Os Percussores

O percussor é uma ferramenta articulada composta por dois elos forjados em aço carbono ou aço liga, sendo que nas extremidades são feitas as conexões de rosca. Os percussores recebem tratamento térmico para aumentar a dureza, a tenacidade e também para o alívio das tensões produzidas durante o processo produtivo. Os percussores de aço-liga possuem um alto teor de manganês e este elemento aumenta a tenacidade do aço, conferindo uma vida útil muito superior ao aço carbono, que é pobre em manganês. São ótimos para regiões onde os percussores são muito exigidos.

A função básica do percussor de perfuração é golpear para cima com o objetivo de soltar o restante da composição de perfuração quando esta se prende durante a perfuração. Já os percussores de pescaria têm cursos maiores para oferecer maiores impactos na realização de pescarias. A folga do percussor, também chamada de curso, é o espaço livre entre os elos. Quanto maior o curso, maior será a pancada e a força aplicada para soltar a ferramenta.

Cursos de Percussores de Perfuração
(padrão 2 ¼” x 3 ¼” – 7 API)
¨ Percussor de perfuração curso 4.1/2" (114 mm) - Peso 128 Kg
¨ Percussor de perfuração curso 6" (152 mm) - Peso 132 Kg

Cursos de Percussores de Pescaria
(padrão 2 ¼” x 3 ¼” – 7 API)
¨ Percussor de pescaria curso 18" (457 mm) - Peso 152 Kg
¨ Percussor de pescaria curso 24" (609 mm) - Peso Kg
¨ Percussor de pescaria curso 36" (914 mm) - Peso 189 Kg

A vida útil do percussor depende basicamente da qualidade do material, processo de produção e do seu manuseio correto, seja durante a perfuração ou no transporte da ferramenta.

Os parâmetros de desgaste variam de uma região para outra. É importante que a empresa perfuradora tenha seus próprios parâmetros de vida útil, porém, mesmo nas piores condições, nunca deve ser inferior a 500 metros de perfuração, podendo chegar com freqüência a 1.500 metros ou mais. Os problemas mais comuns apresentados nos percussores são:

Cuidados especiais de manejo

Apesar de terem aparência bruta, todas as ferramentas são vulneráveis a impactos na horizontal, principalmente o percussor e as hastes.

Se derrubados de cima de caminhões, direto no chão ou por cima de outras ferramentas, podem ocorrer trincas internas no percussor, principalmente se estiver conectado a haste.

Durante a perfuração - O diâmetro maior do percussor é nos elos ou pernas, este diâmetro varia de acordo com o fabricante:

Mínimo do corpo: 4.3/4" (120,65 mm) / Ideal: 5.1/4" (133,36 mm) / Máximo: 5.1/2" (139,71 mm)

Percussores de diâmetro superior ao recomendado acima, tornam a perfuração em 6" (152,41 mm) extremamente perigosa, pois quanto menor a folga , maior a chance do percussor trancar lateralmente. Há operadores que imaginam ter caído uma pedra de cima e isto ter acarretado a “pega” do percussor, mas, na maioria dos casos, são os trépanos com calibre inferior a 6" e o percussor com diâmetro fora da medida padrão.

Imaginem um trépano descalibrado com diâmetro reduzido a 150mm, e um percussor com diâmetro de 146 mm. A folga lateral será de 2 mm, ou seja, é certo que irá trancar, principalmente porque o trépano e o percussor trabalham relativamente longe um do outro. Qualquer pequeno desvio ou imperfeição da perfuração aumenta o risco de trancamento (quase inevitável).

Outro problema que ocorre com alguma freqüência nos percussores é o excesso de cabo de aço durante a perfuração. Esta folga faz com que o percussor “golpeie fechando”, provocando amassamento nas partes internas.

Dica: Verifique a pressão das molas do freio do guia-cabo de perfuração. Se não estiverem segurando a composição, troque molas novas com boa pressão.

Recuperação de percussores - É possível recuperar percussores trincados na solda, ou “preencher” com soldadura. Entretanto, este é um serviço que requer conhecimento em solda e metalurgia para não ocorrer danos na estrutura da ferramenta e muitas vezes a perda total da ferramenta e do poço. O melhor é sempre recorrer a uma empresa especializada ou mesmo ao próprio fabricante da ferramenta para uma eventual manutenção no percussor.

*Todos os pesos e dimensões acima referem-se ao Padrão 2.1/4x3.1/4"-7API utilizado para perfuração de poços de 8" e 6"

Olho: A função básica do percussor de perfuração é golpear para cima com o objetivo de soltar o restante da composição de perfuração quando esta se prende durante a perfuração

Rogério Pons da Silva
sócio-gerente Sidermetal
Comentários e sugestões : rogério@sidermetal.com.br
fax (51) 470-.31.39

 

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados