Parceria entre Brasil e Alemanha

O incansável Ernani Francisco da Rosa Filho, participa de uma verdadeira maratona de eventos nesse Dia Mundial da Água. Depois de uma palestra sobre o Aqüífero Guarani, no II SAS, em Santa Catarina, ele viaja para São Paulo, onde participa de uma importante reunião ao lado de Uriel Duarte. A reunião propõe uma parceria entre o Brasil e a Alemanha. O objetivo é desenvolver projetos conjuntos entre a Universidade Federal de Brasília, a USP, a UFPR e a Universidade de Berlim.

A parceria prevê auxílio técnico e profissional para os alunos de graduação, além de intercâmbio de estudos. Dentre as propostas estão previstos estudos do Aqüífero Guarani e dos aqüíferos cársticos. Na próxima edição o ABAS informa traz mais informações sobre o resultado do encontro.

ABAS perde um dos maiores hidrogeólogos do Brasil

A ABAS perdeu no início do mês um ferrenho defensor das causas das águas subterrâneas. O associado Álvaro Amoretti Lisboa figura entre os maiores incentivadores das águas subterrâneas no Paraná. Álvaro foi o primeiro hidrogeólogo contratado para desenvolver trabalhos sistemáticos no Estado, através da antiga Administração de Recursos Hídricos, hoje, Superintendência dos Recursos Hídricos e Saneamento Aberto – Sudersha.
Fez mestrado de geologia ambiental na Universidade Federal do Paraná com enfoque nas águas subterrâneas. Durante toda sua vida se dedicou às pesquisas hidrogeológicas e perfuração de poços tubulares nas comunidades rurais. “Álvaro tinha um caráter único, o de auxiliar e ajudar todas as pessoas que se interessavam pelas águas subterrâneas. Era um homem de fibra que lutava pelo nosso segmento, sem dúvida, foi uma das maiores perdas no campo da hidrogeologia no Brasil”, lamentou o amigo Ernani Francisco da Rosa Filho, da UFPR.

 

Empresa lança nova tampa de proteção para poços

A Hidrosuprimentos está montando um show-room, para apresentação de toda a linha de produtos aos clientes. Inclusive já estão disponíveis as novas tampas de proteção para poços de monitoramento “tipo calçada”. O diferencial é que o produto é totalmente em alumínio e seu sistema de travamento é estanque, não permitindo que as águas de superfície penetrem no interior da câmara do poço, evitando contaminação induzida. O produto foi desenvolvido para aplicação em postos de gasolina e pátios de indústrias onde há constante movimentação de veículos e equipamentos.

Promoção de brocas na internet

A Ciclo Brocas recebeu recentemente um novo lote de excelentes brocas de 8 1/2" de botão. Os produtos foram adquiridos das mais conceituadas empresas de perfuração da América do Sul. As brocas já se encontram disponíveis em preços promocionais no site da empresa.

Os interessados podem consultar os produtos e valores na seguinte página virtual: www.ciclobrocas.com.br

 


Novos Sócios

Água Sul Poços Artesianos Ltda, Alexandre Messias Suszczynski, Alvaro Pizzato Quadros, André Celligoi, Angela M. Martins Marques dos Santos, Aquageo Projetos e Perfurações Ltda, Bérgson Cardoso Guimarães, Carlos José Fernandes, Conagua Poços Artesianos Ltda, Constroli Projetos e Construções Ltda, Dsg Advogados Associados S/C, Elzio da Silva Barboza, Hidrotec Perfuração e Manutenção de Poços Artesianos, Hps - Hidrogeologia Perfurações e Saneamento Ltda, José Marcus de Oliveira Godoy, Leonice de Souza Lotufo, Luciana Schneider Perfurações - Caí Perfurações, Luiz Bortolini, Marcos Alexandre de Freitas, Marisa Vianna Mesquita, Motorfer Poços Artesianos Ltda, Patrícia Pulcini R. Donaire, Poços Artesianos Água Santa Ltda, Sebastião Fanaia Teixeira Filho, Serafim Carvalho Melo, Sul Poços Artesianos Ltda, Water Drill Equipamentos para Sondagens Ltda, Wilson Menezes Coutinho

Conheça os benefícios do sócio ABAS, fale com a secretaria!
Fone: (11) 3104-6412 - e-mail: abas@vento.com.br

 

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados