações, produtos, estudos e serviços desenvolvidos em todas as regiões do Brasil. Ao todo, foram 122 estandes que reuniram lançamentos e novidades referentes ao setor, além de contar com a participação de empresas e entidades públicas e privadas de vários estados brasileiros.

As ações de marketing tomaram conta do pavilhão de exposição: estande com chafariz, boneco distribuindo copos d’água, golfe com temática dos recursos hídricos, palestras, atendimento vip com bebidas e petiscos, distribuição de brindes e até exposição de uma perfuratriz com uma sonda de 10 metros de altura e valor estimado em R$ 250 mil. Do lado de fora do pavilhão, outra inovação, exposição de um modelo de bomba com funcionamento através da energia solar. “A bomba Grundfos SQFlex utiliza energia alternativa para o seu funcionamento. Lançada no mês de maio no país, a bomba se tornou um importante equipamento para as áreas rurais do Nordeste que não tem acesso à rede elétrica. O sistema funciona com energia do sol e a novidade desse equipamento é a flexibilidade do motor”, destacou Gerts Borrits, gerente de marketing da Grundfos do Brasil.

A feira também destacou o Pavilhão de Pesquisa e Desenvolvimento, que reuniu estandes da ANA - Agência Nacional de Águas, Ministério de Minas e Energia, Governo do Estado, CPRM, entidades como o CREA/SC e Universidades. O ABAS INFORMA acompanhou todas as novidades e traz a seguir os principais lançamentos, expectativas e reivindicações dos expositores da Feira de Produtos e Serviços do XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas:

Valdir de Santo – Bombas Leão
“Os eventos realizados pela ABAS sempre trazem grande retorno. Como patrocinadora do evento, a Bombas Leão lançou durante o congresso, alguns equipamentos de alta vazão. São bombas para grandes vazões, bombeadores totalmente em aço inox e os melhores rendimentos, tudo isso para atender a maior faixa de aplicação possível nos nossos segmentos de poços artesianos”.

José Maria Machado – Bombas Leão
“É uma oportunidade anualmente de estar em contato com os clientes verificando os lançamentos de acordo com as necessidades do mercado. Em relação aos produtos novos, estamos aptos a atender o Brasil e o Mercosul com essa linha de alta vazão e pretendemos até o final desse ano fechar todo o equipamento até 400 mil l/h, trazendo maior conforto aos nossos clientes”.

André L. Fauth - Amanco

“O Congresso oportunizou momentos ímpares na discussão e mobilização para uma melhor gestão das águas subterrâneas. A Amanco é uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável, social e ambientalmente responsável, cujo compromisso é a construção de um mundo melhor. Aproveitamos a ocasião para expor a linha Geomecânico® e Tubosistemas®, com produtos que demonstram o pioneirismo e a liderança no mercado brasileiro em poços profundos e infra-estrutura. São produtos que apresentam soluções para adução, distribuição de água e coleta de esgoto, e para obras de captação e monitoramento de águas subterrâneas. Diante disto, é de fundamental importância não só nossa participação, mas um orgulho colaborar com a ABAS, participando ativamente para o fortalecimento do nosso setor”.

Nelson Reginato do Canto Jr. – Ebara

“Como uma peça fundametal no segmento de águas subterrâneas, a Ebara vislumbrou excelentes oportunidades de negócios e boas oportunidades de parcerias através do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Dentro de um processo de melhoria contínua em que nos vemos engajados, a Ebara apresentou alguns lançamentos, como a linha BBS, que é uma linha nacionalizada. A BBS é um segmento de bombas que atende poços de 4” com uma mistura de aço inox e polímero especial que visa atender a relação custo benefício de poços de pequeno valor, porém com capacidade de vazão na faixa de 7 m3 por hora. Pretendemos agora, lançar outros produtos no início do próximo ano, tendo nesse processo sempre como foco principal, a satisfação e a necessidade do cliente”.

David Lacey – Robertson Geologging

“Foi um evento muito produtivo, conhecemos muitas pessoas e abrimos excelentes oportunidades de mostrar e divulgar nossos produtos no mercado brasileiro. A Drill Center é a nossa representante no Brasil e oferece uma variedade em produtos e equipamentos de perfilagem”.

Eduardo Rodriguez – Chicago Pneumatic

“A Chicago fornece equipamentos para ajudar na perfuração de poços tubulares, então esse relacionamento com o mercado de águas subterrâneas através desses eventos é muito importante. Nossos equipamentos são produzidos no Brasil, oferecendo o mais moderno motor do país fabricado pela Scania. O equipamento é moderno e permite uma economia em óleo diesel, além de facilidade de atendimento em todo o território brasileiro”.

Francisco de Assis Dantas – EBM

“Somos produtores de bentonitas que são utilizadas exatamente na perfuração de poços tubulares, então pra gente esse evento é muito importante para a troca de informações com os profissionais da área, exatamente para fazer a divulgação dos nossos produtos e também alguns esclarecimentos. Eu achei esse congresso valioso para o projeto de desenvolvimento da nossa empresa”.

André Rabelo – Fugro Airborne Brasil

“A participação da Fugro foi muito positiva, porque apresentamos uma proposta de trabalho muito interessante, que é o fornecimento de informações geofísicas para locação de furos de sondagens. Nossa intenção é restringir os furos e conseguir locar com maior eficácia. Já realizamos um trabalho muito interessante em Juá, no Ceará, financiado pela CPRM e pelo Canadá, onde sobrevoamos com nossas equipes (um helicóptero pelo método eletromagnético) e determinamos numa área grande próxima a Juá, locais com estruturas favoráveis para o acúmulo de água. Esse projeto ainda está em andamento mas futuramente serão locados os furos nessas estruturas que vão fornecer água para as comunidades carentes daquela região”.

Amarildo Luis de Jesus – Polícia Ambiental

“Viemos de Lages (SC) para expor os materiais utilizados no nosso trabalho de proteção ambiental. Esse trabalho é desenvolvido há cinco anos e nossa intenção foi mostrar esse projeto para todo o Brasil através do congresso da ABAS. Também trouxemos os protetores ambientais mirins formados por 15 meninos e 15 meninas que recebem instruções, palestras, estudos, viagens e trabalhos práticos. Só temos a agradecer a excelente recepção e a oportunidade dada pela Associação de Água Subterrânea”.

Lauro Tormen – Leão Poços

“Ficamos surpresos com a movimentação da Feira de Produtos e Serviços. Trouxemos uma proposta nova, num segmento diferente e com o objetivo diferente: uma máquina desenvolvida e projetada especialmente para o segmento de mini-poços, mas que podem atingir grandes profundidades. O equipamento foi batizado de LP 250 em homenagem à sua profundidade de perfuração. A máquina é autopropelida e consegue perfurar debaixo de uma garagem, atrás de um prédio, atrás de uma casa e assim por diante”.

Javier Rimena – Grundfos Brasil

“Sem dúvida a Grundfos será participante durante muitos anos nos eventos da ABAS. Aproveitamos o evento para apresentar todos os tipos de bombas submersas, bombas de 3”até bombas de aço inoxidável de 12”. Também trouxemos uma inovação tecnológica, a bomba SQFlex que trabalha com energia alternativas, energia solar, geradores de vento e também com baterias. Esse é o produto novo que estamos lançando para o mercado de bombas submersas. Grundfos é um produto tecnologicamente de ponta e o desenvolvimento tecnologico sempre tem que estar acompanhado da qualidade, porque são duas coisas que não podem se separar. A caracterítica mais importante da Grundfos para os seus clientes é a eficiência do produto”.

João Ricardo Marchiori – Perfuradores.com

“O site da perfuradores foi desenvolvido em agosto de 2000 e nossa participação foi muito bem sucedida, com atualizações instantâneas nos telões e no nosso site www.perfuradores.com. O evento proporcionou o desenvolvimento de vários negócios, com muitos universitários e empresários buscando informações sobre a perfuradores, como funciona e como podem fazer para ajudar na divulgação. Foi uma participação muito produtiva”.

Anna Luiza C.Vilhena – Golder Associates

“Nosso principal objetivo foi mostrar o serviço de consultoria na área de meio ambiente, recursos hídricos e mineração. A Golder Associates é uma empresa de consultoria canadense e está espalhada no mundo com escritórios em vários países. No Brasil, estamos instalados em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, além de escritórios no Peru, Bolívia e Chile. Temos vários projetos de mineração em meio ambiente, licenciamento ambiental EIA-RIMA, recursos hídricos e as pessoas se mostraram bastante interessadas”.

Crhistopher L. Catania

“Este congresso foi bem melhor que os anteriores! É a sétima vez que eu venho para o evento da ABAS, essa é uma oportunidade única de conhecer as pessoas envolvidas na área e os contatos são extremamente interessantes. Já estamos nos preparando para a participação no próximo evento da ABAS, que acontece no Rio de Janeiro em 2003. Desenvolvemos uma boa relação com os consumidores e os fornecedores e estamos satisfeitos com a parceria com a Drill Center, que há sete anos tem ampliado com determinação e trabalho nossos negócios no Brasil”.

José Lázaro Gomes – Prominas

“Nosso estande teve um grande número de visitas com a presença de perfuradores e amigos do Brasil todo. A Prominas apresentou equipamentos como a sonda R1HP que perfura até 500 metros com baixo investimento e a R3H que é uma sonda de perfuração até 1.000 metros, excelente para trabalhar na bacia do Paraná, perfurando o basalto em grande diâmetro e atingindo a formação Guarani para poços de grandes vazões. Deixamos as máquinas expostas para que os cliente pudessem conhecer melhor nossos equipamentos.”

Álvaro Magalhães Júnior – System Mud

“A System está no seu terceiro ano de vida e a gente vem aproveitando os eventos da ABAS para levar ao público toda a nossa linha de produtos. Apresentamos nosso último lançamento, o Con-Bact, um bactericida para desinfecção de ferro-bactérias, ou seja, bactérias que são resistentes ao cloro. A aceitação foi boa, porque é um produto muito bom quando se comparado a outros produtos de desinfecção de cloro e hipoclorito. E melhor, o custo do Con-Bact é reduzido, além de segurança na aplicação”.

Antonio Pinheiro – Tigre S.A.

“Esse é o terceiro ano que a Tigre participa do congresso da ABAS e inovamos com uma participação conjunta com outras empresas do setor – Sidrasul, Prominas e System Mud. A gente entende que o consumidor final procura uma solução que é o poço, então buscamos reunir um conjunto de soluções em poço, abastecimento de água para indústria, agricultura ou abastecimento público. A Tigre vem com força total com o seu mix de produto na linha de geo”

Carlos Borelli – Sidrasul

“Esse evento trouxe um retorno esperado pela empresa. A título de novidade nós apresentamos bactericida para poços de água subterrânea, o Com-Bact, um produto que acabou superando todas as expectativas. Parabenizo a ABAS pela organização, principalmente o Núcleo Santa Catarina, que fez um trabalho muito bom. Esse é um momento propício para discussão da exploração e a situação das águas subterrâneas no Brasil”.

Reno Peixoto Batista – Hidrosistemas

“Participamos do congresso para a manutenção do nosso nome e os participantes já conhecem bem a Hidrosistemas. Nossos produtos são bem aceitos e trabalhamos com ferramentas e produtos químicos para poços, além de equipamentos de bombeamento, tudo isso porque acreditamos no sucesso do mercado”.

Carlos Dorneles – Hidropel

“A Hidropel veio com o intuito de receber os colegas e os demais participantes dos outros estados. Como somos uma empresa do Paraná, um dos estados patrocinadres do evento, sentimos na obrigação de ter um espaço para receber os participantes. O evento não trouxe diretamente o nosso público alvo, mas contamos com a presença de diversos colegas”.

Fernando Pons da Silva – Juper

“A novidade é o lacre pra poços, que evita o ingresso de materiais ou animais pra dentro do poços, fazendo uma desinfecção do mesmo. Quanto ao congresso, nossa participação foi satisfatória e sob esse aspecto, a feira foi bastante produtiva. Esse equipamento é colocado sobre o tubo de revestimento, vedando o tubo. O funcionamento é simples, com muita qualidade e eficiência”.

Mauro Banderalli – AG Solve

“A grande sensação foi o produto LevelLog, que apesar de ter sido apresentado em outras ocasiões, obteve uma excelente procura junto aos visitantes do congresso da ABAS. O LevelLog é um instrumento de baixo custo, onde o usuário pode fazer a medição de nível e temperatura dentro do poço em dimensões extremamente reduzidas e com custo bastante baixo”.

Adilson Pereira – CASAN

“Procuramos divulgar nessa feira a imagem da CASAN e também a principal obra desse governo, que é a barragem São Bento. Apresentamos maquetes, folders e banners divulgando essa nova obra que está prevista para ser entregue no final de outubro. Também trouxemos nosso boneco, o Clorinho, para distribuição de copos d’água junto aos participantes. A barragem é uma obra única para Santa Catarina e a Casan está investindo em torno de R$ 5 milhões, um valor bastante expressivo para obras de saneamento estaduais”.

Aurélio Gomes – Cobrasper

“A participação da Cobrasper funcionou como uma espécie propaganda dos nossos produtos. Nossa empresa é relativamente nova e apresentou um crescimento muito grande nos últimos anos em razão da garantia da qualidade dos nossos produtos e da assistência personalizada. Estamos conquistando cada vez mais espaço no mercado de equipamentos de perfuração de poços”.

Rogério Pons da Silva – Sidermetal

“A Sidermetal é a única empresa brasileira fabricante de equipamentos de perfuração na área de ferramentas de bits, tanto pra martelos de fundo para percussão mecânica. Acredito que não existe indústria forte de perfuração de poços sem que haja um respaldo técnico da indústria de fabricação de equipamentos. É de suma importância que os perfuradores levem em conta a origem dos produtos comprados, portanto, a indústria brasileira deve suprir o mercado brasileiro. A dependência do mercado externo nos leva fatalmente a uma dependência e uma interface nos custos de perfuração muito grande, ou seja, qualquer variação que haja na moeda americana há uma interferência direta nos custos de perfuração e isso é inadimissível”.

Frederico Cláudio Peixinho – CPRM

“A CPRM participou primeiro no aspecto técnico científico, como atuamos em todo o território nacional, nossas equipes de hidrogeologia desenvolveram e prepararam um total de 15 trabalhos técnicos científicos apresentados no congresso. Além disso divulgamos as atividades mais amplas do Serviço Geológico como o levantamento de dados básicos nos estudos hidrológicos e bacias hidrogeológicas do Brasil. Nós temos um trabalho importante no Nordeste, concluído no mês de julho, que busca o cadastramento de poços ou infra-estrutura hídrica do estado de Sergipe. O cadastramento está inserido dentro de um programa mais amplo que é o Programa de Águas Subterrâneas para a Região Nordeste”.

Fernando Gonçalves Pereira – Resmat Parsh

“Apresentamos uma linha completa de mangueiras e tubulação flexível para poços artesianos. Nossos produtos ainda são um conceito novo no Brasil e essa tubulação flexível tem vantagens de vida útil em torno de 20 anos, substituindo a tubulação de aço do poço tubular”.

José Paulo Godoi Neto – MaxiÁgua

“O nosso objetivo foi expor o No Hust, um agente para desiscrustração química. Sinto que o pessoal tem necessidade de informação e as empresas estão buscando realmente soluções eficientes que tragam uma recuperação dos valores investidos. Acredito que a tendência futura é buscar sempre a recuperação de vazão, uma reabilitação de vazão, preservando o poço que já existe. Lembrem-se, cada metro cúbico de água recuperada é uma agressão menor ao meio ambiente”.

David Paré Filho- Corr Plastic

“A Corr Plastic participa de quase todos os encontros de perfuradores e congressos da ABAS, já é uma tradição! É uma forma de divulgar a empresa, desenvolvendo novos clientes e abrir novos mercados”.

Marcio Ribeiro – DAEE

“O DAEE é o gestor dos recursos hídricos tanto superficiais quanto subterrâneos do estado de São Paulo. A autarquia completou 50 anos em 2001 e tem uma atuação marcante na gestão de água subterrânea. Nós estamos atuando de modo descentralizado através de oito bacias, administrativas e 22 unidades de gerenciamento de recursos hídricos do estado de São Paulo. E o evento é uma oportunidade de você aprimorar a técnica da gestão porque a água é um recurso natural que é finito e precisamos adiministrar com cuidado para que as gerações futuras possam ter direito ao uso assegurado”.

'Sérgio Benincá – Kyocera Solar

“A Kyocera é fabricante de bombas para uso de energia solar. Os módulos solares são fabricados desde o início desse ano, quando também passamos a produzir bombas e motores de corrente contínua pra utilização da energia solar. Nosso público alvo se mostrou bastante interessado com o novo produto”.

Anderson Carlos de Andrade – Sandivick

“A Sandvick trouxe o martelo Michian 6, uma inovação que está no mercado brasileiro há dois anos e que nos últimos meses sofreu um grande crescimento na procura dessa linha de produtos. O Michian 6 fura muito mais rápido, é mais leve, mais curto e muito mais fácil de manusear”.

Vladimir Pereira da Silva – Vlaper

“A linha de produtos da Vlaper não sofreu grandes mudanças, mas o importante foi participar do congresso e apresentar nossos equipamentos para a região sul. Nossa linha de tubos para revestimento de poços é formada por tubos de 4” a 8”, além de uma linha completa de filtros. Essa primeira participação na região sul mostrou-se bastante gratificante com a perspectiva de novos clientes”.

José Ricardo Carreta – Perenne

“A Perenne é uma empresa que está no chamado pós-poço e oferece a osmose reversa que é o princípio da separação. Nesse contexto, a Perenne esteve no congresso, para divulgação do produto mediante a existência do flúor em poços perfurados no Aqüífero Guarani. Essas águas com um alto teor de flúor, impossibilita o consumo por parte da população. E o nosso processo de osmose reversa é fundamental na resolução desse problema”.

Carlos Honorato de Lima – Caimex

“A Caimex trouxe ferramentas de perfuração de poços que são tradicionais no mercado de perfuração. São martelos de fundo com diâmetros de 3” a 32”, bits, trépanos de botões, entre outros. Nossa participação foi razoável, achei o evento meio fraco e recebemos poucas visitas”.

Osvaldo Conegundes – Druck Brasil

“Participamos das feiras da ABAS há muitos anos e apresentamos juntamente com alguns parceiros, trabalhos desenvolvidos na Bacia do Rio Piracicaba e na região de Bauru. Trouxemos sensores de níveis com uma tecnologia nova voltada para uma proteção das descargas atmosféricas. O sensor trabalha medindo o nível via coluna hidroestática e é um sensor que não apresenta qualquer problema para a medição em águas barrentas, proporcionando uma medição com exatidão. O equipamento pode ser aplicado em qualquer meio líquido”.

Bruno Santoni – Sonda Drill

“A Sonda Drill mostrou martelos de pequenos diâmetros que o mercado não tem, tentando atender a solicitação dos mini-poços, principalmente na região sul, onde se perfura muito ainda utilizando coroa diamantada, que requer martelos pequenos. A nossa linha continua diversificada com enfoque na parte de martelos e bits em vários diâmetros e formatos. É um produto voltado ao pequeno perfurador. Foi uma exposição institucional para proporcionar um maior contato com o cliente”.

Dieter Wartchow – presidente da Corsan

“A Corsan se tranformou em referência ambiental no país e no mundo. Retornamos recentemente de uma viagem à Escandinávia onde apresentamos um modelo de gestão que está sendo praticado no estado do Rio Grande do Sul, procurando integrar vários parceiros como prefeituras, câmaras de vereadores, setores da sociedade, usuários e população em geral na tomada de decisão, onde fazer e como fazer saneamento. Esses congressos são fundamentais porque são eventos integradores e a grande virtude de um evento como esse é o somatório, o trabalho de equipe, a troca de experiência...”

Alberto Carlos Kaminsk – Geo Artesiano

“O público ficou bem curioso, recebemos visitas de Belém, Rio Grande do Sul e outros estados. A Geo Artesiano é uma empresa de distribuição de equipamentos tradicionais no mercado de perfuração e oferecemos uma nova proposta comercial de fornecimento de kits de monitoramento, onde a pessoa que está executando alguma obra não precisa se preocupar em adquirir peças de dez fornecedores diferentes. A encomenda pode ser executada através Geo Artesiano e para o cliente, é o fim da correria e da dor de cabeça”.

Carlos Trimer – Johnson Screens

“Tivemos um excelente contato com nossos clientes e a Johnson trouxe um curso com a participação de três profissionais dos Estados Unidos pra mostrar novidades sobre perfuração de poços, contaminantes e manutenção. A Johnson é uma empresa que fabrica filtros espiralados para poços artesianos em todos os diâmetros e também produtos químicos para reabilitação, perfuração e manutenção de poços”.

Martin Benitez Ramires – Anauger

“Demonstramos no congresso uma parceria entre a Anauger e a Sta-Rite, uma das maiores fabricantes de bombas dos Estados Unidos. Estamos lançando as bombas submersas de 4”, além da linha de filtros para água e bombas de drenagem de grande capacidade. Para o mercado brasileiro, o segmento de bombas de 4” é um avanço tecnológico muito importante porque os nossos equipamentos são os únicos capazes de suportar grande quantidade de grãos de areia que qualquer outra concorrente. O mercado de águas subterrâneas é o mercado do futuro e está em franco desenvolvimento”.

Luis Carlos Fagundes Lemos – Somar

“Eu acredito que os resultados serão a curto e médio prazo muito bons. A Somar é hoje, a quinta empresa de bombas submersas no mercado. Ela tem essa posição em termos de vendas e olha que só estamos há três anos neste mercado bastante disputado. Crescendo aos poucos, estamos lançando uma linha nova de motores submersos, com novos designers vindo de encontro com as necessidades de mercado. A linha Acqua Fácil apresentada na feira, foi totalmente reestruturada e acreditamos no desenvolvimento do mercado”.

Michel Kohnke – Waterloo do Brasil

“Apresentamos nossos produtos e serviços e colocamos à siposição dos visitantes dois profissionais para orientação e apresentação de trabalhos. Trouxemos um novo produto, o Vision Poços que é um sistema de informações geográficas no qual pode-se gerenciar os dados dos poços e integrá-los a modelos matemáticos para fazer estudos de gerenciamento de recursos hidrícos, além do cadastro e versatilização da outorga de instalação de poços. O diferencial foi que as pessoas puderam visualizar uma demonstração no computador do sistema”.

Marcio Bartasevicius - Orion

“A Orion é basicamente uma empresa prestadora de serviços, com condições e tecnologia para enfrentar os mais variados graus de dificuldades presentes na perfuração de poços tubulares profundos. A Orion mostrou em seu estande as áreas de atuação, dando ênfase à perfuração e manutenção de poços tubulares profundos para abastecimento público e privado, o rebaixamento de lençol freático nas regiões de minério de ferro e sua atuação em petróleo na perfuração, completação e serviços de workover para a Petrobrás e outras empresas”.

Hélvio Deponi – Geocon

“A nossa empresa é voltada para a consultoria de águas minerais e vimos na feira, a oportunidade de expandir nossos trabalhos para todo o Brasil. Como a água mineral tem sido a grande vedete dos últimos anos, a Geocon viu essa necessidade de usar esse espaço para divulgar o trabalho de consultoria em cima da água mineral”.

José Maurício Reis – Dancor

“Nesse congresso fizemos o lançamento de um produto 100% nacional, o motor submerso das bombas de 4”, com todos os itens de indústrias nacionais e totalmente em aço inox. Esse produto vai dar uma garantia maior para o consumidor final, com assitência técnica bem mais tranqüila”.

Deisy Schulz Xavier – TecGeo

“A Tec Geo participou da feira com o intuito de fazer uma troca de experiência e divulgação da tecnologia e sondagem geofísica. Nossa proposta da prospecção de água subterrânea através da geofísica é a otimização e aproveitamento do subsolo. Com esse estudo, é possível determinar qual o potencial de uma área para a captação de água diminuindo os riscos, os custos e principalmente, protegendo a natureza de poços que podem ser improdutivos”.

Moysés Macen – Sampla

“Os eventos da ABAS simbolizam a oportunidade de novos negócios, já que nossas tubulações flexíveis para poços Ryubrun, ainda estão em franca expansão. Como novidade, trouxemos uma tubulação onde é possível retirar o carretel com água cheia, sem esvaziar a coluna. Nosso produto é altamente resistente, qualidade total e bastante prático”.

Arnaldo Aranha – Atos

“A Atos participou de duas palestras em parceria com a Sabesp. Lançamos o Aquaview, voltado para a captação e gestão de poços profundos. O produto nasceu há seis anos (1995), a partir de um trabalho cooperativista com a Sabesp. O Aquaview tem dois objetivos: a preservação ambiental (principalmente os lençóis subterrâneos e os aqüíferos) e um monitoramento adequado do poço tubular profundo”.

Apolo Oliva Neto – Drill Center

“A Drill Center não poderia deixar de estar presente a este congresso pois é considerada uma tradicional empresa de fornecimento de materiais para perfuração, completação e reabilitação de poços tubulares e esta é a décima feira consecutiva que participamos como expositores. Nosso estande foi bastante visitado e o destaque ficou por conta dos equipamentos de perfilagem ótica digital e geofísica de perfurações da Robertson Geologging que estamos vendendo com exclusividade no Brasil. Os avanços tecnológicos aumentaram e os preços caíram tornando estas valiosas ferramentas muito atrativas para os perfuradores, prestadores de serviços e pesquisadores. No ano que vem tem mais!”

Francisco Silva – Lequip

“A novidade que trouxemos para esse evento foi o compressor Ingerssol Rand 1300, além do martelo que já apresentamos em Fortaleza. As alterações nos bits foram poucas e pra nós, o congresso foi sinônimo de sucesso!” .

David Mendonça Pereira – Technomine

“Lançamos na feira, o Super Dominator 400 que é um martelo de 4”, que tem um rendimento maior em alta pressão, além dos martelos para 6” Dominator 600 LV, um equipamento com maior economia em volume de ar e Mach 60 que também é um martelo de 6” para trabalhar com camisa reversível tanto por punho em michion e por injerção. O reflexo do interesse dos clientes está diretamente ligado com o mercado atual, um mercado parlisado esperando investimento ecônomico e reforma eleitoral”.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados