ABAS-SC realiza II SAS

Evento será realizado em Chapecó em comemoração ao dia Mundial da água

O Núcleo/SC se prepara para a realização do II SAS - Seminário de Águas Subterrâneas que será realizado no dia 21 de março, em Chapecó, data que antecede as comemorações do Dia Mundial da Água. O evento vai divulgar trabalhos de pesquisa, cases e experiências adquiridas sobre o tema água subterrânea, que aponta caminhos alternativos para a solução dos problemas, tanto no âmbito da preservação da saúde humana, em face da qualidade do insumo, quanto da necessidade de garantir às futuras gerações melhores condições de vida, aqui entendidos como um princípio norteador da proposta de desenvolvimento sustentável. “O evento busca conscientizar os usuários quanto a captação, exploração e preservação das águas subterrâneas em Santa Catarina”, diz empolgado Álvaro Magalhães Júnior, presidente da ABAS/SC.

O II SAS será realizado no Salão de Atos da UnoChapecó - Universidade Comunitária Regional de Chapecó, com início às nove horas da manhã e tendo como primeira palestra O Aqüífero Guarani, ministrada pelo professor da UFPR, Ernani Francisco da Rosa Filho. Confira os outros temas:

Apoio - O evento conta com o apoio da FATMA - Fundação do Meio Ambiente/SC, DNPM - Departamento Nacional de Pesquisas Minerais, LPH - Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas da Universidade Federal do Paraná, CPRM Regional de Porto Alegre, CASAN - Cia. Catarinense de Águas e Saneamento, CIDASC - Cia. Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, CREA-SC - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Programa Iberê Prefeitura Municipal de Chapecó - www.chapeco.sc.gov.br Assembléia Legislativa de Santa Catarina, CNPQ - Conselho Nacional de Pesquisa UNOCHAPECO e Ministério Público de Santa Catarina.

Já os patrocinadores oficiais do II SAS são: UNOCHAPECÓ, Leão Poços Artesianos, Impagross Poços Artesianos, Fortilit, Prefeitura Municipal de Chapecó, CREA/SC, Perfuradores.com Bombas Leão.
Álvaro Magalhães Júnior
Presidente do Núcleo
Santa Catarina
junior@sidrasul.com.br

Olho: “O evento busca conscientizar os usuários quanto a captação, exploração e preservação das águas subterrâneas em Santa Catarina”


Álvaro Magalhães Júnior
Presidente do Núcleo
Santa Catarina
junior@sidrasul.com.br

 

Vôlei de Praia na comemoração do Dia Mundial da Água

O Núcleo Rio Grande do Sul iniciou uma grande campanha em favor da Água Subterrânea. A primeira promoção acontece no dia 22 de março, em comemoração ao “Dia Mundial da Água”. Nessa data, o núcleo gaúcho realiza o evento denominado O Desafio das Águas, com uma atividade esportiva na cidade de Porto Alegre, onde a finalidade é comemorar esta importante data, bem como chamar a atenção dos meios de comunicação e consequentemente da sociedade em geral. “Queremos conscientizar, educar, valorizar e incentivar a preservação de todos os nossos manancias de águas, dentre eles os subterrâneos, estratégicos para o abastecimento de populações em um futuro muito próximo”, destacou Cláudio Oliveira, presidente do Núcleo-RS.
A modalidade esportiva em evidência será o Vôlei de Praia e a competição acontece nas margens do Rio Guaíba. O núcleo vai montar uma arena para 4 mil pessoas e serão contratados os principais jogadores de vôlei do Brasil. Para viabilizar financeiramente a promoção, a diretoria conta com patrocínio e apoio das seguintes empresas: Água Mineral Sarandi; Banco do Brasil; Auxiliadora Predial; IPH - Instituto de Pesquisas Hidráulicas; UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ULBRA. Mais informações sobre o evento pelo e-mail claudio@abas.org.

Cadastro de perfuradores - A Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul lançou um edital para cadastramento das empresas perfuradoras de poços no estado e solicitou que o mesmo fosse publicado no jornal ABAS informa. De acordo com o presidente no Núcleo-RS, Cláudio Oliveira, a participação e intercâmbio é muito importante para a associação. “Estamos em uma fase de transição e negociações com esta nova secretaria e estamos buscando uma maior participação da ABAS e nas ações estaduais”, explicou.

EDITAL Nº 02/2003 - O Secretário do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, José Alberto Wenzel, observando o disposto no artigo 9 o da Resolução Nº 015, de 11 de janeiro de 2001, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e no artigo 20 do Decreto Estadual N o 42.047 de 26 de dezembro de 2002, TORNA PÚBLICO a abertura de Edital para o cadastramento, junto ao DRH, de empresas que atuam na área de hidrogeologia e da construção de poços tubulares no Estado do Rio Grande do Sul.

Prazos: Os cadastros poderão ser feitos a partir de 10 de março, no Departamento de Recursos Hídricos – DRH (Rua Carlos Chagas, 55 – 11º andar, sala 1109 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3288-8144 ou pelo endereço eletrônico www.sema.rs.gov.br.

Fichas de Cadastro: As fichas de cadastro encontram-se à disposição, em meio digital, na sede do DRH ou no endereço eletrônico citados no item 2. As empresas que desejarem as fichas de cadastro em arquivo digital deverão fornecer disquete.

Cadastramento: Depois de preenchidas, as fichas de cadastro deverão ser entregues em duas vias, uma em meio impresso devidamente assinada, e outra em meio digital. A entrega poderá ser realizada pessoalmente ou via correspondência registrada no endereço constante no item 2.
Atualização de Dados: Os cadastros deverão ser atualizados anualmente, independente da ocorrência de modificações.

Impedimentos: Após a data de 10 de junho desse ano, só serão aceitas solicitações de anuência prévia para construção de poços tubulares e outorga do direito de uso de água subterrânea se a empresa executora dos serviços for cadastrada no DRH. Somente serão cadastradas as empresas habilitadas perante o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) para o exercício de serviços de planejamento, pesquisa, locação, perfuração, limpeza e manutenção de poços tubulares para captação de água subterrânea, conforme disposto na Lei Federal 5.194/1966 e na Resolução 336/89 e Decisão Normativa 059/97 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA.

Anotações no Cadastro Técnico: As informações prestadas alimentarão um banco de dados junto ao DRH.

Cláudio Oliveira
Presidente do Núcleo Sul
claudio@hidrogeo.com.br

 


Rio se prepara para o XIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços

Evento terá como tema central os Desafios Técnicos para a Gestão e o Uso Sustentável dos Aqüíferos do Sudeste do Brasil

A ABAS e seu núcleo Rio de Janeiro promovem de 23 a 26 de setembro, o XIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e o I Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste. Com o tema central, Desafios Técnicos para a Gestão e o Uso Sustentável dos Aqüíferos do Sudeste do Brasil, o encontro será realizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, com o objetivo de discutir aspectos práticos do cotidiano dos perfuradores, procurando apresentar e fornecer aos participantes, instrumentos úteis ao desenvolvimento de seu trabalho. Paralelamente ao Encontro, será realizado o I Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste, que vai discutir temas técnico-científicos ligados à água subterrânea na região.

O evento será organizado sob a forma de conferências e mesas redondas, com a participação de especialistas convidados para abordar os temas de maior interesse da comunidade, além de cursos modulados e excursões técnicas. O Simpósio contemplará a apresentação de trabalhos em sessões técnicas sobre os temas relacionados à pesquisa, proteção, preservação, gerenciamento e uso racional dos recursos hídricos subterrâneos. Um dos pontos relevantes do evento será a tradicional Feira de Produtos e Serviços ligados ao setor de água subterrânea, com a participação de empresas privadas e públicas.

Os cursos serão realizados no Palácio Quitandinha entre os dias 24 e 26 de setembro, tendo como temas Projetos de Poços Tubulares Profundos; Dimensionamento de Bombas e Fluídos de Perfuração, Desenvolvimento e Manutenção de Poços. Já as mesas redondas trarão discussões sobre as Águas Subterrâneas e a Legislação de Recursos Hídricos, Poços Tubulares e Instrumentos de Gestão e o Mercado da Água e a Gestão dos Recursos Hídricos.

Envio de Trabalhos - Os interessados deverão encaminhar seus artigos para a secretaria do evento até o dia 30 de maio. O material deve estar gravado em disquete ou CD ROM, acompanhado de três cópias impressas e do protocolo de cadastramento, que deverá ser efetuado via internet. O artigo deve ser apresentado no formato word, com até dez páginas, incluindo tabelas, gráficos e figuras, além da formatação fonte arial 10; espaçamento simples e margens de 2,0 cm.

O título deverá estar em negrito, centralizado e com a fonte em tamanho 12, seguindo-se de uma linha em branco e depois pelo nome dos autores, em negrito e com a fonte em tamanho 10 e em itálico. A identificação completa dos autores deverá ser feita através de nota de rodapé, incluindo o e-mail. O trabalho deverá se iniciar por um resumo de no máximo 200 palavras, logo após a identificação dos autores, separado do mesmo por uma linha. Após o Resumo deverá ser inserida as palavras-chave do trabalho seguidos do texto completo. Os participantes devem revisar bem seu trabalho antes de enviá-lo, pois a secretaria do evento não vai aceitar trocas e nem correções. Cada trabalho deverá corresponder a uma inscrição no encontro.

Para cadastramento de trabalhos técnicos via internet, os autores devem acessar o site www.acquacon.com.br/perfuradores/trabalhos.

Exposição comercial - O lançamento da exposição aconteceu durante o XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, em Florianópolis/SC, quando foram comercializados cerca de 50 % dos estandes. Já confirmaram presença: Amanco; Atos; Bombas Leão; Caimex; Ciclo Brocas; Cobrasper; Corr Plastik; Dancor; Diamante Export - Vlaper; Johnson Screens; Sampla e Technomine. Outras empresas também reservaram espaços: Anauger; CPRM; Ebara; Grundfos; Hidrosistemas; Kidde Resmat Parsch; Leão Poços; Prominas; Sandvik; Sidermetal; Sidrasul; Solus; Somar; Sondadrill; System Mud; Teggeo; Tigre e Waterloo. Garanta seu espaço!
Informações (11) 3104-6412.

Petrópolis, a Cidade Imperial

Cercada por montanhas, cachoeiras, riachos, muito verde da Mata Atlântica e clima ameno que os seus 809 metros de altitude lhe proporciona, assim é Petrópolis, a Cidade Imperial, que vai sediar de 24 a 26 de setembro, o XIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Situada a 65 km da cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis - significa Cidade de Pedro, oferece ao visitante e participantes de eventos muitas atrações. Uma delas é o Museu Imperial, construído por Dom Pedro II para residência de verão em sua fazenda particular do Córrego Seco, de 1845 a 1854. Ali passava suas férias. O museu guarda entre suas preciosidades a Coroa Imperial, feita em 1841 em ouro cinzelado, ornada com 640 brilhantes de Minas Gerais e 100 pérolas.

De grande importância histórica, a Casa do Barão de Mauá traz um estilo neoclássico. O imóvel foi construído por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, homem empreendedor, criador do Banco do Brasil e construtor da primeira estrada de ferro da América Latina. O visitante ainda verá de perto o Palácio de Cristal, que recebeu este ano, 70 pontos de iluminação artística de última geração, capaz de valorizar ainda mais as belezas internas do prédio, um dos monumentos históricos da cidade, inaugurado em fevereiro de 1884.

Marcada por valioso patrimônio histórico do século XIX, a Cidade Imperial alinha entre suas atrações a bela Catedral São Pedro de Alcântara, em estilo gótico, onde repousam os restos mortais de Pedro II; a Casa de Santos Dumont, o Pai da Aviação; o Palácio Quitandinha, de 1944, em estilo normando, sede dos eventos promovidos pela ABAS; o Palácio Rio Negro, de 1890, residência de inverno de vários presidentes da República, entre outros.

Com uma população de 286.348 habitantes, Petrópolis abriga em seu território com 811 km², 5 distritos (Petrópolis, Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse). A taxa de crescimento anual é de 1,51% e PIB de R$ 2,2 milhões, quase a metade de toda a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Além de sua vocação turística, Petrópolis desenvolve suas potencialidades para os setores de tecnologia de ponta, indústria têxtil e agricultura orgânica. Mas não é só. A cidade mantém uma cozinha diversificada, de variado cardápio italiano, alemão, francês, português e espanhol, resultante da cultura de seus imigrantes, além de hotéis charmosos e muitas pousadas. Mais informações: www.petrópolis.rj.gov.br. Como imortalizou o Imperador Dom Pedro II: “Parto amanhã para Petrópolis. Lá desfruto dos melhores momentos de minha vida”.

 

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados