A Diretoria do Núcleo Minas Gerais para o biênio 2003/2004 iniciou a sua gestão buscando a participação de seus associados nas deliberações relacionadas às propostas apresentadas para atuação da nossa entidade. O planejamento das ações do Núcleo para o período, foi submetido a todos os associados, que indicaram 27 temas a serem abordados em cursos, palestras, seminários entre outros.... Estes eventos hierarquizados pelos associados e pela diretoria serão elencados em um cronograma para implementação do planejamento.

Os trabalhos para realização do seminário sobre o Grupo Bambuí, primeiro evento itinerante a ser realizado em novembro de 2003 com a ABAS Nacional e o Núcleo Bahia, foram iniciados e esperamos que no mês de abril, o primeiro folder do seminário possa ser lançado, indicando os principais termas a serem abordados e debatidos.
Quanto ao Sistema de Qualificação de Empresas nas Atividades de Hidrogeologia e Águas Subterrâneas Credenciamento e Selo de Qualidade, os associados irão indicar dois representantes do núcleo para compor o quadro de analistas do sistema. Estamos recebendo sugestões dos associados quanto às Normas ABNT Construção e Projeto de captações de águas subterrâneas. Esperamos em breve disponibilizar à ABAS todas as sugestões recebidas pelo Núcleo.

Ressaltamos também a nossa participação no evento 2º Fórum das Águas para o Desenvolvimento de Minas Gerais em comemoração ao Dia Mundial da Água que será realizado de 20 a 22 de março, em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade. O evento conta com a participação de diversas instituições, órgãos estaduais e organizações não governamentais.

O Núcleo Minas Gerais pretende ainda reeditar suas cartilhas e folders sobre as águas subterrâneas, analisando e revendo os conteúdos, formatação e a programação visual do material já existente. Estaremos recebendo sugestões e buscando patrocínios. A Diretoria mineira esteve reunida no dia 12 de fevereiro com o Secretário Adjunto Dr. Shelley Carneiro, da Secretaria de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais. Na ocasião foi apresentada a ABAS-MG e discutidas parcerias e propostas da Secretaria para o Conselho de Política Ambiental – COPAM e Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH.

Acreditamos neste caminho priorizado pela diretoria do núcleo, conhecendo as dificuldades deste processo, uma vez que a integração de todos em um projeto é uma prática lenta que requer paciência e perseverança. Nosso objetivo é o fortalecimento contínuo da ABAS com a efetiva participação de todos! .

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados